Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12107
Title: Relatório do Documento Final do Estágio de Supervisão Escolar.
Other Titles: Report of the Final Document of the School Supervision Internship.
???metadata.dc.creator???: GABRIEL, Raimunda Rosalina C.
BEZERRA, Maria Edini Trigueiro.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GOMES, Maria Ilbaniza.
Keywords: Educação;Supervisão escolar;Metodologia de ensino;Alunos;Leitura e escrita;Professores;Education;School Supervision;Teaching Methodology;Students;Reading and Writing;Teachers
Issue Date: Jan-1988
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GABRIEL, Raimunda Rosalina C.; BEZERRA, Maria Edini Trigueiro. Relatório do Documento Final Estágio de Supervisão Escolar. 1988. 22f. Relatório (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1988.
???metadata.dc.description.resumo???: “Quando começamos a organizar os conhecimentos adquiridos, a partir das situações que a realidade impõe e da nossa situação nela, quando começamos a estabelecer relações entre as experiências e a tentar resolver os problemas que nos apresentam, aí então estamos procedendo leituras as quais nos habilitam basicamente a ler tudo e qualquer coisa". (Martins,1336.17 p.). Ao iniciarmos nossas atividades didáticas por ocasião do nosso estágio, conhecemos a realidade da escola onde percebemos de imediato, deficiências nas metodologias de trabalho dos professores de 1º e 2º série o que vinha dificultar o aprendizado da leitura e de escrita dos alunos. Após detectarmos tais deficiências realizamos reuniões, sessões de estudo, fichamentos, questionários e entrevistas com os professores com o objetivo de encontrarmos soluções para minimizar as dificuldades específicas de leitura e escrita, e ainda abordamos textos de conhecimentos gerais buscando integrar os professores a sua realidade social.
Abstract: “When we start to organize the acquired knowledge, from the situations that reality imposes and our situation in it, when we start to establish relationships between experiences and try to solve the problems that present us, then we are proceeding with readings which enable us basically reading everything and anything ". (Martins, 1336.17 p.). When we started our didactic activities during our internship, we got to know the reality of the school where we immediately noticed deficiencies in the work methodologies of the 1st and 2nd grade teachers what made it difficult for students to learn to read and write. After detecting such deficiencies, we held meetings, study sessions, records, questionnaires and interviews with teachers in order to find solutions to minimize specific reading and writing difficulties, and we still address general knowledge texts seeking to integrate teachers s your social reality.
Keywords: Educação
Supervisão escolar
Metodologia de ensino
Alunos
Leitura e escrita
Professores
Education
School Supervision
Teaching Methodology
Students
Reading and Writing
Teachers
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12107
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAIMUNDA ROSALINA C. GABRIEL. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 1988.pdfRaimunda Rosalina C. Gabriel; Maria Edini Trigueiro Bezerra. TCC. Licenciatura em Pedagogia. 1988.2.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.