Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11913
Title: Incidência de podridão e qualidade de goiaba 'Paluma' submetida a impacto e transportada em dois tipos de embalagens.
Other Titles: Incidency of rot fruit and quality of guava 'Paluma' with impact injury and transport in two types of packaging.
???metadata.dc.creator???: FREIRE, Maciel dos Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CÉZAR, Marcia Aparecida.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: ARAÚJO, Railene Hérica Carlos Rocha.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AMBRÓSIO, Márcia Michelle de Queiroz.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Adriana Ferreira dos.
Keywords: Psidium Guarava L. (Goiaba);Psidium Guajava L. (Guava);Fungos;Fungi;Frutos - transporte;Fruits - transport;Perdas;Losses;Pós-colheita;Postharvest
Issue Date: 9-Sep-2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FREIRE. Maciel dos Santos. Incidência de podridão e qualidade de goiaba 'Paluma' submetida a impacto e transportada em dois tipos de embalagens. 2013. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) - Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: A utilização de embalagens inadequadas acarretam injúrias nos frutos e estas servem como porta de entrada de patógenos, além disso ocasionam desvalorização da qualidade dos frutos levando a perdas pós-colheita. Neste sentido, este trabalho teve por objetivo avaliar a incidência de fungos e a qualidade da goiaba 'Paluma' com injúria por impacto e embalada em dois tipos de caixas para o transporte. Os frutos foram colhidos no pomar agrícola da Fazenda Mocó, Aparecida -- PB no estádio de maturação "de vez" e levados para o galpão de embalagem da fazenda, para a aplicação dos tratamentos. Os frutos foram submetidos ao impacto através de queda à altura de 85 cm sob piso industrial. Em seguida, foram acondicionados nas embalagens, constituindo-se os seguintes tratamentos: TI, frutos submetidos a impacto, embalagem em caixa plástica de polietilenol T2, frutos submetidos a impacto, embalagem em caixa de papelãol T3, frutos sem impacto, embalagem em caixa plástica de polietllenol T4, frutos sem impacto, embalagem em caixa de papelãol Ts. testemunha, frutos sem injúria mecânica. Posteriormente foram transportados por 45 Km, do campo ao Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar (CCTA), passando por estrada asfaltada e de terra. As análises foram realizadas nos Laboratórios de Fitopatologia e de Análise de Alimentos do CCTA. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado, com quatro repetições e dois frutos por repetição. Para confirmar a identidade e frequência de patógenos fúngicos, pequenos fragmentos dos frutos foram plaqueados em meio BDA e incubados por sete dias a 28'C, com fotoperíodo de 12 horas, e posterior identificação. As análises físico-químicas foram realizadas 24 horas após a colheita dos frutos. Os dados analisados estatisticamente foram submetidos à análise de variância e teste de comparação de médias (Tukey) a 5% de probabilidade. Foram identificados os seguintes fungos: 4/fernarla sp, Aspergillus flavus, Aspergillus niger, Colletotrichum sp, Curvularia sp, Cladosporium sp, Nigrospora sp, Penicillinum sp, Pestalotiopsis sp e Rhizopus sp. Os Teso\lados de severidade de doença e número médio de lesões mostraram que o tratamento TI difere significativamente dos demais. Os tratamentos TI e T2 apresentaram maior incidência de frutos com podridões. A maior ocorrência de fungos foi verificada nos tratamentos com caixa plástica (TI e T3) com valores superiores aos tratamentos utilizando caixas de papelão (T2, T4 e T5), mostrando que a caixa plástica favorece a incidência fúngica. Para as análises físico-químicas, os impactos nos frutos associados ao transporte em diferentes embalagens não afetaram a qualidade dos frutos após 24 horas da colheita.
Keywords: Psidium Guarava L. (Goiaba)
Psidium Guajava L. (Guava)
Fungos
Fungi
Frutos - transporte
Fruits - transport
Perdas
Losses
Pós-colheita
Postharvest
???metadata.dc.subject.cnpq???: Agronomia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11913
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Agronomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MACIEL DOS SANTOS FREIRE - TCC - AGRONOMIA 2013.pdfMaciel dos Santos Freire - TCC - Agronomia 2013.34.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.