Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11909
Title: As contribuições do processo de retextualização na produção textual do gênero documentário para o diário.
Other Titles: The contributions of the retextualization process in the textual production of the documentary genre for the daily.
???metadata.dc.creator???: VIEIRA, Fernanda Maine Alves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Hérica Paiva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Abdoral Inácio da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Mercia Cavalcanti da.
Keywords: Texto;Retextualização;Gêneros Textuais;Língua Portuguesa- ensino;Text;Retextualization;Textual genres;Portuguese Language - Teaching
Issue Date: 6-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: VIEIRA, Fernanda Maine Alves. As contribuições do processo de retextualização na produção textual do gênero documentário para o diário. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho ressalta a contribuição da Linguística textual ao focar o texto como instrumento essencial no ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva apresenta o processo de retextualização como um caminho a ser utilizado para a produção de textos sejam eles orais ou escritos. O objetivo da pesquisa visa abordar o processo de retextualização e como este pode auxiliar no desenvolvimento da escrita do aluno e na produção de novos textos e está fundamentado nos aportes teóricos de Costa Val (1999), Fávero e Koch (2005), Koch (2013), Antunes (2002), Marcuschi (2008, 2010a, 2010b), Penafria (1999), Melo (2002) e Hess (2006). Em se tratando da metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativa na qual foram utilizado como instrumento de pesquisa livros, artigos, monografias e teses que abordam o tema em estudo. Como resultado da pesquisa apresentamos um exemplo de retextualização da oralidade para a escrita, do gênero documentário para o gênero diário, a fim de contribuir com o ensino-aprendizagem de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II, no que concerne ao trabalho com o texto e os gêneros textuais orais e escritos.
Abstract: This paper discusses the textlinguistics contributions focusing the text as an important and essential instrument in teaching-learning. Here, we present the retextualization as a process to be used for the writing, even when the texts are oral. This research aims to discuss the process of retextualization and how it can help the writing development as well as the student's text production. The theoretical contribute is based in the authors Costa Val (1999), Fávero and Koch (2005), Koch (2013), Antunes (2002), Marcuschi (2008, 2010a, 2010b), Penafria (1999), Melo (2002) and Hess (2006). For this we realized a bibliographic research with qualitative approach, where books, papers, monographs and theses were analyzed. As a result we report an instance of orality retextualization to writing, of documentary genre to daily genre, for the purpose of contribute to the teaching-learning of 8th grade students, regarding the activities development with text and oral or written genres.
Keywords: Texto
Retextualização
Gêneros Textuais
Língua Portuguesa- ensino
Text
Retextualization
Textual genres
Portuguese Language - Teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras-Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11909
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERNANDA MAINE ALVES VIEIRA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA. 2019.pdfFernanda Maine Alves Vieira. TCC. Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa. 2019.1.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.