Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1199
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, A. S. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3445729151190735pt_BR
dc.contributor.advisor1GUERRA, Lemuel Dourado.-
dc.contributor.advisor1IDGUERRA, L. D.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9512363834033518pt_BR
dc.contributor.referee1GOMES, Ramonildes Alves.-
dc.contributor.referee2Paulo, Maria de Assunção Lima de.-
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação é estudar narrativas de estudantes envolvidos na modalidade de ensino a distância (EAD) no Estado da Paraíba, focalizando suas experiências de inclusão/exclusão escolar e social. Nossa perspectiva teórica se inspira: (1) no pensamento de Bourdieu e Champagne acerca da exclusão operacionalizada no campo escolar em seus diversos níveis, mais especificamente no ensino universitário; (2) nas definições de Goffman sobre processo de estigmatização, destacando sua categoria de excluídos potenciais; (3) e na dicotomia estabelecidos e outsiders de Elias e Scotson para pensar os processos e efeitos da estigmatização por eles também focalizados. Analisamos os mecanismos de diferenciação, empoderamento, hierarquização, exclusão e estigma e seus efeitos nas trajetórias de estudantes da referida modalidade. A metodologia da pesquisa incluiu a análise dos documentos em que se encontra formalizado o modelos de EAD da UFPB e a elicitação de narrativas das experiências de uma amostra intencional de estudantes, selecionada a partir da acessibilidade e disposição para participar do processo de coleta de dados. Dentre as conclusões do trabalho, destacamos as seguintes: (1) das trajetórias narradas nas histórias de vida demonstram o peso da origem social nas escolhas dos cursos superiores; (2) a hierarquização dos cursos e modalidade permanece forte e gera processos de estigmatização; e (3) o ingresso dos estudantes de classes populares às universidades não eliminam às desigualdades socioeducacionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociaispt_BR
dc.titleNovos excluídos do interior? uma análise de narrativas de estudantes de Pedagogia/UFPB, na modalidade de ensino a distância.pt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this research is to study narratives of students involved in distance learning (EAD) in the state of Paraiba, Brazil, focusing on their experiences of school inclusion and social exclusion. Our theoretical perspective is inspired by: (1) Bourdieu and Champagne's thinking about the operationalized exclusion in the school field at its various levels, more specifically in university education; (2) Goffman's definitions of the process of stigmatization, highlighting its category of potential excluded; (3) and in the established dichotomy and outsiders of Elias and Scotson to think about the processes and effects of stigmatization they also focus on. We will analyze the mechanisms of differentiation, empowerment, hierarchy, exclusion and stigma and their effects on the trajectories of students of this modality. The research methodology included the analysis of the documents in which the EADS models of the UFPB are formalized and the elicitation of narratives of the experiences of an intencional sample of UFPB/EAD‟ students, selected from the accessibility and willingness to participate in the data collection process. Among the main conclusions of this work we point out the following ones: (1) the trajectories narrated in life histories demonstrate the weight of social origin in the choices of higher courses; (2) the hierarchy of courses and modality remains strong and generates stigmatization processes; and (3) the entry of students from popular classes to universities does not eliminate socio-educational inequalities.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1199-
dc.date.accessioned2018-07-19T12:52:07Z-
dc.date.available2018-07-19-
dc.date.available2018-07-19T12:52:07Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectExclusão no Interior das Instituições Escolarespt_BR
dc.subjectEscolarização e Processos de Estigmatizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Universitáriopt_BR
dc.subjectDistance Educationpt_BR
dc.subjectExclusion Within School Institutionspt_BR
dc.subjectSchooling and Stigmatization Processespt_BR
dc.subjectUniversity Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALMEIDA, Amanda Sonály Camelo Araújo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, A. S. C. A. Novos excluídos do interior? uma análise de narrativas de estudantes de Pedagogia/UFPB, na modalidade de ensino a distância. 2017. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1199pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMANDA SONÁLY CAMELO ARAÚJO ALMEIDA - DISSERTAÇÃO PPGCS CH 2017.pdfAmanda Sonály Camelo Araújo Almeida - Dissertação PPGCS CH 20171.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.