Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12223
Title: Formando professores leitores a partir de folhetos de cordel.
Other Titles: Training teacher readers from cordel leaflets.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Joelma Célia Vieira da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, José Hélder Pinheiro.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NÓBREGA, Maria Marta dos Santos S.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FARIAS, Alyere Silva.
???metadata.dc.contributor.referee3???: WANDERLEY, Naelza de Araújo.
Keywords: Formação de Professores;Teacher Training;Formación de Profesores;Folhetos de Cordel;Folletos de Hilo;Twine Brochures;Literatura de Cordel;Literature of Twine;Leitura Literária;Literary Reading;Lectura Literaria
Issue Date: 27-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, J. C. V. da. Formando professores leitores a partir de folhetos de cordel. 2018. 160 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Elegemos como objeto de estudo para essa pesquisa a formação do professor-mediador em leitura literária. A questão que norteou o trabalho foi a seguinte: A leitura de folhetos de cordel pode contribuir na formação de professoras-leitoras? Objetivo geral estabelecido foi o de investigar a contribuição da literatura de cordel para formação de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. Os instrumentos utilizados para coletar os dados foram: questionários, gravações em áudio, registros em diários de pesquisa e registros fotográficos. Elaboramos um curso de formação continuada em literatura para as professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental. Trabalhou-se com uma metodologia pautada em encontros de formação que tinham como eixo a leitura e discussão de diferentes textos literário, com predominância de folhetos de cordel. Fundamentamo-nos em reflexões teóricas e metodológicas de Bordini e Aguiar (1988), sobretudo quando propõe uma metodologia de abordagem do texto literário centrada no leitor. Também buscamos em Iser (1999) e Jauss (1979) um aprofundamento no que se refere à recepção do texto literário. Tardif (2014) nos respaldou na compreensão do processo de formação, a partir dos saberes dos professores e como potencializá-los. No âmbito do ensino da literatura de cordel, apoiamo-nos nas reflexões e sugestões de Marinho e Pinheiro (2012). Como resultados, apontaremos, primeiro, a descoberta e a (re)descoberta da literatura numa perspectiva mais lúdica por parte das colaboradoras. A partir desta experiência, destacamos os reflexos das oficinas de leitura literária na prática cotidiana das professoras participantes. Percebe-se que o processo de formação, quando se dá de modo continuado, lançando mão de uma metodologia interativa na vivência dos textos literários, valorizando os saberes das professoras e refletindo sobre a prática da realidade do ensino, pode contribuir para transformação dos mediadores e suas práticas.
Abstract: We elected the formation of teacher-mediator in literary reading as the study object for this research. The question that went into the work was: Can the reading of string leaflets contribute to the formation of teacher-readers? The general objective was to investigate the contribution of string literature to the formation of teachers of initial series of elementary school. The instruments used to collect the data were questionnaires, audio recordings, records in journals of research and photographic records. We developed a continuing education course in literature for the teachers of the initial series of elementary school. It worked with a methodology based on training meetings that had as focus the reading and the discussion of different literary texts with predominance of leaflets of string. We are based on theoretical and methodological reflections of Bordini and Aguiar (1988), especially when proposing a methodology to approach the literary text centered on the reader. We also seek in Iser (1999) and Jauss (1979). A deepening with regard to the reception of the literary text. Tardif (2014) supported us in the understanding of the training process from the knowledge of the teachers and enhance them. As part of the teaching of string literature we supported the reflections and suggestions of Marine and Pine (2012). As a result, we pointed the discovery and rediscovery of literature in a more playful perspective on the part of the collaborators. From this experience, we highlighted the reflections of the workshops of literary reading in the daily practice of the participants. It was understood that the process of formation when it is given in a continuous way, launching an interactive methodology in the experience of the literary texts and the value of the teachers ' know-how and reflection on the practice the reality of the teaching can be modified.
Keywords: Formação de Professores
Teacher Training
Formación de Profesores
Folhetos de Cordel
Folletos de Hilo
Twine Brochures
Literatura de Cordel
Literature of Twine
Leitura Literária
Literary Reading
Lectura Literaria
???metadata.dc.subject.cnpq???: Literatura Brasileira
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12223
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOELMA CÉLIA VIEIRA DA SILVA – DISSERTAÇÃO (PPGLE) 2018.pdf17.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.