Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12020
Title: EMPREENDEDORISMO SOCIAL: Um estudo de caso junto à cooperativa de reciclagem CATAMAIS.
Other Titles: SOCIAL ENTREPRENEURSHIP: A case study with the CATAMAIS recycling cooperative.
???metadata.dc.creator???: LOPES, Priscila Pereira Félix
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Verônica Macário de
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Darcon
Keywords: Empreendedorismo;Empreendedorismo social;Oportunidades;Entrepreneurship;social Entrepreneurship;Opportunities
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LOPES, P. P. F. EMPREENDEDORISMO SOCIAL: Um estudo de caso junto à cooperativa de reciclagem CATAMAIS. 73f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: O empreendedorismo vem se consolidando como um dos pilares para o desenvolvimento do país, por meio da geração de renda e empregos para a população. No contexto atual surge uma nova vertente de empreendedorismo, conhecida como empreendedorismo social, cujo foco principal é a missão social. Considerando o impacto das atividades de natureza social e as crescentes transformações que esse tipo de atividade sofreu nos últimos anos, este trabalho tem como objetivo analisar quais circunstâncias que levam a criação de um empreendimento social, observando as oportunidades e as características do empreendedor. Em termos metodológicos a pesquisa caracteriza-se como sendo de natureza qualitativa, descritiva e conduzida sob a forma de estudo de caso e pesquisa documental. O instrumento utilizado para a coleta das informações foi à entrevista semiestruturada e os dados fornecidos por este instrumento foram tratados por meio da análise de conteúdo. As conclusões encontradas contribuem para compreender o processo de criação de oportunidades por um empreendedor social. Foram identificadas as oportunidades percebidas pelo empreendedor social; as características dessas; os atributos do empreendedor social e o contexto de criação, conforme sugerem as categorias de análise abordadas.
Abstract: Entrepreneurship has been consolidated as one of the pillars for the country's development through the generation of income and jobs for the population. In the present context there is a new aspect of entrepreneurship, known as social entrepreneurship, whose main focus is the social mission. Considering the impact of social nature activities and the growing transformations that this kind of activity has suffered in recent years, this study aimed to analyze what circumstances that lead to the creation of a social enterprise, noting the opportunities and entrepreneurial characteristics. Methodologically the research is characterized as qualitative, descriptive and conducted in the form of case study and document research. The instrument used for data collection was the semistructured interview and the data provided by this instrument were treated by content analysis. The findings found contribute to understanding the process of creating opportunities for a social entrepreneur. the opportunities perceived by the social enterprise have been identified; the characteristics of these; the attributes of the social entrepreneur and the creation of context, as suggested by the addressed categories of analysis.
Keywords: Empreendedorismo
Empreendedorismo social
Oportunidades
Entrepreneurship
social Entrepreneurship
Opportunities
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12020
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRISCILA PEREIRA FÉLIX LOPES - TCC ADMINISTRAÇÃO 2016..pdf673.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.