Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11909
Title: As contribuições do processo de retextualização na produção textual do gênero documentário para o diário.
Other Titles: The contributions of the retextualization process in the textual production of the documentary genre for the daily.
???metadata.dc.creator???: VIEIRA, Fernanda Maine Alves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Hérica Paiva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Abdoral Inácio da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Mercia Cavalcanti da.
Keywords: Texto;Retextualização;Gêneros Textuais;Língua Portuguesa- ensino;Text;Retextualization;Textual genres;Portuguese Language - Teaching
Issue Date: 6-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: VIEIRA, Fernanda Maine Alves. As contribuições do processo de retextualização na produção textual do gênero documentário para o diário. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho ressalta a contribuição da Linguística textual ao focar o texto como instrumento essencial no ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva apresenta o processo de retextualização como um caminho a ser utilizado para a produção de textos sejam eles orais ou escritos. O objetivo da pesquisa visa abordar o processo de retextualização e como este pode auxiliar no desenvolvimento da escrita do aluno e na produção de novos textos e está fundamentado nos aportes teóricos de Costa Val (1999), Fávero e Koch (2005), Koch (2013), Antunes (2002), Marcuschi (2008, 2010a, 2010b), Penafria (1999), Melo (2002) e Hess (2006). Em se tratando da metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativa na qual foram utilizado como instrumento de pesquisa livros, artigos, monografias e teses que abordam o tema em estudo. Como resultado da pesquisa apresentamos um exemplo de retextualização da oralidade para a escrita, do gênero documentário para o gênero diário, a fim de contribuir com o ensino-aprendizagem de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II, no que concerne ao trabalho com o texto e os gêneros textuais orais e escritos.
Keywords: Texto
Retextualização
Gêneros Textuais
Língua Portuguesa- ensino
Text
Retextualization
Textual genres
Portuguese Language - Teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras-Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11909
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERNANDA MAINE ALVES VIEIRA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA. 2019.pdfFernanda Maine Alves Vieira. TCC. Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa. 2019.1.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.