Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12083
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA alfabetização visa criar situações básicas para que educando possa aprender e desenvolver habilidades que, lhes serão exigidas nas etapas subseqüente da sua formação (SOUZA 70, p.9). Iniciamos nosso estágio na Escola Municipal de 1º grau Virgilio de Aguiar Gurgel, através de questionamentos, conversas informais com professores e alunos, e sentimos a necessidade de se trabalhar com leitura e escrita, visto que os alunos sentem dificuldades em acompanhar a 2º série por falta de uma maior preparação das séries anteriores. Entendemos que é de fundamental importância a leitura para o desenvolvimento intelectual e a compreensão da realidade sócio-cultural do aluno uma vez que a aprendizagem é influenciada por suas experiências de vida. Nosso objetivo neste trabalho é amenizar essas deficiências e ao mesmo tempo tentamos contribuir direto e indiretamente nas atividades desenvolvidas pela professora, a fim de que haja um melhor rendimento do processo ensino-aprendizagem. Diante de tais deficiências trabalhamos com uma turma de 2º série, no total de 31 alunos. Procurando oferecer sugestões para estimular o processo de leitura e escrita, mas diretamente ao estudo de formação das palavras com dígrafos. Paralelamente, faz-se considerações básicas sobre a natureza e evolução da escrita, objetivando melhorar o processo de ensino-aprendizagem, sobretudo nas series iniciais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleRelatório de Estágio Supervisionado em Supervisão Escolar.pt_BR
dc.date.issued1988
dc.description.abstractLiteracy aims to create basic situations so that students can learn and develop skills that will be required in the subsequent stages of their training (SOUZA 70, p.9). We started our internship at the 1st grade Municipal School Virgilio de Aguiar Gurgel, through questioning, informal conversations with teachers and students, and we felt the need to work with reading and writing, since students feel difficult to follow the 2nd grade due to lack greater preparation of the previous series. We understand that reading is of fundamental importance for the intellectual development and the understanding of the student's socio-cultural reality since learning is influenced by their life experiences. Our objective in this work is to alleviate these deficiencies and at the same time we try to contribute directly and indirectly to the activities developed by the teacher, so that there is a better performance of the teaching-learning process. In view of these deficiencies, we worked with a 2nd grade class, totaling 31 students. Seeking to offer suggestions to stimulate the reading and writing process, but directly to the study of word formation with digraphs. At the same time, basic considerations are made about the nature and evolution of writing, aiming to improve the teaching-learning process, especially in the initial grades.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12083
dc.date.accessioned2020-02-19T11:01:10Z
dc.date.available2020-02-19
dc.date.available2020-02-19T11:01:10Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSupervisão escolarpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSchool Supervisionpt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectStudentspt_BR
dc.subjectReading and Writingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMACÊDO, Maria Ledevânia Torquato de.
dc.creatorJORGE, Rita Lima.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSupervised Internship Report on School Supervision.pt_BR
dc.identifier.citationMACÊDO, Maria Ledevânia Torquato de; JORGE, Rita Lima. Relatório de Estágio Supervisionado em Supervisão Escolar. 1988. 30f. Relatório (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1988.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA LEDEVÂNIA TORQUATO DE MACÊDO. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 1988.PDFMaria Ledevânia Torquato de Macêdo; Rita Lima Jorge. TCC. Licenciatura em Pedagogia. 1988.5.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.