Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1199
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | ARAÚJO, A. S. C. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3445729151190735 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | GUERRA, Lemuel Dourado. | - |
dc.contributor.advisor1ID | GUERRA, L. D. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9512363834033518 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | GOMES, Ramonildes Alves. | - |
dc.contributor.referee2 | Paulo, Maria de Assunção Lima de. | - |
dc.description.resumo | O objetivo desta dissertação é estudar narrativas de estudantes envolvidos na modalidade de ensino a distância (EAD) no Estado da Paraíba, focalizando suas experiências de inclusão/exclusão escolar e social. Nossa perspectiva teórica se inspira: (1) no pensamento de Bourdieu e Champagne acerca da exclusão operacionalizada no campo escolar em seus diversos níveis, mais especificamente no ensino universitário; (2) nas definições de Goffman sobre processo de estigmatização, destacando sua categoria de excluídos potenciais; (3) e na dicotomia estabelecidos e outsiders de Elias e Scotson para pensar os processos e efeitos da estigmatização por eles também focalizados. Analisamos os mecanismos de diferenciação, empoderamento, hierarquização, exclusão e estigma e seus efeitos nas trajetórias de estudantes da referida modalidade. A metodologia da pesquisa incluiu a análise dos documentos em que se encontra formalizado o modelos de EAD da UFPB e a elicitação de narrativas das experiências de uma amostra intencional de estudantes, selecionada a partir da acessibilidade e disposição para participar do processo de coleta de dados. Dentre as conclusões do trabalho, destacamos as seguintes: (1) das trajetórias narradas nas histórias de vida demonstram o peso da origem social nas escolhas dos cursos superiores; (2) a hierarquização dos cursos e modalidade permanece forte e gera processos de estigmatização; e (3) o ingresso dos estudantes de classes populares às universidades não eliminam às desigualdades socioeducacionais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.program | PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais | pt_BR |
dc.title | Novos excluídos do interior? uma análise de narrativas de estudantes de Pedagogia/UFPB, na modalidade de ensino a distância. | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.description.abstract | The objective of this research is to study narratives of students involved in distance learning (EAD) in the state of Paraiba, Brazil, focusing on their experiences of school inclusion and social exclusion. Our theoretical perspective is inspired by: (1) Bourdieu and Champagne's thinking about the operationalized exclusion in the school field at its various levels, more specifically in university education; (2) Goffman's definitions of the process of stigmatization, highlighting its category of potential excluded; (3) and in the established dichotomy and outsiders of Elias and Scotson to think about the processes and effects of stigmatization they also focus on. We will analyze the mechanisms of differentiation, empowerment, hierarchy, exclusion and stigma and their effects on the trajectories of students of this modality. The research methodology included the analysis of the documents in which the EADS models of the UFPB are formalized and the elicitation of narratives of the experiences of an intencional sample of UFPB/EAD‟ students, selected from the accessibility and willingness to participate in the data collection process. Among the main conclusions of this work we point out the following ones: (1) the trajectories narrated in life histories demonstrate the weight of social origin in the choices of higher courses; (2) the hierarchy of courses and modality remains strong and generates stigmatization processes; and (3) the entry of students from popular classes to universities does not eliminate socio-educational inequalities. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1199 | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-19T12:52:07Z | - |
dc.date.available | 2018-07-19 | - |
dc.date.available | 2018-07-19T12:52:07Z | - |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject | Educação a Distância | pt_BR |
dc.subject | Exclusão no Interior das Instituições Escolares | pt_BR |
dc.subject | Escolarização e Processos de Estigmatização | pt_BR |
dc.subject | Ensino Universitário | pt_BR |
dc.subject | Distance Education | pt_BR |
dc.subject | Exclusion Within School Institutions | pt_BR |
dc.subject | Schooling and Stigmatization Processes | pt_BR |
dc.subject | University Education | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ALMEIDA, Amanda Sonály Camelo Araújo. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, A. S. C. A. Novos excluídos do interior? uma análise de narrativas de estudantes de Pedagogia/UFPB, na modalidade de ensino a distância. 2017. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1199 | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Ciências Sociais. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AMANDA SONÁLY CAMELO ARAÚJO ALMEIDA - DISSERTAÇÃO PPGCS CH 2017.pdf | Amanda Sonály Camelo Araújo Almeida - Dissertação PPGCS CH 2017 | 1.48 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.