Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12171
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9303633756654356pt_BR
dc.contributor.advisor1JUNQUEIRA, Helmara Giccelli Formiga Wanderley.-
dc.contributor.advisor1IDJUNQUEIRA, H. G. F. W.-
dc.contributor.referee1TOMAZ, Marianna Andrade.-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0681668636904247pt_BR
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Juliana e Silva de.-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2874345339269386pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho visa percorrer acercar das imposições da inserção de crianças com patologias psicológicas nas escolas públicas regulares da cidade de Sousa no estado da Paraíba. Buscou-se analisar criticamente o cumprimento da plena educação analisando a efetivação das políticas nacionais de inclusão educacional de crianças portadoras de transtornos mentais, em consonância com a Lei 10.216/2001 e de acordo com as recomendações contidas na Declaração de Salamanca, de 1994. Diante do objetivo posto a pesquisa foi aplicada por meio de entrevistas com roteiros semiestruturados, correspondendo a uma pesquisa de campo qualitativa de caráter exploratório, e as respostas analisadas mediante a vertente marxista critica dialética. As entrevistas foram realizadas em escolas da cidade de Sousa-PB, e Secretaria da Educação, voltada para profissionais com formação em pedagogia e psicologia. O trabalho é focalizado em analisar o compromisso do Estado com a educação inclusiva que por diversas vezes não oportuniza capacitação aos docentes, e os desafios enfrentados pelos profissionais que acabam reforçando o discurso de desresponsabilização estatal levados pela ideia de que o que já foi desenvolvido já resolveu o problema da inserção adequada destas crianças, analisou-se de forma crítica a inserção destas crianças, que por muitas vezes pela falta comprometimento por parte de sua família, de aparato de outros órgãos que lhes viabilize um tratamento acordado com a escola encontra muitas dificuldades no seu caminho, mas que a entre lutas e entraves há avanços na educação inclusiva da cidade de Sousa-PB. Na construção do mesmo foram utilizados leituras de grandes estudiosos da saúde mental como: Paulo Amarante, Franco Basaglia, Sandra Caponi, Isaias Pessoti, entre outros autores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqServiço Socialpt_BR
dc.titleEducação inclusiva para crianças com transtorno mentais em escolas da rede pública de educação da cidade de Sousa - PB.pt_BR
dc.date.issued2018-03-12-
dc.description.abstractThis work aims to go closer to the impositions of the insertion of children with psychological pathologies in the regular public schools of the city of Sousa in the state of Paraíba. The aim was to critically analyze the fulfillment of full education by analyzing the effectiveness of national policies for the educational inclusion of children with mental disorders, in accordance with Law 10.216 / 2001 and in accordance with the recommendations contained in the Declaration of Salamanca, 1994. of the research objective was applied through interviews with semistructured scripts, corresponding to a qualitative field research of an exploratory nature, and the answers analyzed through the dialectical critique of Marxism. The interviews were carried out in schools of the city of Sousa-PB, and Secretary of Education, aimed at professionals with training in pedagogy and psychology. The work is focused on analyzing the state's commitment to inclusive education, which on several occasions does not provide training for teachers, and the challenges faced by professionals who end up reinforcing the discourse of state responsibility given the idea that what has already been developed has already solved the problem of the adequate insertion of these children, a critical analysis was made of the insertion of these children, who often because of the lack of commitment on the part of their family, of the apparatus of other organs that allows them a treatment agreed with the school, finds many difficulties in the their path, but that between struggles and obstacles there are advances in the inclusive education of the city of Sousa-PB.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12171-
dc.date.accessioned2020-02-21T16:54:52Z-
dc.date.available2020-02-21-
dc.date.available2020-02-21T16:54:52Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectPatologias psicológicaspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectLuta antimanicomialpt_BR
dc.subjectMental healthpt_BR
dc.subjectPsychological pathologiespt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectAntimanicomial strugglept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMEDEIROS, Kamilla Gomes,-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInclusive education for children with mental disorders in public schools in the city of Sousa - PB.pt_BR
dc.identifier.citationMEDEIROS, Kamilla Gomes. Educação inclusiva para crianças com transtorno mentais em escolas da rede pública de educação da cidade de Sousa - PB. 2018. - Monografia (Curso de Graduação em Serviço Social) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande, – Sousa/PB – Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Serviço Social - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KAMILLA GOMES MEDEIROS - TCC SERVIÇO SOCIAL 2018.pdfKamilla Gomes Medeiros - TCC Serviço social 2018472.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.