Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11976
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SILVA, Raimunda de Fátima Neves da.-
dc.description.resumoA educação e a base fundamental na vida da criança e segundo Libâneo... a atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade. O compromisso da escola é com a cultura, os problemas sociais pertencem a sociedade. O caminho cultural em direção ao saber é o mesmo para todos os alunos, desde que se esforcem. Assim, os menos capazes devem lutar para superar suas dificuldades e conquistar seu lugar junto aos mais capazes. Mas na realidade o que observou-se na prática é um ensino com professores mal remunerados e desestimulados para cumprirem sua tarefa como educadores, impedindo que o aluno seja bem orientado isto implica dizer que a vítima é sempre ele. Existem também alunos que não são alfabetizados para acompanharem a série que estudam a maioria, com dificuldades em ler e escrever, sem condições mínimas de entender a linguagem do professor. Como diz Paulo Freire: “Aprender a ler e escrever já não é, pois memorizar sílabas, palavras ou frases, mas refletir criticamente sobre o profundo significado da linguagem.” Para tanto o educando tem que ser crítico nas suas leituras e também compreender o uso da “linguagem” e como ele funciona. Tomando como referência as evidências da situação da escola, partimos para um trabalho de treinamento em serviço, que teve como finalidade trabalhar com o professor suas dificuldades em relação ao aluno, através de sessões de estudo e conversas informais versando sobre conteúdos específicos e atualização de conhecimento. Logo, estudando em grupo, procuramos uma maneira a onde tentou-se superar os problemas encontrados para chegarmos a um melhor desempenho no processo ensino - aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleUma Nova Experiência do Estagio Supervisão Escolar.pt_BR
dc.date.issued1987-08-
dc.description.abstractEducation and the fundamental basis in the life of the child and according to Libâneo ... the performance of the school consists of the intellectual and moral preparation of the students to assume their position in society. The school's commitment is to culture, social problems belong to society. The cultural path towards knowledge is the same for all students, as long as they strive. Thus, the least able should struggle to overcome their difficulties and earn their place with the most capable. But in reality what has been observed in practice is teaching with poorly paid and discouraged teachers to carry out their task as educators, preventing the student from being well oriented, this implies that the victim is always him. There are also students who are not literate to follow the grade that most of them study, with difficulties in reading and writing, with no minimum conditions to understand the language of the teacher. As Paulo Freire says: “Learning to read and write is no longer because memorizing syllables, words or phrases, but critically reflecting on the profound meaning of language.” For that, the student has to be critical in his readings and also understand the use of “language” and how it works. Taking as a reference the evidence of the school's situation, we started an in-service training job, which aimed to work with the teacher on his difficulties in relation to the student, through study sessions and informal conversations dealing with specific content and updating knowledge. . Therefore, studying in groups, we look for a way to try to overcome the problems encountered in order to reach a better performance in the teaching - learning process.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11976-
dc.date.accessioned2020-02-17T12:14:48Z-
dc.date.available2020-02-17-
dc.date.available2020-02-17T12:14:48Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSupervisão escolarpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSchool Supervisionpt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectTeaching - Learningpt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMORAIS, Laís Helena Adriano Duarte de.-
dc.creatorMOURA, Saly Rejane de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA New Experience of the School Supervision Internship.pt_BR
dc.identifier.citationMORAIS, Laís Helena Adriano Duarte de; MOURA, Saly Rejane de. Relatório de Estágio Supervisão Escolar. 1987. 92f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1987.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAÍS HELENA ADRIANO DUARTE DE MORAIS. RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGOGIA. CFP 1987.pdfLaís Helena Adriano Duarte de Morais. Relatório de Estágio Pedagogia. CFP 1987.5.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.