Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12042
Title: A educação ambiental na formação de professores de biologia: a visão dos discentes da UFCG/CES - Campus de Cuité na Paraíba.
Other Titles: Environmental education in the training of biology teachers: the view of students at UFCG / CES - Campus de Cuité na Paraíba.
La educación ambiental en la formación de profesores de biología: la mirada de los estudiantes de la UFCG/CES - Campus de Cuité en Paraíba.
???metadata.dc.creator???: DANTAS, Ana Cristina Pinheiro.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Michelle Gomes.
Keywords: Ciências biológicas;Docência;Educação ambiental;Ensino superior;Sustentabilidade;Biological sciences;Teaching;Environmental education;Higher education;Sustainability;Enseñanza;Educación ambiental;Educación superior;Sostenibilidad
Issue Date: 5-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DANTAS, Ana Cristina Pinheiro, A educação ambiental na formação de professores de biologia: a visão dos discentes da UFCG/CES - Campus Cuité na Paraíba. 2019. 76 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: A Educação Ambiental (EA) vem sendo reafirmada enquanto atividade interdisciplinar nas escolas e nas instituições de ensino superior, no sentido de proporcionar um pensamento crítico referente às inter-relações entre a sociedade, a educação e o meio ambiente, No entanto, esses debates nos espaços educacionais ainda são negligenciados, de modo que, existe uma falta de compreensão dos estudantes sobre as dimensões da crise socioambiental na sociedade atual. Nessa perspectiva, o presente estudo consistiu em analisar as concepções dos discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande - Campus Cuité-PB, sobre a Educação Ambiental. Este trabalho tem caráter de análise de dados quanti-qualitativo, se caracteriza como uma pesquisa exploratória. Participaram 52 discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Como instrumento de pesquisa foi utilizado um questionário online da plataforma do Google Forms divulgado com o auxílio das redes sociais e e-mail. Após a coleta dos dados realizamos as análises inspirados na ferramenta da análise de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados evidenciam que a instituição de ensino superior CES está contribuindo para a difusão do conhecimento da educação ambiental, através de diferentes atividades, como projetos de extensão e institucionais, eventos e minicursos. A partir dos depoimentos foi possível observar diferentes visões sobre EA, em grande parte houve o predomínio de elementos de uma EA conservacionista, apoiadas pela mudança comportamental "conscientização e sensibilização", essa visão reduz o meio ambiente apenas às dimensões físicas e biológicas, pois não considera as interações entre a natureza e cultura humana, bem como observamos o aparecimento de concepções de uma EA crítica e holística, onde consideramos um avanço por parte de alguns participantes no que se refere a uma visão integrada de meio ambiente.
Abstract: Environmental Education (EA) has been reaffirmed as an interdisciplinary activity in schools and in higher education institutions, in order to provide critical thinking regarding the interrelationships between society, education and the environment. Educational spaces are still neglected, so that there is a lack of understanding of students about the dimensions of the socio-environmental crisis in today's society. From this perspective, the present study consisted of analyzing the conceptions of students of the Degree in Biological Sciences of the Federal University of Campina Grande - Campus Cuité-PB, about Environmental Education. This work has the character of quantitative and qualitative data analysis, is characterized as an exploratory research. Fifty-two students participated in the Biological Sciences Degree course. As a research tool was used an online questionnaire of Google Forms platform released with the help of social networks and email. After data collection we performed the analyzes inspired by Bardin's (1977) content analysis tool. The results show that the higher education institution CES is contributing to the diffusion of knowledge about environmental education, through different activities, such as extension and institutional projects, events and short courses. From the testimonies it was possible to observe different views on AE, in large part there was a predominance of elements of a conservationist AE, supported by the behavioral change "awareness and sensitization", this view reduces the environment only to the physical and biological dimensions, because it does not It considers the interactions between nature and human culture, and we observe the emergence of conceptions of a critical and holistic EA, where we consider some participants to advance towards an integrated view of the environment.
???metadata.dc.description.resumen???: La Educación Ambiental (EA) se ha reafirmado como una actividad interdisciplinaria en las escuelas e instituciones de educación superior, en el sentido de aportar un pensamiento crítico respecto a las interrelaciones entre sociedad, educación y medio ambiente, los espacios educativos aún se encuentran relegados, por lo que existe una falta de comprensión. entre los estudiantes sobre las dimensiones de la crisis socioambiental en la sociedad actual. En esa perspectiva, el presente estudio consistió en analizar las concepciones de los estudiantes de la Licenciatura en Ciencias Biológicas de la Universidad Federal de Campina Grande - Campus Cuité-PB, sobre Educación Ambiental. Este trabajo tiene el carácter de análisis cuantitativo-cualitativo de datos, caracterizado como una investigación exploratoria. Participaron 52 estudiantes de la Licenciatura en Ciencias Biológicas. Como instrumento de investigación se utilizó un cuestionario en línea de la plataforma Google Forms, difundido con ayuda de las redes sociales y el correo electrónico. Después de recolectar los datos, realizamos los análisis inspirados en la herramienta de análisis de contenido de Bardin (1977). Los resultados muestran que la institución de educación superior CES está contribuyendo a la difusión del conocimiento sobre educación ambiental, a través de diferentes actividades, como proyectos de extensión e institucionales, eventos y minicursos. A partir de los testimonios, fue posible observar diferentes visiones sobre la EA, en gran medida hubo un predominio de elementos de una EA conservacionista, sustentada en el cambio de comportamiento "conciencia y sensibilización", esta visión reduce el medio ambiente solo a dimensiones físicas y biológicas, como no considera las interacciones entre naturaleza y cultura humana, así como también observamos el surgimiento de concepciones de una EA crítica y holística, donde consideramos un avance por parte de algunos participantes respecto a una visión integrada del medio ambiente.
Keywords: Ciências biológicas
Docência
Educação ambiental
Ensino superior
Sustentabilidade
Biological sciences
Teaching
Environmental education
Higher education
Sustainability
Enseñanza
Educación ambiental
Educación superior
Sostenibilidad
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12042
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA CRISTINA PINHEIRO DANTAS - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2019.pdfAna Cristina Pinheiro Dantas - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2019943.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.