Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12051
Title: Uma nova experiência do Estágio de Supervisão Escolar.
Other Titles: A new experience of the School Supervision Internship.
???metadata.dc.creator???: ALENCAR, Rosa Maria Ferreira de.
CARVALHO, Vandalucia Lins de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GOMES, Maria Ilbaniza.
Keywords: Educação;Supervisão escolar;Ensino - aprendizagem;Liberdade;Education;School Supervision;Teaching - Learning;Freedom
Issue Date: Aug-1987
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALENCAR, Rosa Maria Ferreira de; CARVALHO, Vandalucia Lins de. Uma nova experiência do Estágio de Supervisão Escolar. 1987. 28f. Relatório (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1987.
???metadata.dc.description.resumo???: Inovar significa introduzir mudanças num objeto de forma planejada visando produzir melhoria no mesmo e educação e isso, um processo que deverá ser renovado a cada dia e aplicado de acordo como ambiente em que houver a necessidade desta. Mas o que estamos vendo e sentindo é um afastamento da realidade e a aplicação de métodos inadequados e muitas vezes já ultrapassados e desintegrados do momento atual. Tendo em vista, estes problemas, procuramos desenvolver as nossas atividades do Estagio de Supervisão Escolar na tentativa de encontrar uma nova visão educacional. Para isso escolhemos o Grupo Escolar Cecília Estolano Meireles onde percebemos ao chegar, que este se encontra no tocante a sua prática pedagógica, em mudança, devido a nova administração, sendo que ainda é um processo lento porque as professoras estão habituadas a usar métodos antiquados ficando difícil mudá-los a curto prazo, como também existe o problema de carência em todos os sentidos alusivos ao processo ensino-aprendizagem. Na tentativa de dar novos incentivos e ajudar a direção da escola a se libertar, tantos os professores e estes a seus alunos, desta educação passiva e ligada a processos anteriores, procuramos nos engajar neste movimento renovador e libertador já que educação é o exercício da liberdade do homem para estruturar o seu projeto de existência, para viver os diferentes horizontes da cultural, e trabalhar com as professoras por meio de sessões de estudo, onde abordamos vários temas tanto de conteúdos, como informativos, todos do interesse dos membros daquela comunidade escolar, com o objetivo de que a mudança fosse sentida por todos e todos se encontrassem num processo educativo dinâmico e livre, através de um trabalho participativo e cooperativo porque só dessa maneira poderíamos ver todas ou quase todas as dificuldades para que pudéssemos trabalhar era torno delas e encontrarmos soluções que atendessem as necessidades mais urgentes.
Abstract: To innovate means to introduce changes in an object in a planned way aiming to produce improvement in it and education, and this, a process that must be renewed every day and applied according to the environment in which it is needed. But what we are seeing and feeling is a departure from reality and the application of inappropriate and often outdated and disintegrated methods of the current moment. In view of these problems, we seek to develop our activities of the School Supervision Internship in an attempt to find a new educational vision. For that, we chose the Cecília Estolano Meireles School Group where we realized when we arrived, that this is in terms of its pedagogical practice, however, due to the new administration, and it is still a slow process because the teachers are used to using old-fashioned methods, difficult to change them in the short term, as well as the lack of problem in all senses referring to the teaching-learning process. In an attempt to give new incentives and help the school management to free themselves, so many teachers and these to their students, from this passive education and linked to previous processes, we try to engage in this renewing and liberating movement since education is the exercise of freedom of man to structure his project of existence, to live the different horizons of the cultural, and to work with the teachers through study sessions, where we approach several topics of both content and information, all of interest to the members of that school community, with the objective that the change would be felt by everyone and everyone would be in a dynamic and free educational process, through a participative and cooperative work because only in this way we could see all or almost all the difficulties so that we could work around them and find solutions that meet the most urgent needs.
Keywords: Educação
Supervisão escolar
Ensino - aprendizagem
Liberdade
Education
School Supervision
Teaching - Learning
Freedom
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12051
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSA MARIA FERREIRA DE ALENCAR. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 1987.pdfRosa Maria Ferreira de Alencar; Vandalucia Lins de Carvalho. TCC. Licenciatura em Pedagogia.1987.7.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.