Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12039
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1COÊLHO, Raimunda de Fatima Neves.-
dc.contributor.advisor1IDCOÊLHO, Raimunda de Fátima Neves.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5466767042587179pt_BR
dc.description.resumo"Toda prática humana tem seus pressupostos teóricos e é somente através da explicitação e da análise destes pressupostos que ela se torna inteligível e nos permite tomar consciência daquilo que fazemos". (SANTOS, 1985,33p). É através da teoria e da prática, que conseguimos descobrir os caminhos para se fazer um trabalho na escola, que alcance os objetivos do corpo docente e discente. Portanto, precisamos de subsídios teóricos e práticos para despertar no educando, a importância da leitura. E só conseguimos estes pressupostos, quando locamos em prática o que lemos através de redações, análises e sínteses. Utilizamos estes pressupostos, para iniciarmos nosso trabalho, com uma explicitação do nosso plano de estudo, dando oportunidade aos professores á tomarem consciência daquilo que íamos fazer. O primeiro passo do nosso estudo foi observação para podermos partir pra o trabalho propriamente dito. E foi nestas observações onde percebemos que a maior dificuldade encontrada pelos professores, era como desenvolver a leitura e a escrita. Pois os mesmos estavam angustiados, sem saber como agir com seus alunos com relação ao comportamento, ou seja, se tomavam atitudes agressivas ou não. A única coisa que eles concluíram e que deixá-los a vontade não traria resultado nenhum. Logo, eles acharam melhor, exigir do aluno, sem deixar de ser um professor amigo. Foi pensando nestas situações encontradas, que procuramos trabalhar juntamente com os professores a fim de encontrar soluções que amenizassem os problemas. Como nossa proposta seria trabalhar sessões de estudo com os professores, fizemos uma sondagem dos conteúdos que seria interessante trabalharmos. Infelizmente não foi necessário trabalharmos especificamente determinados conteúdos, porque os próprios professores afirma que não sentiam dificuldade nos mesmos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleRelatório das Atividades desenvolvidas no Ensino de 1º Grau.pt_BR
dc.date.issued1987-
dc.description.abstract"Every human practice has its theoretical assumptions and it is only through the explanation and analysis of these assumptions that it becomes intelligible and allows us to become aware of what we do". (SANTOS, 1985,33p). It is through theory and practice, that we are able to discover the ways to do work in school, that reach the objectives of the teaching staff and students. So we need subsidies theoretical and practical to awaken in the student, the importance of reading. And we only achieve these assumptions, when we put into practice what we read through essays, analyzes and syntheses. We used these assumptions, to start our work, with an explanation of our study plan, giving teachers the opportunity to become aware of what we were going to do. The first step of our study was observation in order to be able to leave for the actual work. And it was in these observations where we realized that the greatest difficulty encountered by teachers, was how to develop reading and writing. Because they were distressed, not knowing how to act with their students in relation to behavior, that is, whether they took aggressive attitudes or not. The only thing they concluded and that leaving them at ease would not bring any results. Soon, they thought it best to demand from the student, while still being a friendly teacher. Thinking about these situations found, we tried to work together with the teachers in order to find solutions that would alleviate the problems. As our proposal would be to work study sessions with the teachers, we made a survey of the contents that would be interesting to work on. Unfortunately, it was not necessary to work specifically on certain contents, because the teachers themselves affirmed that they did not experience difficulties in them.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12039-
dc.date.accessioned2020-02-18T11:16:07Z-
dc.date.available2020-02-18-
dc.date.available2020-02-18T11:16:07Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSupervisão escolarpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSchool Supervisionpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorANDRADE, Maria Marlene de.-
dc.creatorROCHA, Maria do Socorro Maciel.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReport of the Activities developed in the 1st Degree Teaching.pt_BR
dc.identifier.citationANDRADE, Maria Marlene de; ROCHA, Maria do Socorro. Relatório das Atividades Desenvolvidas no Ensino de 1º Grau. 1987. 19f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1987.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA MARLENE DE ANDRADE. RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGOGIA. CFP 1987.pdfMaria Marlene de Andrade. Relatório de Estágio Pedagogia. CFP 1987.2.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.