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Title: Influência da publicidade no uso de medicamentos isentos de prescrição por idosos: Uma revisão.
Other Titles: Influence of advertising on the use of exempt medicines of prescription by the elderly: A review.
Influencia de la publicidad en el uso de medicamentos de venta libre por parte de los ancianos: Una revisión.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria Eduarda de Freitas.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MENEZES, Maria Emília da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ADRIANO, Wellington Sabino.
???metadata.dc.contributor.referee2???: AZEVEDO, Maria da Glória Batista de.
Keywords: Medicamentos;Idosos;Automedicação;Publicidade;Medicines;Seniors;Self-medication;Publicity;Ancianos;Automedicación;Publicidad
Issue Date: 4-Nov-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA,Maria Eduarda de Freitas. Influência da publicidade no uso de medicamentos isentos de prescrição por idosos: Uma revisão. 2019. 50 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Farmácia, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: A longevidade cresce no Brasil e no mundo, com isso o consumo de medicamentos se fortalece. A propaganda de medicamentos consiste na divulgação do produto pela indústria farmacêutica, com ênfase na marca, visando promover sua prescrição e/ou aquisição. A publicidade de medicamentos causa grande motivação no uso irracional de medicamentos gerando um consumo excessivo de fármacos e automedicação. A automedicação é considerada um problema de saúde pública e quando praticada pelos idosos, oferece riscos e danos ainda mais severos à saúde, inclusive podendo suceder o óbito. Diante disso, o objetivo do trabalho foi realizar um levantamento de dados bibliográficos que expõem a influência que a publicidade de medicamentos isentos de prescrição tem sobre os idosos. Este estudo consiste de uma pesquisa onde foram envolvidos artigos e legislações entre os anos de 2014 e 2019 que contém as palavras-chave: “Medicamentos”, “Idosos”, “Automedicação”, “publicidade”, oriundas das bases de dados eletrônicas Scientific Electronic Library Online (scielo), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), bem como os sites do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Organização Mundial de Saúde (OMS) e outros. A pesquisa ressalta que o uso indiscriminado de medicamentos é uma prática constante entre os idosos, sendo a publicidade de medicamentos um dos fatores agravantes dessa prática, promovendo um maior uso irracional de medicamentos, aumento das interações medicamentosas com os medicamentos mais utilizados por idosos e elevando gastos com medicamentos e internações, e mostra a importância do farmacêutico como profissional habilitado a promover o uso racional de medicamentos, a redução dos riscos de morbimortalidade e custos relacionados a farmacoterapia para a sociedade idosa.
Abstract: Longevity grows in Brazil and in the world with this the consumption of medicines strengthens. Drug advertising consists of the product's disclosure by the pharmaceutical industry, with emphasis on the brand, aiming to promote its prescription and / or acquisition. Drug advertising and marketing cause great motivation in the unreasonable use of medicines by generating excessive drug use. Self-medication is considered a public health problem and when practiced by the elderly, offers even more severe health risks and damages, including death. This study consists of a research involving articles, legislation between 2014 and 2019 that contains the keywords: “Medicines”, “Elderly”, “Self-medication”, “Advertising”, coming from the electronic databases Scientific Electronic Library Online (scielo), Latin American and Caribbean Health Sciences Literature (LILACS), (CAPES) Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel, as well as the websites of the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), World Organization (WHO) and others. Given this, the objective of this work will be to conduct a survey of bibliographic data that expose the influence that the advertising of prescription drugs has on the elderly. The research emphasizes that the indiscriminate use of medicines is a constant practice among the elderly, being the advertising of medicines one of the aggravating factors of this practice, promoting a greater irrational use of medicines, increase of drug interactions with the most used drugs by the elderly and raising drug expenses, and shows the importance of the pharmacist as a qualified professional to promote the rational use of medicines, the reduction of morbidity and mortality risks and costs related to pharmacotherapy for the elderly society.
???metadata.dc.description.resumen???: La longevidad crece en Brasil y en el mundo, con eso se fortalece el consumo de medicamentos. La publicidad de medicamentos consiste en dar a conocer el producto por parte de la industria farmacéutica, con énfasis en la marca, con el fin de promover su prescripción y/o adquisición. La publicidad de medicamentos provoca una gran motivación en el uso irracional de las drogas, generando un consumo excesivo de drogas y automedicación. La automedicación es considerada un problema de salud pública y cuando es practicada por ancianos, ofrece riesgos y daños a la salud aún más severos, incluso la muerte. Por ello, el objetivo de este trabajo fue realizar un levantamiento de datos bibliográficos que expongan la influencia que tiene la publicidad de medicamentos de venta libre en los adultos mayores. Este estudio consiste en una investigación que involucró artículos y legislación entre los años 2014 y 2019 que contienen las palabras clave: “Drogas”, “Ancianos”, “Automedicación”, “publicidad”, de las bases de datos Scientific Electronic Library Online (scielo) , Literatura Latinoamericana y del Caribe en Ciencias de la Salud (LILACS), Coordinación para el Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior (CAPES), así como los sitios web del Instituto Brasileño de Geografía y Estadística (IBGE), Organización Mundial de la Salud (OMS) y otros. La investigación destaca que el uso indiscriminado de medicamentos es una práctica constante entre los adultos mayores, siendo la publicidad de los medicamentos uno de los agravantes de esta práctica, promoviendo un mayor uso irracional de los medicamentos, un aumento de las interacciones farmacológicas con los medicamentos más utilizados por los ancianos y el aumento del gasto en medicamentos y hospitalizaciones, y muestra la importancia del farmacéutico como profesional capacitado para promover el uso racional de los medicamentos, la reducción de los riesgos de morbilidad y mortalidad y los costos relacionados con la farmacoterapia para la sociedad anciana.
Keywords: Medicamentos
Idosos
Automedicação
Publicidade
Medicines
Seniors
Self-medication
Publicity
Ancianos
Automedicación;Publicidad
???metadata.dc.subject.cnpq???: Saúde Publica
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12209
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