Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12125
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPEREIRA, A. B. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1462927480373857pt_BR
dc.contributor.advisor1NAGASHIMA , Alynne Mendonça Saraiva.-
dc.contributor.advisor1IDSARAIVA, Alynne Mendonçapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8869678305441029pt_BR
dc.contributor.referee1MEDEIROS, Francinalva Dantas de.-
dc.contributor.referee2COSTA NETO, Benedito Marinho da.-
dc.contributor.referee2IDCOSTA NETO, B. M.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2398679381964315pt_BR
dc.description.resumoCom a criação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), em maio de 2006, abriu-se um novo contexto para a inserção das práticas integrativas e complementares (PICS) no Sistema Único de Saúde (SUS), exigindo a necessidade de aproximação e estudos durante a formação profissional, para que os estudantes possam refletir, desenvolver e analisar esses recursos ainda durante a graduação, sendo a extensão universitária uma excelente oportunidade, pois favorece uma aproximação entre universidade e comunidade. Objetivos: avaliar as percepções, dificuldades e repercussões que as vivências com PICS proporcionaram na vida acadêmica e pessoal de discentes que foram extensionistas em projetos com PICS Metodologia: Pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, realizada em um dos Campus da Universidade Federal de Campina Grande com 4 estudantes do curso de nutrição, 2 da farmácia e 1 da enfermagem. A coleta foi realizada através de entrevistas semiestruturadas e material analisado pela técnica: análise de conteúdo. Resultados e Discussões: As PICS atuam no cuidado de si, do outro e de nós, além de serem protagonistas do cuidado humanizado, agregar saberes teórico-prático e transformar a realidade pessoal dos indivíduos, entretanto, existem muitos desafios pela frente, como a pouca disseminação e descrença dos seus efeitos benéficos, dificultando a eficácia de sua implementação. Conclusão: É fundamental a reflexão sobre a importância de ampliar os espaços acadêmicos para discussão do tema, qualificando e integrando estas práticas na formação superior dos estudantes da saúde, nas três esferas indissociáveis da instituição: ensino, extensão e pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnfermagempt_BR
dc.title"Harmonizar" práticas integrativas e complementares na extensão universitária.pt_BR
dc.date.issued2019-11-13-
dc.description.abstractWith the creation of the National Policy for Integrative and Complementary Practices (PNPIC) in May 2006, a new context was opened for the insertion of Integrative and Complementary Practices (PICS) into the Unified Health System (SUS), requiring the The need for approximation and studies during vocational training, so that students can reflect, develop and analyze these resources even during undergraduate studies, being the university extension an excellent opportunity, as it favors a closer relationship between university and community. Objectives: To evaluate the perceptions, difficulties and repercussions that the experiences with PICS provided in the academic and personal lives of students who were extensionists in projects with PICS. Methodology: Qualitative, exploratory and descriptive research, conducted in one of the Federal University Campuses. of Campina Grande with 4 students from the nutrition course, 2 from the pharmacy and 1 from the nursing. The collection was performed through semi-structured interviews and material analyzed by the technique: content analysis. Results and Discussions: The PICS act in caring for themselves, others and us, besides being protagonists of humanized care, adding theoretical and practical knowledge and transforming the personal reality of individuals, however, there are many challenges ahead, such as the lack of dissemination and disbelief of its beneficial effects, hindering the effectiveness of its implementation. Conclusion: It is essential to reflect on the importance of expanding academic spaces for discussion of the theme, qualifying and integrating these practices in the higher education of health students, in the three inseparable spheres of the institution: teaching, extension and research.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12125-
dc.date.accessioned2020-02-19T17:34:48Z-
dc.date.available2020-02-19-
dc.date.available2020-02-19T17:34:48Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTerapias complementarespt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectExtensãopt_BR
dc.subjectComplementary therapiespt_BR
dc.subjectStudentspt_BR
dc.subjectExtensionpt_BR
dc.subjectTerapias complementarias-
dc.subjectEstudiantes-
dc.subjectExtensión-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEREIRA, Ana Beatriz Nogueira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative"Harmonize" integrative and complementary practices in university extension.pt_BR
dc.title.alternative"Armonizar" prácticas integradoras y complementarias en extensión universitaria.-
dc.identifier.citationPEREIRA, Ana Beatriz Nogueira. "Harmonizar ": praticas integrativas e complementares na extensão universitária. 2019. 37 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.pt_BR
dc.description.resumenCon la creación de la Política Nacional de Prácticas Integrativas y Complementarias (PNPIC), en mayo de 2006, se abrió un nuevo contexto para la inserción de prácticas integradoras y complementarias (PICS) en el Sistema Único de Salud (SUS), exigiendo la necesidad de abordaje y estudios durante la formación profesional, para que los estudiantes puedan reflexionar, desarrollar y analizar estos recursos incluso durante la graduación, siendo la extensión universitaria una excelente oportunidad, ya que favorece una relación más cercana entre universidad y comunidad. Objetivos: evaluar las percepciones, dificultades y repercusiones que las experiencias con PICS proporcionaron en la vida académica y personal de los estudiantes que fueron extensionistas en proyectos con PICS Metodología: Investigación cualitativa, exploratoria y descriptiva, realizada en uno de los campus de la Universidad Federal. de Campina Grande con 4 alumnos del curso de nutrición, 2 de farmacia y 1 de enfermería. La recogida se realizó mediante entrevistas semiestructuradas y material analizado mediante la técnica: análisis de contenido. Resultados y Discusiones: Los PICS actúan en el cuidado de sí mismos, de los demás y de nosotros, además de ser protagonistas del cuidado humanizado, sumando conocimientos teóricos y prácticos y transformando la realidad personal de los individuos, sin embargo, hay muchos desafíos por delante, como la poca difusión e incredulidad de sus efectos beneficiosos, lo que dificulta la efectividad de su implementación. Conclusión: Es fundamental reflexionar sobre la importancia de ampliar los espacios académicos para la discusión del tema, capacitando e integrando estas prácticas en la educación superior de los estudiantes de salud, en las tres esferas inseparables de la institución: docencia, extensión e investigación.-
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA BEATRIZ NOGUEIRA PEREIRA - TCC BACHARELADO EM ENFERMAGEM CES 2019.pdfAna Beatriz Nogueira Pereira - TCC Bacharelado em Enfermagem CES 2019476.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.