Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12181
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCAMPOS, D. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2273786077004223pt_BR
dc.contributor.advisor1MIKI, Adriana Fumi Chim.-
dc.contributor.advisor1IDMIKI, A. F. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6294505765908268pt_BR
dc.contributor.referee1AGUIAR, Edvan Cruz.-
dc.contributor.referee1IDAGUIAR, E.C.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1131661295484485pt_BR
dc.contributor.referee2MELO, Lúcia Silva Albuquerque de.-
dc.contributor.referee2IDALBUQUERQUE, L. S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7135220151360318pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi identificar os elementos e forma dos espaços de educação criativa a partir da ótica dos principais atores envolvidos no âmbito do ensino da administração na educação universitária. Para isto o estudo se fundamenta em três principais teóricas: cocriação de valor, espaços criativos de educação e inovação educativa. A metodologia utilizada é qualitativa baseada num estudo de caso experimental em que operacionaliza um processo de cocriação de valor utilizando a técnica de Focus Group com uma amostragem intencional. Os integrantes da amostra foram professores, estudantes, servidores e direção da Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Campina Grande. Os resultados indicam um alinhamento com as perspectivas teóricas de inovação educativa e espaços criativos, no que tange a inovação institucional, especificamente estrutural e inovação didática. O modelo ideal de espaço criativo de educação cocriado pelo grupo mantem semelhança com os espaços de co-working e de estruturas organizacionais de empresas não tradicionais. Conclui-se que existe um consenso entre professores e alunos de que o espaço de salas de aula utilizados na atualidade, na grande maioria das universidades brasileiras, está ultrapassado e, é desestimulante para a criatividade, tanto para educadores como para estudantes, necessitando serem repensados urgentemente sob pena de serem um dos pontos gerados da evasão escolar. Finalmente, o espaço criativo de educação foi associado com interação, tecnologias, funcionalidades, gamificação e ócio criativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleEspaços de educação criativa na universidade: um processo de cocriação de valor.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractThis research objective was to identify the elements and form of creative education spaces from the perspective of the primary stakeholders in the context of university education of management degree. The theoretical background is based on three main perspectives: value creation, creative spaces of education and educational innovation. The methodology used is qualitative. It is an experimental case study that conducted a process of value co-creation using the Focus Group technique with an intentional sampling. The members of the sample were teachers, students, staff and heads of the Faculty of Administration and Accounting at the Federal University of Campina Grande. The results indicated alignment with the theoretical perspectives of educational innovation and creative spaces, regarding institutional innovation, in particular, structural and didactic change. Ideal creative space for education cocreated by the group maintains similarity to the co-working spaces and its philosophy, as well as, organizational structures of non-traditional firms. The conclusions indicated a consensus among teachers and students about the current classrooms used by the majority of Brazilian universities, which are considered outdated. The Focus group alert that traditional spaces discourage creativity for both educators and students, needing to be rethought urgently under penalty of being one of the points generated by school dropout. Finally, the creative education spaces were associated with the interaction, technologies, functionalities, gamification and creative leisure.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12181-
dc.date.accessioned2020-02-24T17:20:45Z-
dc.date.available2020-02-24-
dc.date.available2020-02-24T17:20:45Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCocriação de valorpt_BR
dc.subjectEspaço criativo de educaçãopt_BR
dc.subjectInovação educativapt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectFocus Grouppt_BR
dc.subjectValue co-creationpt_BR
dc.subjectCreative educational spacept_BR
dc.subjectUniversitypt_BR
dc.subjectInnovation educationalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCAMPOS, Danieli Barbosa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCreative education spaces at the university: a process of co-creation of value.pt_BR
dc.identifier.citationCAMPOS, Danieli Barbosa. Espaços de educação criativa na universidade: um processo de cocriação de valor. 2018. 54 f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12181pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIELI BARBOSA CAMPOS - MONOGRAFIA ADMINISTRAÇÃO CH 2018.pdfDanieli Barbosa Campos - Monografia Administração CH 2018559.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.