Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12201
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, Daniel Franciscopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1700510143452289pt_BR
dc.contributor.advisor1WANDERLEY, Naelza de Araújo.-
dc.contributor.advisor1IDWANDERLEY, N. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3611928212835405pt_BR
dc.contributor.referee1QUEIROZ, Amarino Oliveira de.-
dc.contributor.referee2ALVES, José Helder Pinheiro.-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo observar a recepção da embolada na sala de aula através de uma experiência de leitura no 9º ano do ensino fundamental. Durante a vivência verificamos como se deu a recepção dos alunos utilizando os aspectos performáticos, sonoros e rítmicos da embolada através de uma metodologia de leitura que partiu das categorias de vocalidade e performance. Dos referenciais teóricos que nortearam a pesquisa, destacamos as reflexões da Estética da Recepção com Jauss (1979), (1994) e Iser (1999) quando discutem o papel do leitor na relação com a obra, os horizontes de expectativas, os três pontos fundamentais da fruição estética (produção, recepção e comunicação) e os lugares vazios. Como estratégias para a leitura na sala de aula lançamos mão de Zumthor (2014), Kefalás (2012) e Oliveira (2009), (2010) e (2018) sobre leitura, recepção e performance. Tratando sobre o viés da oralidade nos amparamos em Cascudo (2006) e Zumthor (1993) e (2010). Quanto às orientações teórico-metodológicas nos auxiliamos em Bordine e Aguiar (1988) e Cosson (2011). No que se refere à embolada, tomamos como base os estudos de Queiroz (2002), Sobrinho (2003), Travassos (2010) e Ayala (1999) e (2009). A embolada, além da abordagem cômica e dos recursos sonoros e rítmicos, como as figuras de som e o ritmo, auxiliado pelo pandeiro, apresenta uma estrutura narrativa que chega inclusive a ser transcrita e transformada em folhetos (cocos de cordel). Nos momentos de leitura em sala de aula constatamos que à experiência com a embolada pode se tornar significativa ao possibilitar o envolvimento através do jogo com as palavras. A recepção dos alunos foi possível a partir da leitura performática realizada por eles e mediada pelo professor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleA embolada na sala de aula: recepção, vocalidade e performance.pt_BR
dc.date.issued2018-08-
dc.description.abstractThis research had as objective to observe the reception of the embolada in the classroom through a reading experience in the 9th year of elementary school. During the experiment, we verified how was the reception of the students using the performative, sonorous and rhythmic aspects of the embolada through a methodology of reading that started from the categories of vocality and performance. From the theoretical references that guided the research, we highlight the reflections of the Reception Aesthetics with Jauss (1979), (1994) and Iser (1999) when discussing the role of the reader in relation to the work, the horizons of expectations, the three fundamental points of aesthetic fruition (production, reception and communication) and the empty places. As strategies for reading in the classroom we use Zumthor (2014), Kefalás (2012) and Oliveira (2009), (2010) e (2018) on reading, reception and performance. Addressing the bias of orality we rely on in Cascudo (2006) and Zumthor (1993) (2010). As for the theoretical-methodological orientations, we had Bordine and Aguiar (1988) and Cosson (2011). As for the embolada, we take as base the studies of Queiroz (2002), Sobrinho (2003), Travassos (2010) and Ayala (1999) e (2009). The embolada, besides the comic approach and the sonorous and rhythmic, resources like the figures of sound and the rhythm, aided by the tambourine, it presents a narrative structure that even is transcribed and transformed into leaflets (cocos de cordel). In the moments of reading in the classroom we found that the experience with the embolada can become significant to enable the involvement through the game with the words. The reception of the students was possible from the performative reading performed by them and mediated by the teacher.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12201-
dc.date.accessioned2020-02-27T18:11:21Z-
dc.date.available2020-02-27-
dc.date.available2020-02-27T18:11:21Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectFormação de Leitorespt_BR
dc.subjectTraining of Raderspt_BR
dc.subjectEntrenamiento de Lectorespt_BR
dc.subjectEmbolada na Sala de Aulapt_BR
dc.subjectEmbolizado en el Aulapt_BR
dc.subjectEmbolized in the Classroompt_BR
dc.subjectPoética Oralpt_BR
dc.subjectOral Peticspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Daniel Francisco da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEmbolada in the classroom: reception, vocality and performance.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationSILVA, D. F. da. A embolada na sala de aula: recepção, vocalidade e performance. 2018. 130 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12201pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIEL FRANCISCO DA SILVA – DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2018.pdfDaniel Francisco da Silva - Dissertação PPGLE CH 20181.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.