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Title: Marketing viral: uma análise sobre seus efeitos nas decisões de compra dos consumidores jovens.
Other Titles: Viral marketing: an analysis of its effects on young consumers' purchasing decisions.
???metadata.dc.creator???: DANTAS, Charles Lindemberg Monteiro.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAVALCANTI., Elmano Pontes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Verônica Macário de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: AGUIAR, Edvan Cruz.
Keywords: Marketing viral;Internet;Consumidor jovem;Viral marketing;Young consumer
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DANTAS, Charles Lindemberg Monteiro. Marketing viral: uma análise sobre seus efeitos nas decisões de compra dos consumidores jovens. 2018. 80 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12179
???metadata.dc.description.resumo???: A contínua evolução das tecnologias, potencializadas pela internet, têm moldado e dinamizado o mundo dos negócios. Neste cenário, emerge o consumidor jovem, nativo digital, bem informado e influenciador em novas tendências, eles confiam mais em seus círculos sociais do que nas marcas, desafiando os profissionais do marketing a se adaptarem a este ambiente cada vez mais competitivo. Diante disso, o marketing viral se apresenta como uma alternativa para as empresas promoverem suas marcas, tendo em vista o uso do seu efeito propagador, dinâmico e espontâneo. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar a efetividade da influência do marketing viral na decisão de compra do consumidor jovem. A metodologia caracterizou-se como descritiva. A unidade de análise foi composta, em sua maioria por estudantes e gerada através de um universo de 221 contatos. Foram utilizadas técnicas de amostragem não probabilísticas por conveniência e bola de neve, resultando em 53 respostas. O questionário eletrônico foi o instrumento utilizado para a coleta de dados e a ele agregado um vídeo publicitário. Os resultados apontaram uma elevada frequência de uso da internet por parte dos respondentes e o smartphone como sendo o dispositivo mais usado para o acesso. Observou-se certa desconfiança com relação às propagandas em geral e que antes de adquirir um produto/serviço esses respondentes costumam reforçar suas convicções através de informações provindas da internet, sentem-se mais afetados por comentários negativos do que positivos em suas escolhas e estão mais inclinados a realizar compras quando as informações virem de pessoas conhecidas. Foi percebido também, que na faixa etária de até 20 anos houve uma maior propensão em compartilhar e disseminar conteúdos, como também de comprar e recomendar uma marca através da internet. Finalmente, pôde-se deduzir que o marketing viral, mesmo ainda sendo pouco explorado, pode tornar-se um aliado estratégico para as marcas, na divulgação e disseminação de conteúdos diversos através da internet, influenciando nas decisões de compras, principalmente entre os mais jovens.
Abstract: The continous evolution of technologies, potentionalized by internet, have been molding and make easier the world of business. In that case, emerges the young consumer, native of the digital technology, informed and influenciator of new trends, they believe more in their social circle than brands, making the professionals of marketing adapt for this more and more competitive place. In front of that the viral marketing shows a new alternative for the companies to promove their brands, having in mind the use of propagating effect, dinamic and espontanious. Therefore, the objective of this study was to analyze the extent to which viral marketing can influence the decision of buying of young consumer. The methodology is characterized descriptive. The unity of analysis was composed of students and generated through a universe of 221 contacts. Non-probabilistic sampling techniques were used for convenience and snowball, resulting in 53 responses. The electronic questionnaire was the instrument used for the collection of data and he added an advertising video. The results pointed to a high frequency of internet use by the respondents and the smartphone as the most used device for access. There was a certain mistrust regarding advertisements in general, and before acquiring a product/service, these respondents often reinforce their convictions through information from the internet, they are more affected by negative comments than positive in their choices and are more inclined to make purchases when the information comes from known people. It was also noticed that in the age group of up to 20 years there was a greater propensity to share and disseminate contents, as well as to buy and recommend a brand through the internet. Finally, it can be deduced that viral marketing, even though it is still little explored, can become a strategic ally for brands, in the propagation and dissemination of diverse contents through the internet, influencing the purchasing decisions, especially among the younger ones.
Keywords: Marketing viral
Internet
Consumidor jovem
Viral marketing
Young consumer
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12179
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