Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12064
Title: Relatório do Documento Final do Estágio de Supervisão Escolar.
Other Titles: Report of the Final Document of the School Supervision Internship.
???metadata.dc.creator???: LOPES, Maria do Socorro.
DUARTE, Francisca das Chagas Gama.
ALMEIDA, Maria do Socorro Campos Ferreira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GOMES , Maria Ilbaniza.
Keywords: Educação;Supervisão escolar;Evasão escolar;Professor / aluno;Education;School Supervision;School Dropout;Teacher Student
Issue Date: Jan-1988
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LOPES, Maria do Socorro; DUARTE, Francisca das Chagas Gama; ALMEIDA, Maria do Socorro Campos Ferreira. Relatório do Documento Final Estágio de Supervisão Escolar. 1988. 30f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1988.
???metadata.dc.description.resumo???: A educação brasileira não está atendendo aos anseios da maioria da população. Assim sendo deixa de formar pessoas conscientes a críticas para uma prática libertadora. O primeiro grau no Brasil parece ser mais elitista, pois é nele que encontramos os maiores índices de evasão escolar. Por este motivo necessitamos de pessoas comprometidas com a educação com idéias renovadas, na tentativa da formar educandos de consciência crítica, no tocante, aos aspectos atuais da educação. Iniciamos as nossas atividades de estágio, onde observarmos de imediato problemas existentes no que se refere aos planos de ensino, pois, os mesmos eram trabalhado e aleatoriamente e desvinculados da realidade dos alunos. Destacamos ainda a falta de integração entre os professores e o pessoal da administração, como também o não relacionamento entre professor e aluno. Considerando todos os aspectos abordados procuramos fazer um trabalho sério e prático de acordo com as necessidades reais do alunado, visando minimizar as dificuldades da aprendizagem vivenciados pelos alunos da 1º fase, para isto tentamos realizar o nosso trabalho, através de reuniões e sessões de estudo com os professoras, objetivando integrá-los nessa prática pedagógica.
Abstract: Brazilian education is not meeting the wishes of the majority of the population. Thus, it ceases to form conscious people to criticize for a liberating practice. The first degree in Brazil seems to be more elitist, because it is in this that we find the highest school dropout rates. For this reason, we need people committed to education with renewed ideas, in an attempt to train students with a critical conscience, regarding the current aspects of education. We started our internship activities, where we immediately observe existing problems with regard to teaching plans, as they were worked and randomly and disconnected from the students' reality. We also highlight the lack of integration between teachers and administration personnel, as well as the lack of relationship between teacher and student. Considering all the aspects covered, we try to do a serious and practical work according to the real needs of the student, aiming to minimize the learning difficulties experienced by the students of the 1st phase, for this we try to carry out our work, through meetings and study sessions with teachers, aiming to integrate them in this pedagogical practice.
Keywords: Educação
Supervisão escolar
Evasão escolar
Professor / aluno
Education
School Supervision
School Dropout
Teacher Student
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12064
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DO SOCORRO LOPES. RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGOGIA. CFP 1988.pdf Francisca das Chagas Gama Duarte; Maria Do Socorro Campos Ferreira Almeida; Maria do Socorro Lopes. Relatório de Estágio Pedagogia. CFP 1988.4.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.