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Title: Perfil empreendedor de mulheres atuantes na atividade de venda direta de cosméticos em Campina Grande - PB
Other Titles: Entrepreneurial profile of women working in the direct sale of cosmetics activity in Campina Grande - PB
???metadata.dc.creator???: ALBUQUERQUE, Sandra Daiana de Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALMEIDA, Sídia Fonseca.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Hildegardes Santos de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BALBINO, Débora Prazeres.
Keywords: Empreendedorismo;Empreendedorismo Feminino;Comportamento Empreendedor;Motivação Empreendedora;Entrepreneurship;Women's Entrepreneurship;Enterpreneuship Behavior;Entrepreneurial Motivation
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALBUQUERQUE, Sandra Daiana de Sousa. Perfil Empreendedor de Mulheres Atuantes na Atividade de Venda Direta de Cosméticos em Campina Grande – PB. 60f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12023
???metadata.dc.description.resumo???: O empreendedorismo, de forma geral, é um tema que desperta o interesse de diversos pesquisadores, das mais diversas áreas e principalmente da área de administração. Inserido nesta temática, o empreendedorismo feminino tem alcançado destaque, por ser cada vez maior o número de mulheres que investem em negócios próprios. O presente trabalho traz como objetivo geral analisar quais as características do comportamento empreendedor em consultoras de Venda Direta de Cosméticos no Município de Campina Grande – PB. O estudo caracteriza-se quanto aos fins, como uma pesquisa descritiva, à medida que se propõe a descrever as características do objeto de estudo. Quanto aos meios, a pesquisa pode ser caracterizada como de natureza quantitativa, por se tratar de uma pesquisa de mercado com o público alvo definido e por utilizar ferramentas quantitativas na análise e mensuração dos dados coletados. Para alcançar o objetivo do estudo foi aplicado um questionário do tipo fechado e estruturado, envolvendo 10 questões de cunho socioeconômico e 36 questões de cunho investigativo orientadas para a resposta da problemática, elaboradas com base em um formulário disponibilizado pelo SEBRAE (2013). Também foram realizadas entrevistas não estruturadas, objetivando coletar dados que possibilitem uma análise qualitativa de algumas ocorrências que envolvem o fenômeno. Os resultados evidenciaram que, de fato, existem características que são inerentes à figura do empreendedor de sucesso. No entanto, elas, por si só, não representam uma garantia de sucesso pré-determinado. Os principais fatores motivacionais identificados foram a atitude e esforço por alcançar metas e objetivos, os sacrifícios pessoais, a busca por capacitação e informação, dentre outros ingredientes, os quais são imprescindíveis para que as oportunidades percebidas saiam do papel e se tornem empreendimentos de sucesso.
Abstract: The entrepreneurship, in general, is the subject that cause interest in many different researchers, mainly of management area. Concerned about this topic, the women's entrepreneurship has been reached emphasis because of the growing of women that tend to invest ontheir own business. The research intend, with a general objective, the analysis of the characteristics of enterpreneuship’s behavior about the Direct Sale of the Cosmetics personal shoppers in the city of Campina Grande – PB. The study is based on a descriptive research, it proposes describe the characteristics of the study object. Concerned about the ways of research, the study is characterised by a quantitative research, because of the target public is defined and the quantitative manners of analysis . In order to obtain the objective of the study, was aplied one closed and structured questionnaire, with ten socioeconomic questions and 36 investigative questions. These questions were target among the problematic answers, created through the form provided by SEBRAE (2013). Unstructured Enterviews were also done, with the objective of colect data that will provide qualitative analysis on the phenomena. The study, in fact, shows the existence of inherent characteristics to the figure of successfulentrepreneur. However, only the women's entrepreneurship don’t represent a certain successful assurancce. The main motivation factors observed were the approach and the effort to aply their objectives and targets, the personal sacrifice, the pursuit for capabilities and information and other ingredients, that has been essential to recognize opportunities in order to get out of the plans and become successful enterprises.
Keywords: Empreendedorismo
Empreendedorismo Feminino
Comportamento Empreendedor
Motivação Empreendedora
Entrepreneurship
Women's Entrepreneurship
Enterpreneuship Behavior
Entrepreneurial Motivation
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12023
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