Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11910
Title: Uma análise das abordagens sobre o preconceito linguístico no livro de língua portuguesa do 6 º ano do ensino fundamental II.
Other Titles: An analysis of the approaches on linguistic prejudice in the Portuguese language book of the 6th year of elementary school II.
???metadata.dc.creator???: GOUVEIA, Mayara Guilherme.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Abdoral Inácio da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, José Wanderley Alves de.
Keywords: Sociolinguística;Preconceito linguístico;Livro didático;Ensino de língua portuguesa;Sociolinguistics;Linguistic prejudice;Textbook;Portuguese language teaching
Issue Date: 11-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GOUVEIA, Mayara Guilherme. Uma análise das abordagens sobre o preconceito linguístico no livro de língua portuguesa do 6 º ano do ensino fundamental II. 2019. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: A educação pode ser um meio para combater as mais variadas formas de preconceito, demonstrando que o mesmo se torna fruto de ignorância e manipulação ideológica (BAGNO, 2007). Os conhecimentos adquiridos fazem dos alunos, sujeitos pensantes, mais críticos e capazes de interagir no mundo e com as pessoas. Tais saberes são veiculados em sala de aula, em grande medida, por intermédio do livro didático, veículo que faz a mediação entre os alunos e o currículo. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar de que forma a variação linguística é abordada no livro didático de língua portuguesa do 6° ano do Ensino Fundamental II. É um tema instigante, haja vista sua dimensão no âmbito do ensino de língua portuguesa na atualidade. A escolha pelo tema deve-se ao fato desse ser um assunto que possibilita aos profissionais da educação a oportunidade de refletir acerca do ensino e a aprendizagem direcionada para a mediação de conteúdos que levem em consideração a diversidade da língua em suas mais variadas aplicações, haja vista, o contexto de atuação dos falantes. É um assunto que possui relevância social no sentido de explorar questões pertinentes a aquisição da linguagem em seu uso prático. A metodologia usada na construção desse texto foi a revisão de literatura, de natureza qualitativa, descritiva e analítica, usando a pesquisa bibliográfica como base para colher os dados em obras de autores como Bagno (2007), Tardif (2009), Freire (2007), dentre outros. A problemática que serviu de eixo condutor para esse texto foi saber como é trabalhado o preconceito linguístico no livro didático do 6° ano do Ensino Fundamental II. Em sede de conclusão ficou claro, a partir de tal estudo, que os conteúdos trazidos pelo referido compêndio enriquecem o debate sobre preconceito linguístico e leva em consideração a diversidade de línguas e multiplicidade de contextos sociais que são palcos para uso da linguagem. Há uma conscientização da variada maneira de falar em virtude da múltipla amplitude do país e consequente variante linguística para veiculação dos conteúdos da referida obra em análise, que traz diversos assuntos pertinentes à diversidade linguística.
Keywords: Sociolinguística
Preconceito linguístico
Livro didático
Ensino de língua portuguesa
Sociolinguistics
Linguistic prejudice
Textbook
Portuguese language teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras-Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11910
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAYARA GUILHERME GOUVEIA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS- LÍNGUA PORTUGUESA. 2019.pdfMayara Guilherme Gouveia. TCC. Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa. 2019.1.79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.