Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12191
Title: A poesia de Alice Ruiz: entre a prática de leitura e a recepção.
Other Titles: Alice Ruiz poetry: between reading and reception.
???metadata.dc.creator???: BATISTA, Marivaldo Omena.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, José Hélder Pinheiro.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NÓBREGA, Maria Marta dos S.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NEVES, Ana Lúcia Maria de Souza.
Keywords: Poesia de Alice Ruiz;Alice Ruiz poetry;Estilística;Stylistics;Estética da Recepção;Aesthetics of Reception;Estética de la recepción;Experiência de leitura;Poetisa
Issue Date: 26-Jul-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BATISTA, M. O. A POESIA DE ALICE RUIZ: entre a prática de leitura e a recepção. 2016. 170 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12191
???metadata.dc.description.resumo???: Partindo do pressuposto de que a poesia é um dos gêneros literários menos apreciados em sala de aula, enfatizamos a importância de aproximá-la dos estudantes à guisa de um planejamento metodológico. Neste contexto, a pesquisa visa analisar a recepção da poesia de Alice Ruiz em uma turma do 1º ano do ensino médio. A experiência foi realizada em uma escola da rede pública da cidade de Maceió–AL, com a colaboração de 27 alunos, sendo que 19 estudantes tiveram uma participação mais ativa. Para a incursão da poesia no âmbito escolar, procuramos elaborar um fazer pedagógico calcado em algumas premissas do Método Recepcional, de Aguiar e Bordini (1993). No que concerne aos estudos em torno da poesia de Alice Ruiz, o nosso primeiro capítulo apresentou uma perspectiva crítica e analítica. Para isto, estudamos, em um primeiro momento, a fortuna crítica da poetisa através do olhar de Murgel (2010), Marques (2012), Cruz e Tinoco (2012). Em um segundo momento do referido capítulo, houve a leitura de alguns poemas sob o ponto de vista da estilística de Cohen (1974) e de Staiger (1975), a fim de levantar alguns aspectos formais, estéticos, estilísticos e temáticos recorrentes no fazer poético de Alice Ruiz. O capítulo seguinte esteve centrado nas reflexões teóricas inspiradas em alguns preceitos da Estética da Recepção, de Jauss (1994), e o efeito estético, de Iser (1979). Em seguida, contemplamos o estudo em torno do leitor real em nossa pesquisa, formulado por Rouxel (2013), Kleiman (2002), Langlate (2013), Solé (1998). No terceiro capítulo, descrevemos e analisamos a recepção e a experiência de leitura em sala de aula. Na perspectiva metodológica de nosso trabalho, o modelo deste estudo corresponde à pesquisa-ação, uma vez que este estudo contribuiu para a formulação de uma prática de leitura que colaborou com a formação leitora no âmbito escolar de uma maneira mais significativa e prazerosa. Desse modo, os resultados obtidos em nossa pesquisa mostram estudantes mais interessados na leitura de poesia em sala de aula, bem como participativos e perceptivos no que se refere às questões estéticas e temáticas de alguns poemas da Alice Ruiz.
Abstract: Basado en el supuesto de que la poesía es uno de los géneros literarios menos apreciados en el aula, enfatizamos la importancia de acercarlo a los estudiantes como una planificación metodológica. En este contexto, la investigación tiene como objetivo analizar la recepción de la poesía de Alice Ruiz en una clase del primer año de secundaria. El experimento se llevó a cabo en una escuela pública en la ciudad de Maceió - AL, con la colaboración de 27 estudiantes, con una participación más activa de 19 estudiantes. Para la incursión de la poesía en el contexto escolar, intentamos elaborar un enfoque pedagógico basado en algunas premisas del Método Receptivo, de Aguiar y Bordini (1993). Con respecto a los estudios sobre la poesía de Alice Ruiz, nuestro primer capítulo presentó una perspectiva crítica y analítica. Con este fin, primero estudiamos la fortuna crítica de la poetisa a través de los ojos de Murgel (2010), Marques (2012), Cruz y Tinoco (2012). En una segunda parte de ese capítulo, se leyeron algunos poemas desde el punto de vista de la estilística de Cohen (1974) y Staiger (1975), con el fin de plantear algunos aspectos formales, estéticos, estilísticos y temáticos que son recurrentes en la creación poética. por Alice Ruiz. El siguiente capítulo se centró en reflexiones teóricas inspiradas en algunos preceptos de la estética de la recepción, de Jauss (1994), y el efecto estético, de Iser (1979). Luego, contemplamos el estudio sobre el lector real en nuestra investigación, formulado por Rouxel (2013), Kleiman (2002), Langlate (2013), Solé (1998). En el tercer capítulo, describimos y analizamos la experiencia de recepción y lectura en el aula. En la perspectiva metodológica de nuestro trabajo, el modelo de este estudio corresponde a la investigación de acción, ya que este estudio contribuyó a la formulación de una práctica de lectura que colaboró ​​con la formación de lectura en la escuela de una manera más significativa y agradable. De esta manera, los resultados obtenidos en nuestra investigación muestran a los estudiantes más interesados ​​en leer poesía en el aula, así como participativos y perceptivos con respecto a los temas estéticos y temáticos de algunos de los poemas de Alice Ruiz.
Keywords: Poesia de Alice Ruiz
Alice Ruiz poetry
Estilística
Stylistics
Estética da Recepção
Aesthetics of Reception
Estética de la recepción
Experiência de leitura
Poetisa
???metadata.dc.subject.cnpq???: Tópicos Específicos de Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12191
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIVALDO OMENA BATISTA – DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2016.pdfMarivaldo Omena Batista - Dissertação PPGLE CH 20162.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.