Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11912
Title: Da contação de história à representação: a oralidade em foco como proposta aplicável ao 9º ano.
Other Titles: From storytelling to representation: orality in focus as proposal applicable to the 9th year.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Márcia Maria do.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA, Hérica Paiva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIMA, Jaerly Dias Rolim de.
Keywords: Semiótica discursiva;Conto popular;Teatro;Retextualização;Língua portuguesa - ensino;Discursive semiotics;Folk tale;Theater;Retextualization;Portuguese language - teaching
Issue Date: 6-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, Márcia Maria do. Da contação de história à representação: a oralidade em foco como proposta aplicável ao 9º ano. 2019. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem como objetivo geral construir uma proposta de intervenção aplicável ao 9º ano do Ensino Fundamental com base em histórias contadas pelo povo transpostas para o teatro. As ações pensadas para se atingir essa meta, foram: construir o arcabouço teórico da Semiótica Discursiva, com ênfase no Percurso Gerativo da Significação; selecionar entre os contos populares já levantados, o corpus de base para a retextualização em script de teatro como forma de propor nova enunciação; elaborar uma proposta de OFICINA DE TEATRO: DOS CONTOS POPULARES À REPRESENTAÇÃO aplicável ao 9º ano do Ensino Fundamental. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, qualitativa e aplicada. O universo de pesquisa foram 06 (seis) contos lidos entre os contos já levantados e registrados, extraídos do livro “Conto popular e comunidade narrativa” de Francisco Assis de Sousa Lima (1985), e coletados no Cariri cearense. Dentre os contos lidos, selecionamos como corpus para a reescrita em Script como proposta de representação em teatro, o conto “As viagens de São Pedro à terra” enunciado por Dália Nunes de Brito. Como produto técnico, a pesquisa gerou a oficina proposta pelo terceiro objetivo específico. Como resultados desta investigação, pontuamos: a forma em prosa do conto como registro da oralidade que foi modificada para script; o conto As viagens de São Pedro à terra apresenta três sujeitos, figurativizados pelos atores: Deus, São Pedro e povo, cujo espaço geográfico da narrativa versa entre o céu e a terra, num tempo incerto que traz as marcas linguísticas verbais indicando presente e passado. A tensão da narrativa que destacamos foi: obediência versus desobediência.
Keywords: Semiótica discursiva
Conto popular
Teatro
Retextualização
Língua portuguesa - ensino
Discursive semiotics
Folk tale
Theater
Retextualization
Portuguese language - teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras-Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11912
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MÁRCIA MARIA DO NASCIMENTO. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS- LÍNGUA PORTUGUESA. 2019.pdfMárcia Maria do Nascimento. TCC. Licenciatura em Letras-Língua Portuguesa. 2019.2.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.