Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12079
Title: Relatório de Estágio Supervisão Escolar.
Other Titles: School Supervision Internship Report.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Maria Helena Filgueira Araújo da.
Keywords: Educação;Supervisão escolar;Aprendizagem;Leitura e escrita;Education;School Supervision;Learning;Reading and Writing
Issue Date: Jul-1988
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Maria Helena Filgueira Araújo da. Relatório de Estágio de Supervisão Escolar: Proposta de trabalho, projeto de incentivo á leitura e escrita. 1988. 10f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1988.
???metadata.dc.description.resumo???: Atualmente a escola brasileira tem sido motivo de grande discussão no que se refere ao ensino. Verificamos que o índice de aprendizagem dos alunos vem baixando sensivelmente, principalmente nas séries iniciais, sobretudo no processo de alfabetização. Diante destas constatações resolvemos realizar o estágio de supervisão escolar, numa turma de 1º série, em uma escola municipal de 1º grau na tentativa de minimizar os problemas detectados por ocasião do estágio. Em visita a escola e através de conversas informais junto aos professores, bem como questionários aplicados aos alunos da série em estado, constatamos as dificuldades no domínio da leitura e da escrita. Desta forma, a nossa disposição seria trabalhar junto aos alunos e professor, as dificuldades, frente o processo de leitura e escrita, podendo acompanhar melhor a prática cotidiana dos alunos da 1º série, questionando junto a professora uma forma de trabalhar com os alunos e aprender a ler e a escrever. Diante do problema em estudo, propomos fazer um trabalho, com a 1º série objetivando captar o nível de dificuldade do alunado, direta ou indiretamente para amenizar as deficiências apresentadas nesta área de ensino, na esperança de poder contribuir para melhorar a questão do domínio da leitura e da escrita.
Abstract: Currently, the Brazilian school has been the subject of much discussion regarding teaching. We found that the students' learning index has been dropping significantly, mainly in the initial grades, especially in the literacy process. In view of these findings, we decided to do the school supervision internship, in a 1st grade class, in a 1st grade municipal school in an attempt to minimize the problems detected during the internship. Visiting the school and through informal conversations with teachers, as well as questionnaires applied to students in the grade in state, we found difficulties in the field of reading and writing. In this way, our willingness would be to work with the students and the teacher, the difficulties, facing the process of reading and writing, being able to better follow the daily practice of the students of the 1st grade, questioning together with the teacher a way of working with the students and learning reading and writing. In view of the problem under study, we propose to do a work, with the 1st grade aiming to capture the level of difficulty of the students, directly or indirectly to alleviate the deficiencies presented in this area of ​​teaching, in the hope of being able to contribute to improve the question of the domain of reading and writing.
Keywords: Educação
Supervisão escolar
Aprendizagem
Leitura e escrita
Education
School Supervision
Learning
Reading and Writing
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12079
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA HELENA FILGUEIRA ARAÚJO DA COSTA. RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGOGIA. CFP 1988.pdf Maria Helena Filgueira Araújo da Costa. Relatório de Estágio Pedagogia. CFP 1988. 1.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.