Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12052
Title: Uma nova experiência do Estágio de Supervisão Escolar.
Other Titles: A new experience of the School Supervision Internship.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria Izabel Domingos da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GOMES , Maria Ilbaniza.
Keywords: Educação;Supervisão escolar;Escolas Públicas;Alunos;Ensino - aprendizagem;Education;School Supervision;Public Schools;Students;Teaching - Learning
Issue Date: Aug-1987
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria Izabel Domingos da. Uma nova experiência do Estágio de Supervisão Escolar. 1987. 23f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1987.
???metadata.dc.description.resumo???: São inúmeros os problemas enfrentados pela escola, seja de ordem política, econômica ou social. As nossas escolas públicas funcionam em difíceis condições, principalmente as mantidas pelo município. Legalmente, são garantidas condições de ensino, mas na prática isso não ocorre. A Escola de 1º GrauVirgílio de Aguiar Gurgel, localizada no Bairro Além Rio, não fica de fora desses problemas.È uma escola mantida pelo governo municipal, que foi criada com o objetivo de atender a clientela do nível sócio-econômico baixo, bem como dos sítios circunvizinhos. São muitos os problemas enfrentados tanto pelo corpo docente, como pelo corpo discente daquela escola. Um dos principais problemas é a falta do material de pesquisa, uma vez que a escola não dispõe de biblioteca. Isso vimos refletido no aluno que não desenvolve a habilidade de pesquisa, e o no professor que limita suas aulinhas em simples repasses rotineiros. A falta de atualização de conhecimento é algo que também pudemos perceber explicitamente no professor. Tudo isso funciona como entraves, prejudicando o processo ensino-aprendizagem. Diante disso é que tencionamos trabalhar junto aos professores, em sessões de estudos de conteúdos e atualização de conhecimento, de acordo com as necessidades apresentadas, visando melhorar a aprendizagem naquela Instituição de Ensino.
Abstract: There are countless problems faced by the school, whether political, economic or social. Our public schools operate in difficult conditions, mainly those maintained by the municipality. Legally, teaching conditions are guaranteed, but in practice this does not happen. The Escola de 1º GrauVirgílio de Aguiar Gurgel, located in Bairro Além Rio, is not left out of these problems.È a school maintained by the municipal government, which was created with the objective of serving low socioeconomic level clients, as well as surrounding sites. There are many problems faced by both the faculty and the student body of that school. One of the main problems is the lack of research material, since the school does not have a library. This was reflected in the student who does not develop the research skill, and in the teacher who limits his classes to simple routine transfers. The lack of updated knowledge is something that we could also see explicitly in the teacher. All of this works as obstacles, hindering the teaching-learning process. In view of this, we intend to work with teachers, in content study sessions and updating knowledge, according to the needs presented, aiming to improve learning at that Educational Institution.
Keywords: Educação
Supervisão escolar
Escolas Públicas
Alunos
Ensino - aprendizagem
Education
School Supervision
Public Schools
Students
Teaching - Learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12052
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA IZABEL DOMINGOS DA SILVA. RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGOGIA. CFP 1987.pdfMaria Izabel Domingos da Silva. Relatório de Estágio Pedagogia. CFP 1987.5.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.