Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11908
Title: Extratos vegetais no controle ao Callosobruchus maculatus (Fabr., 1775) e seus efeitos na conservação do feijão Vigna unguiculata (l. Walp.).
Other Titles: Plant extracts in the control of Callosobruchus maculatus (Fabr., 1775) and its effects on the conservation of beans Vigna unguiculata (l. Walp.).
???metadata.dc.creator???: ALMEIDA, Silvana Alves de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALMEIDA, Francisco de Assis Cardoso.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GOUVEIA, Josivanda Palmeira Gomes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MARACAJÁ, Patrício Borges.
Issue Date: 14-Jul-2003
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALMEIDA, Silvana Alves de. Extratos vegetais no controle ao Callosobruchus maculatus (Fabr., 1775) e seus efeitos na conservação do feijão Vigna unguiculata (l. Walp.). 64f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Agrícola), Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola, Centro de Tecnologias e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2003.
???metadata.dc.description.resumo???: O Callosobruchus maculatus, devido ao seu grande potencial depreciativo e considerado o principal inseto praga do feijão Vigna unguiculata. Normalmente, são utilizados produtos químicos para o controle desta praga. No entanto, o uso indiscriminado desses produtos proporcionou sérios problemas, como a resistência da praga aos inseticidas e a presença de resíduos tóxicos nos alimentos. Com base nestas considerações, o presente trabalho estudou a eficacia de extratos vegetais no controle da fase adulta e imatura (ovo) de C. maculatus e seus efeitos na qualidade de sementes de feijão V. unguiculata armazenados em dois tipos de embalagens durante 90 dias. O trabalho foi conduzido no período de janeiro/2002 a maio/2003, no Laboratório de Armazenamento e Pre- Processamento de Produtos Agrícolas (LAPPA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Foram utilizados flores, folhas, frutos e caule de oito especies vegetais, com propriedades inseticidas, secos e triturados para extração em percolador com solvente álcool etílico (70 %). O delineamento experimental utilizado foi inteiramente ao acaso com os tratamentos distribuídos em esquema fatorial, sendo os fetores quantitativos revelados pela regressão na analise de variância. De acordo com os resultados obtidos em cada experimento, tem-se que a aplicação dos extratos pelo método do "vapor" foi eficiente em matar os insetos adultos isolados em todas as doses utilizadas, e que na massa de sementes os C. maculatus foram controlados, com maior eficiência, pela forma de aplicação direta dos extratos sobre a massa de sementes que posteriormente eram homogeneizadas e armazenadas, tendo sido o extrato de Piper nigrum e o de Calopogonium caeruleum, com presença do grupo químico alcaloide, os mais eficazes no controle dessa praga, tanto na fase adulta e de ovo, quanto na conservação da qualidade fisiológica das sementes armazenadas em silos metálicos durante 90 dias de armazenamento.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11908
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Agrícola.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVANA ALVES DE ALMEIDA - DISSERTAÇÃO PPGEA 2003.pdfSilvana Alves de Almeida - Dissertação PPGEA 2003.2.8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.