Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12029
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSAMPAIO, G. M. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5784621008004137pt_BR
dc.contributor.advisor1TURNELL, Maria de Fátima Queiroz Vieira.-
dc.contributor.advisor1IDVIEIRA, M. F. Q.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1459797138770378pt_BR
dc.contributor.referee1LULA JÚNIOR , Bernardo.-
dc.contributor.referee2COUTINHO, Solange Galvão.-
dc.description.resumoCom a massiva leitura em telas de computador é necessário evitar desgastes físicos e mentais assim como interferências no processo de aquisição da informação. Para contribuir através da compreensibilidade de textos didáticos disponíveis na internet, é necessário o cuidado com aspectos gráficos relacionados a apresentação dos elementos na tela. Uma apresentação pobre destes elementos pode causar deficiência na legibilidade prejudicando a apreensão e memorização da informação. Este trabalho investiga dois destes aspectos: a entrelinha e duas fontes específicas – Verdana e Georgia. A investigação foi conduzida num experimento combinou a opinião do usuário com os testes de compreensibilidade. Este pesquisa propõe uma série de orientações para o design de textos contínuos, tomando como base os dados deste experimento, somados aos resultados encontrados na literatura consultada. As orientações dos aspectos gráficos tratam de: tamanho da fonte, tipo da fonte, comprimento da linha, entrelinha, alinhamento do texto e relação de cor entre fundo e caractere. As recomendações se aplicam a qualquer texto contínuo acima de 600 palavras, exibido em fontes Georgia ou Verdana, em monitores CRT, para aquisição de conhecimento como ambientes educação a distância, revistas ou livros on-line . Estas orientações são dirigidas aos usuários que não possui conhecimento específico sobre design gráfico, e que necessitam formatar os aspectos tipográficos de textos para serem exibidos na web, particularmente com intuitos educativos. Esta pesquisa atingiu seus objetivos ao propor recomendações que complementam os aspectos tipográficos não tratados na literatura, além de disponibilizar diretrizes para o projeto gráfico de textos contínuos exibidos em plataformas de ensino a distância. A contribuição advinda destes dados visa orientar os usuários que necessitam configurar textos contínuos para fins didáticos, científicos e informativos de modo geral.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleCompreensibilidade de textos contínuos em interfaces gráficas.pt_BR
dc.date.issued2002-02-26-
dc.description.abstractWith the mass reading on the computer screen, it is necessary to avoid physical and mental tiredeness as well as interferences in the process of acquiring information. To contribute towards the comprehensibility of didactical texts available through the internet it is necessary to care for graphical aspects related to the presentation of the elements on the screen. The poor presentation of theses elements can cause legibility defficiencies impairing the aprehension and memorisation of the information on display. This work presents the investigation of two of these aspects: line spacing and two specific font types: Verdana and Georgia. The investigation was conducted as an experiment combined with a survey on readears opinion on the text readability. As a result of this investigation it is proposed a set of guidelines for text design in which are based on the result of this research whereas others originate from a literature survey. The guidelines cover graphical aspects such as font size, font type, line lenght, line spacing, text alignment and color. The recommendations apply to any continuous text, with 600 words or above, displayed in Georgia or Verdana font types, on a CRT monitor in the Web, for knowledge acquisition purpuses such as distant learning, on-line magazines, on line books, etc. The guidelines are directed to non-expert designers when deciding on the presentation of continuous text to be presented on the Web, in particular for the purpose of knowledge acquisition such as didactical, and information retrieval in general. The work’s contribution was to experimentally suport the recommendations after investigating the relationship between the two aspects of typographical configuration of text with the ease of reading, in the specific context of acquisition on the web, supported by elearning plataforms. Similar experimental results were not found in the literature review.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12029-
dc.date.accessioned2020-02-18T09:56:33Z-
dc.date.available2020-02-18-
dc.date.available2020-02-18T09:56:33Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectInterface Homem Máquinapt_BR
dc.subjectCompreensibilidadept_BR
dc.subjectEnsino à Distânciapt_BR
dc.subjectMan-Machine Interfacept_BR
dc.subjectUnderstandabilitypt_BR
dc.subjectDistance Learningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSAMPAIO, Grace Maria Cavalcanti.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeComprehensibility of continuous texts in graphical interfaces.pt_BR
dc.identifier.citationSAMPAIO, G. M. C. Compreensibilidade de textos contínuos em interfaces gráficas. 2002. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12029pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GRACE MARIA CAVALCANTI SAMPAIO - DISSERTAÇÃO (PPGCC) 2002..pdfGrace Maria Cavalcanti Sampaio - Dissertação (PPGCC) 2002.3.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.