Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11982
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDQUEIROGA, C. R. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1416238977825508pt_BR
dc.contributor.advisor1PAMPLONA, Paulo Xavier.-
dc.contributor.advisor1IDPAMPLONA, P. X.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4199550999504047pt_BR
dc.contributor.advisor-co1BEIRIGO, Raphael Moreira.-
dc.contributor.advisor-co1IDBEIRIGO, R. M.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0411434397354156pt_BR
dc.contributor.referee1LEITE, José Cleidimário Araújo.-
dc.contributor.referee2ANDRADE FILHO, Francisco Cicupira de.-
dc.description.resumoO objetivo neste trabalho foi implantar uma horta agroecológica na escola pública de ensino médio no município de São Domingos-PB. Trata-se de um estudo de caráter descritivo, exploratório e analítico, tendo como população 120 alunos, 16 Professores, 08 auxiliares de serviço, 04 vigias, 01 disciplinadora, 01 orientador educacional, 01 Diretor, 02 secretários. Perfazendo um total de 153 pessoas. A amostra foi composta por 100 % dos participantes que se dispuseram em participar do estudo atendendo critérios de Inclusão e Exclusão. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Etica e Pesquisa e está respaldada na Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, aprovada sob n' 853.763. O método utilizado para roleta foi dividido por etapas. O procedimento de análise foi realizado através de Estatística Descritiva simples e fundamentado à luz da literatura pertinente. Os resultados dos beneHlcios evidenciam que com a horta pode-se reduzir o desperdício do uso racional da água, reduz o custo da merenda, favorece a interdisciplinaridade, o conhecimento sobre o processo de compostagem e sustentabilidade. A horta oportunizou, tanto para os alunos como para o professor, um laboratório de buscas e aprendizagem com as informações e a prática que incentivam a valorizar o meio ambiente. Além disso, é um excelente instrumento pedagógico e conscientiza os alunos a terem hábitos alimentares saudáveis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAgronomiapt_BR
dc.titleImplantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos-PB: estudo de caso.pt_BR
dc.date.issued2015-05-29-
dc.description.abstractThe goal of this work was to implant an agroecological vegetable garden in the public high school located in the municipality of São Domingos-PB. lt's a study about descriptive character, exploratory and analytical, having as population 120 students, 16 teachers, 08 auxiliary services, 04 guards, 01 disciplinary, 01 educational supervisor, 0 1 director and 02 secretarias. Concluding the total of 153 people. The sample was composed by 100% ofthe participants that disposed to be part of the study, attending to the criteria of Inclusion and Exclusion. The research was submitted to the Ethics Committee and it's endorsed ín Resolution 466/2012 of the Nacional Health Council, approved under n' 853.763. The method used for collection was divided in steps. The procedure analysis was perfomled through simple Descriptive Statistics and grounded to the light ofthe relevant literature. The results of the benefits show that, with the vegetable garden, it may reduce the waste of rational use ofwater, the cosa ofmeals; it favors the interdisciplinarity, knowledge about the process ofcomposting and sustainability. The vegetable garden ofFered, for both the students and the teacher, a laboratory of searches and leaming with infomlation and practice, and it encouraged to valorize the environment. In addition, it is an excellent pedagogical tool and makes students aware to have healthy eating habits.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11982-
dc.date.accessioned2020-02-17T12:51:46Z-
dc.date.available2020-02-17-
dc.date.available2020-02-17T12:51:46Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectHortaliçaspt_BR
dc.subjectVegetablespt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorQUEIROGA, Concita Rodrigues da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeImplementation of an agroecological garden in a public school in the city of São Domingos-PB: a case study.pt_BR
dc.identifier.citationQUEIROGA, Concita Rodrigues da Silva. Implantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos-PB: estudo de caso. 2015. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) - Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Agronomia - CCTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CONCITA RODRIGUES DA SILVA QUEIROGA - TCC - AGRONOMIA 2015.pdfConcita Rodrigues da Silva Queiroga - TCC- Agronomia 2015.45.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.