Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12197
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSALES, A. M. Q.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4894803683485008pt_BR
dc.contributor.advisor1PINHEIRO-MARIZ, Josilene.-
dc.contributor.advisor1IDPINHEIRO-MARIZ, J.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4945243844289619pt_BR
dc.contributor.referee1ALVES, José Helder Pinheiro.-
dc.contributor.referee2NEVES, Ana Lúcia Maria de Souza.-
dc.description.resumoEvidentemente, de um modo geral, a mulher árabe por vezes carrega o estereótipo de alguém sem autonomia nem voz. Diante desse fato, fazem-se necessários estudos que promovam práticas culturais de sujeitos historicamente emudecidos e invisibilizados, fomentando o respeito à diversidade. Partindo da compreensão de obra de arte como um produto expressivo da cultura, trazemos a seguinte questão norteadora para esta pesquisa: como a novela gráfica Broderies [Bordados], da autora iraniana Marjane Satrapi, pode favorecer um contato direto com a cultura do outro, a partir da temática memorialística? Assim, objetivamos identificar o diálogo entre culturas distintas, a partir de estudos sobre arte e memória, tendo como enfoque as representações culturais sobre o feminino. Como objetivos específicos pretende-se investigar o gênero novela gráfica, sua linguagem e sua concepção; identificar o papel da memória na obra como alicerce da expressão cultural; e explorar os aspectos de tradição cultural árabe, dando ênfase às representações do feminino que estão presentes em Broderies. Como base teórica, articulamos conceitos ligados ao gênero Histórias em Quadrinhos, artes visuais e literatura encontrados em Dürrenmatt (2013) e Vergueiro e Ramos (2009). Para analisarmos as expressões gráficas da obra, apoiamo-nos em pressupostos de análises dos quadrinhos apresentados por Cagnin (2014) e Viana (2016). No que diz respeito às teorias sobre cultura e representação, lançamos mão dos estudos de Berwig (2004), Teixeira e Silva (2013) e Hall (2006). Sobre a representação árabe, contamos com Truzzi (2008) e sobre representatividade feminina ancoramo-nos em Beauvoir (1967) e Perrot (1995). Classificamos esta investigação como uma pesquisa bibliográfica e exploratória, visto que proporciona maior familiaridade com o problema e que desenvolve um levantamento bibliográfico (GIL, 2008),além de ser também interpretativista, já que os pesquisadores fazem-se parte integrante do processo da pesquisa e na construção dos significados (LOPES,1994), tendo cunho qualitativo, ao buscar compreender e interpretar fenômenos sociais a partir de um determinado contexto (BORTONI-RICARDO, 2008). A análise de Broderies ampliou nossas compreensões em torno das características básicas do gênero graphic novel e, para além disso, nos fez redimensionar as narrativas de vida das mulheres no Irã, que, contadas a partir da temática da memória, se apresentam como lugares de resistência, nos quais personagens femininas têm autonomia para significar suas identidades e suas sexualidades face ao poderio e aos valores do patriarcado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.titleCultura do outro, memória e representatividade feminina na novela gráfica Broderies, de Marjane Satrapi.pt_BR
dc.date.issued2018-07-18-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12197-
dc.date.accessioned2020-02-27T17:13:41Z-
dc.date.available2020-02-27-
dc.date.available2020-02-27T17:13:41Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectGraphic Novelpt_BR
dc.subjectRomance Gráficopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectRepresentações Femininaspt_BR
dc.subjectFemale Representationspt_BR
dc.subjectRepresentaciones Femeninaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSALES, Albenise Mariana de Queiroz.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCulture of the other, memory and female representativity in the novela gráfica Broderies, by Marjane Satrapi.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationSALES, A. M. de Q. Cultura do outro, memória e representatividade feminina na novela gráfica Broderies,de Marjane Satrapi. 2018. 142 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
dc.description.resumeD'une façon générale, la femme arabe porte parfois le stéréotype de quelqu'un sans autonomie ni voix. Face à ce fait, des études favorisant le respect de la diversité sont nécessaires pour promouvoir les pratiques culturelles de sujets historiquement muets et invisibles. Avec la compréhension de l'oeuvre d'art comme un produit d'expression de la culture, nous apportons la question suivante: comment le roman graphique Broderies de l'écrivaine iranienne Marjane Satrapi peut favoriser un contact direct avec la culture de l'autre, soutenu par la thématique de mémoire? Ainsi, nous visons identifier le dialogue entre différentes cultures, basé sur des études sur l'art et la mémoire, en mettant l'accent sur les représentations culturelles du féminin. Comme objectifs spécifiques, nous avons l'intention d'enquêter sur le genre du roman graphique, sa langue et sa conception; d‘identifier le rôle de la mémoire dans l'oeuvre en tant que fondement de l'expression culturelle; et d‘explorer des aspects de la tradition culturelle arabe, en mettant l'accent sur les représentations du féminin qui sont présentes dans Broderies. En ce qui concerne la base théorique, les concepts articulés sont liés au genre de la Bande Dessinée, des arts visuels et de la littérature trouvée dans Dürrenmatt (2013) et Vergueiro et Ramos (2009). Afin d'analyser les expressions graphiques de l'oeuvre, nous nous appuyons sur les hypothèses de l'analyse comique présentées par Cagnin (2014) et Viana (2016). Pour ce qui est des théories de la culture et de la représentation, nous avons utilisé les études de Berwig (2004), Teixeira e Silva (2013) et Hall (2006). Pour la représentation arabe, nous comptons sur Truzzi (2008) et pour la représentativité féminine, nous nous ancrons dans Beauvoir (1967) et Perrot (1995). Nous classons cette recherche dans une recherche bibliographique et exploratoire car, en plus d'être interprétative, elle permet une meilleure connaissance du problème et développe une enquête bibliographique (GIL, 2008). En effet, les chercheurs deviennent une partie intégrante du processus de recherche à la fois dans la construction de significations (LOPES, 1994), ayant un caractère qualitatif, ainsi que dans la recherche de compréhension et d'interprétation des phénomènes sociaux à partir d'un contexte donné (BORTONI-RICARDO, 2008). L'analyse de Broderies a élargi notre compréhension des caractéristiques de base du genre roman graphique et, en outre, nous a fait redimensionner les récits de la vie des femmes en Iran, qui, à partir du thème de la mémoire, se présentent comme des lieux de résistance dans lesquels les personnages féminins ont l'autonomie de signifier leurs identités et leurs sexualités contre le pouvoir et les valeurs du patriarcat.-
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALBENISE MARIANA DE QUEIROZ SALES – DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2018.pdfAlbenise Mariana de Queiroz Sales - Dissertação PPGLE CH 20185.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.