Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12001
Title: Uma nova experiência do Estágio de Supervisão Escolar.
Other Titles: A new experience of the School Supervision Internship.
???metadata.dc.creator???: FIGUEIREDO , Maria dos Remédios de.
GADELHA, Maria Neide de Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Raimunda de Fátima Neves da.
Keywords: Educação;Supervisão escolar;Prática pedagógica;Política;Education;School Supervision;Pedagogical Practice;Politics
Issue Date: Aug-1987
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FIGUEIREDO, Maria dos Remédios de; GADELHA, Maria Neide de Sousa. Uma nova experiência do Estágio de Supervisão Escolar. 1987. 27f. Relatório (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1987.
???metadata.dc.description.resumo???: Atualmente a escola brasileira vem se tornando condicionada a uma marcha elitista desviando muitas vezes o compromisso de está sempre em função do aluno. Podemos sentir este problema quando vimos a própria prática pedagógica se distanciando cada vez mais da sala de aula. Com isso notamos que dia-a-dia aumenta o descompromisso, como também lamentamos a forte influência da política partidária na educação que segundo Gadotti: A meta de uma política democrática de educação é levar a escola a definir o seu próprio modelo de educação... (GADOTTI, 1985, p.116). Na realidade acontece o contrário, impedindo que haja um trabalho coeso, o que compromete o bom andamento da aprendizagem, por esta razão aparece nitidamente o desinteresse do alunado, dos próprios professores e consequentemente uma aprendizagem de nível inferior ao desejado. Diante destes aspectos procuramos desenvolver um trabalho que fosse de encontro a tais deficiências, sempre junto aos professores e demais pessoas envolvidas, com o intuito de cooperar no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, sempre com atividades pedagógicas que correspondessem á verdadeira realidade da escola, através de sessões de estudo questionando conteúdos e atualizando conhecimentos numa tentativa de amenizar situações vivenciadas, com base na credibilidade de todos enquanto educadores.
Abstract: Currently, the Brazilian school is becoming conditioned to an elitist march, often deviating from the commitment to always be in function of the student. We can feel this problem when we see the pedagogical practice itself moving further and further away from the classroom. With that, we noticed that day by day the lack of commitment increases, as well as we regret the strong influence of party politics in education which, according to Gadotti: The goal of a democratic education policy is to get the school to define its own model of education. (GADOTTI, 1985, p.116). In reality, the opposite happens, preventing a cohesive work, which compromises the smooth progress of learning. For this reason, the lack of interest of the students, of the teachers themselves and consequently a learning of a lower level than desired appears clearly. In view of these aspects, we seek to develop a work that meets these deficiencies, always with teachers and other people involved, in order to cooperate in the development of the teaching-learning process, always with pedagogical activities that correspond to the true reality of the school, through of study sessions questioning content and updating knowledge in an attempt to alleviate experienced situations, based on the credibility of everyone as educators.
Keywords: Educação
Supervisão escolar
Prática pedagógica
Política
Education
School Supervision
Pedagogical Practice
Politics
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12001
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DOS REMÉDIOS DE FIGUEIREDO. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 1987.PDFMaria dos Remédios de Figueiredo; Maria Neide de Sousa Gadelha. TCC. Licenciatura em Pedagogia. 1987.4.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.