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dc.contributor.advisor1GOMES , Maria Ilbaniza.-
dc.contributor.advisor2SILVA, Raimunda de Fátima Neves da.-
dc.description.resumoA sociedade a vê como deposito de marginais, local de assistência social e ainda outros, como inutilidade consumidora de recursos públicos. Poucos veem nela o palco onde se desenrola o drama de milhões de crianças individualmente consideradas e de toda uma sociedade tomada no conjunto de uma corte histórica que procuram através do espaço escolar adquirir instrumentos indispensáveis para participar do desafio da existência e da construção de uma nova história. Esta foi a nossa visão antes de entrarmos na escola municipal, uma espécie de ocupação profissional e que na realidade e outra. A posição que encontramos, foi a força de vontade dos professores quererem assumir o compromisso. Mas, a falta de orientação a esses docentes, idéias sem materialidade e a insegurança do ato pedagógico desviava do verdadeiro caminho e ações da pedagógica. É tanto que de início estávamos desprovidos e sentimos até um"choque" ao encarar o idealismo e a realidade . Aos poucos nos aperfeiçoamos e conseguimos um meio para realizar nosso trabalho. E foi aí que sentimos que a "prática" e o aspecto mais tangível entre a experiência do estágio e as de exercício efetivo do magistério. Cabe-nos perguntar: qual seria a forma mais adequada para mobilizar um espaço para este reflexo? Organizamos em sessões de estudo um espaço para este com os professores e apresentamos nosso trabalho a ser desenvolvido e nosso papel, enquanto estagiárias. Algumas amostras e respostas tomavam posição aos desafios de nossas primeiras tarefas na profissão como supervisoras. O que aqui indicamos como criativo compreende o compromisso com os rumos da história: criativo enquanto capaz de produzir um novo homem, uma nova sociedade, uma nova realidade histórica, uma nova visão de mundo que incorporada ao educando, o impulsione a ser um cidadãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleRelatório de Estágio Supervisão Escolar.pt_BR
dc.date.issued1987-08-
dc.description.abstractSociety sees it as a deposit of marginals, a place of social assistance and still others, as a useless consumer of public resources. Few see it as the stage where the drama of millions of individually considered children and a whole society taken from the set of a historical court that seeks through the school space to acquire indispensable instruments to participate in the challenge of existence and the construction of a new history . This was our vision before entering the municipal school, a kind of professional occupation and that in reality is another. The position we found, was the willpower of teachers wanting to make a commitment. However, the lack of guidance for these teachers, ideas without materiality and the insecurity of the pedagogical act deviated from the true path and actions of the pedagogical. It is so much that at first we were devoid and even felt a "shock" when facing idealism and reality. Gradually we got better and we got a way to do our work. And it was there that we felt that "practice" is the most tangible aspect between the experience of the internship and those of effective exercise of teaching. We must ask: what would be the most appropriate way to mobilize a space for this reflection? We organized a space for this in study sessions with the teachers and presented our work to be developed and our role, as interns. Some samples and responses took up the challenges of our first tasks in the profession as supervisors. What we indicate here as creative includes the commitment to the direction of history: creative while capable of producing a new man, a new society, a new historical reality, a new worldview that incorporated into the student, impels him to be a citizen.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11993-
dc.date.accessioned2020-02-17T15:08:09Z-
dc.date.available2020-02-17-
dc.date.available2020-02-17T15:08:09Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSupervisão escolarpt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSchool Supervisionpt_BR
dc.subjectSocietypt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMENDES, Maria do Socorro Rodrigues.-
dc.creatorCARTAXO, Sílvia Dolores Gomes Mariz Pordeus.-
dc.creatorPINHEIRO, Sheila Maria.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSchool Supervision Report.pt_BR
dc.identifier.citationMENDES, Maria do Socorro Rodrigues; CARTAXO, Sílvia Dolores Gomes Mariz Pordeus; PINHEIRO, Sheila Maria. Relatório de Estágio Supervisão Escolar. 1987. 39f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1987.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Relatórios de Estágio

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MARIA DO SOCORRO RODRIGUES MENDES. RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEGAGOGIA. CFP 1987.pdfMaria do Socorro Rodrigues Mendes. Relatório de Estágio Pegagogia. CFP 1987.9.06 MBAdobe PDFView/Open


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