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Title: O Uso das Mídias Sociais no Marketing Esportivo: Um Estudo no Treze Futebol Clube.
Other Titles: The Use of Social Media in Sports Marketing: A Study at Thirteen Football Club.
???metadata.dc.creator???: BAZANTE, Arthur Monteiro.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AGUIAR, Edvan Cruz.
Keywords: Treze Futebol Clube;Marketing esportivo;Mídiais sociais;Thirteen Football Club;Sports marketing;Social media
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BAZANTE, Arthur Monteiro. O Uso das Mídias Sociais no Marketing Esportivo: Um Estudo no Treze Futebol Clube. 25 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12157
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa teve como objetivo analisar o uso das mídias sociais no marketing esportivo no Treze Futebol Clube pela pespectiva do gestor e dos torcedores. A partir da revisão da literatura referente aos tópicos de marketing digital, mídiais sociais, marketing esportivo e redes sociais realizou-se uma pesquisa de abordagem (qualitativa e quantitativa). A fase qualitativa envolveu a realização de entrevista junto ao gestor de mídias sociais do Treze Futebol Clube. A etapa quantitativa do estudo compreendeu a aplicação de um survey com 105 torcedores do clube. Os resultados obtidos indicam que o clube faz uso das mídias sociais de forma deliberada para aproximar o torcedor do clube e cerar vendas de ingressos, canecas e demais produtos. Do ponto de vista do torcedor, a maioria dos torcedores que utiliza as redes sociais do clube frequenta os jogos. O público é majoritariamente jovem e frequentemente compra os produtos do clube. O estudo sugere que o uso de mídias sociais por parte dos clubes de futebol pode contribuir para a geração de receita e engajamento do torcedor, por exemplo, o estudo do Corinthians Futebol Clube no Marketing esportivo: repensando a gestão de um clube de futebol no Brasil.
Abstract: This research had the objective of analyzing the use of social media by Thirteen Soccer Club by the perspective of the manager and the fans. From the literature review on the topics of digital marketing, social media, sports marketing and social networks, a qualitative and quantitative approach was carried out. The qualitative phase involved an interview with the social media manager of Thirteen Football Club. The quantitative stage of the study comprised the application of a survey of 105 club supporters. The results indicate that the club makes use of social media deliberately to bring the fan closer to the club and to seal sales of tickets, mugs and other products. From the consumer's point of view, the majority of fans using the club's social networks attend games. The public is mostly young and often buys the club's products. The study suggests that the use of social media by football clubs can contribute to customer revenue and engagement.
Keywords: Treze Futebol Clube
Marketing esportivo
Mídiais sociais
Thirteen Football Club
Sports marketing
Social media
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12157
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