Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/121
Title: Recommender systems for UML class diagrams.
???metadata.dc.creator???: TOLEDO, Saulo Soares de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RAMALHO, Franklin de Souza.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: MARINHO, Leandro Balby.
Keywords: Engenharia de software.;Modelos UML.;Sistema de recomendação.;Diagramas de classe.;UML Diagrams.;Recommender systems.;Class diagrams.;Ontorec.
Issue Date: 5-Sep-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: TOLEDO, Saulo Soares de. Recommender systems for UML class diagrams. 143 f. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação. Centro de Engenharia Elétrica e Informática. Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande - PB, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Modelos UML são usados de várias formas na engenharia de software. Eles podem modelar desde requisitos até todo o software, e compreendem vários diagramas. O diagrama de classes, o mais popular dentre os diagramas da UML, faz uso de vários elementos UML e adornos, tais como abstração, interfaces, atributos derivados, conjuntos de generalização, composições e agregações. Atualmente, não há maneira fácil de encontrar este tipo de diagrama com base nestas características para a reutilização ou a aprendizagem por tarefas de exemplo. Por outro lado, Sistemas de Recomendação são ferramentas e técnicas que são capazes de descobrir os elementos mais adequados para um usuário, dentre muitos outros. Existem várias técnicas de recomendação, que usam informações dos elementos de várias maneiras, ao uso da opinião de outros usuários. Sistemas de recomendação já foram utilizados com sucesso em vários problemas de engenharia de software. Este trabalho tem como objetivo propor e avaliar (i) uma representação baseada em conteúdo para diagramas de classe e as preferências do usuário,(ii) um novo algoritmo de recomendação baseado no conhecimento, (iii) a aplicação deste algoritmo e outros dois outros do estado da arte para a recomendação de diagramas de classe UML e (iv) uma avaliação destas abordagens contra uma sugestão aleatória. Para atingir este objetivo, foi realizado um estudo de caso com estudantes de ciência da computação e egressos. Depois de comparar os algoritmos, os nossos resultados mostram que, para o nosso conjunto de dados, todos eles são melhores do que uma recomendação aleatória.
Keywords: Engenharia de software.
Modelos UML.
Sistema de recomendação.
Diagramas de classe.
UML Diagrams.
Recommender systems.
Class diagrams.
Ontorec.
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da computação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/121
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_saulo_toledo_recsys_uml.pdf2.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.