Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11921
Title: Estudo de argilas da região leste da Paraíba para elaboração de cerâmicas refratárias com a incorporação de pó de madeira.
Other Titles: Study of clays from eastern Paraíba to prepare refractory ceramics with the incorporation of wood powder.
???metadata.dc.creator???: DIAS, Túlio Cavalcanti.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CARVALHO, João Batista Queiroz de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PONTES, Luiz Renato de Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: RODRIGUES, Johnny Kennedy Guedes.
???metadata.dc.contributor.referee3???: NEVES, Gelmires de Araújo.
Issue Date: Apr-2004
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DIAS, Túlio Cavalcanti. Estudo de argilas da região leste da Paraíba para elaboração de cerâmicas refratárias com a incorporação de pó de madeira. 2004. 117f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2004.
???metadata.dc.description.resumo???: O estado da Paraíba e um grande produtor de cerâmica vermelha, no entanto, muitas vezes, o processo industrial da fabricação desse tipo de cerâmica e pouco eficiente, apresentando gastos desnecessários e prejuízo ao meio ambiente. Visando aprimorar parte deste processo, surgiu a motivação para o estudo do comportamento de algumas propriedades das pecas cerâmicas refratarias e porosas para analisar a possibilidade delas serem utilizadas como revestimento das paredes dos fornos das fabricas, com o objetivo de melhorar o isolamento térmico do ambiente e diminuir a quantidade de energia utilizada no processo de queima. No desenvolvimento da matriz porosa foi utilizado uma composição de argila e areia, na proporção 2:1 com adição de pó de madeira nas proporções 0%, 10% e 20% em relação ao volume total da composição. Todas as pecas foram elaboradas pelo método de extrusão, queimadas nas temperaturas 950°C, 1050°C e 1200°C e submetidas aos ensaios de teor de umidade, retração linear de secagem, perda de massa ao fogo, retração linear de queima, massa especifica real, porosidade aparente, absorção de água, densidade real e resistência a flexão. Analisando os resultados, concluiu-se que existe uma possibilidade viável do aproveitamento das matérias primas utilizadas no processo de fabricação das peças cerâmicas refratarias e porosas para fim desejado.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11921
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TÚLIO CAVALCANTI DIAS - DISSERTAÇÃO PPGECA 2004.pdfTúlio Cavalcanti Dias - Dissertação PPGECA 2004. 12.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.