Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12223
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, Joelma Célia Vieira dapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5882703390523456pt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, José Hélder Pinheiro.-
dc.contributor.advisor1IDALVES, J. H. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2352905993796166pt_BR
dc.contributor.referee1NÓBREGA, Maria Marta dos Santos S.-
dc.contributor.referee2FARIAS, Alyere Silva.-
dc.contributor.referee3WANDERLEY, Naelza de Araújo.-
dc.description.resumoElegemos como objeto de estudo para essa pesquisa a formação do professor-mediador em leitura literária. A questão que norteou o trabalho foi a seguinte: A leitura de folhetos de cordel pode contribuir na formação de professoras-leitoras? Objetivo geral estabelecido foi o de investigar a contribuição da literatura de cordel para formação de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. Os instrumentos utilizados para coletar os dados foram: questionários, gravações em áudio, registros em diários de pesquisa e registros fotográficos. Elaboramos um curso de formação continuada em literatura para as professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental. Trabalhou-se com uma metodologia pautada em encontros de formação que tinham como eixo a leitura e discussão de diferentes textos literário, com predominância de folhetos de cordel. Fundamentamo-nos em reflexões teóricas e metodológicas de Bordini e Aguiar (1988), sobretudo quando propõe uma metodologia de abordagem do texto literário centrada no leitor. Também buscamos em Iser (1999) e Jauss (1979) um aprofundamento no que se refere à recepção do texto literário. Tardif (2014) nos respaldou na compreensão do processo de formação, a partir dos saberes dos professores e como potencializá-los. No âmbito do ensino da literatura de cordel, apoiamo-nos nas reflexões e sugestões de Marinho e Pinheiro (2012). Como resultados, apontaremos, primeiro, a descoberta e a (re)descoberta da literatura numa perspectiva mais lúdica por parte das colaboradoras. A partir desta experiência, destacamos os reflexos das oficinas de leitura literária na prática cotidiana das professoras participantes. Percebe-se que o processo de formação, quando se dá de modo continuado, lançando mão de uma metodologia interativa na vivência dos textos literários, valorizando os saberes das professoras e refletindo sobre a prática da realidade do ensino, pode contribuir para transformação dos mediadores e suas práticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLiteratura Brasileirapt_BR
dc.titleFormando professores leitores a partir de folhetos de cordel.pt_BR
dc.date.issued2018-07-27-
dc.description.abstractWe elected the formation of teacher-mediator in literary reading as the study object for this research. The question that went into the work was: Can the reading of string leaflets contribute to the formation of teacher-readers? The general objective was to investigate the contribution of string literature to the formation of teachers of initial series of elementary school. The instruments used to collect the data were questionnaires, audio recordings, records in journals of research and photographic records. We developed a continuing education course in literature for the teachers of the initial series of elementary school. It worked with a methodology based on training meetings that had as focus the reading and the discussion of different literary texts with predominance of leaflets of string. We are based on theoretical and methodological reflections of Bordini and Aguiar (1988), especially when proposing a methodology to approach the literary text centered on the reader. We also seek in Iser (1999) and Jauss (1979). A deepening with regard to the reception of the literary text. Tardif (2014) supported us in the understanding of the training process from the knowledge of the teachers and enhance them. As part of the teaching of string literature we supported the reflections and suggestions of Marine and Pine (2012). As a result, we pointed the discovery and rediscovery of literature in a more playful perspective on the part of the collaborators. From this experience, we highlighted the reflections of the workshops of literary reading in the daily practice of the participants. It was understood that the process of formation when it is given in a continuous way, launching an interactive methodology in the experience of the literary texts and the value of the teachers ' know-how and reflection on the practice the reality of the teaching can be modified.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12223-
dc.date.accessioned2020-02-28T18:15:10Z-
dc.date.available2020-02-28-
dc.date.available2020-02-28T18:15:10Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectFormación de Profesorespt_BR
dc.subjectFolhetos de Cordelpt_BR
dc.subjectFolletos de Hilopt_BR
dc.subjectTwine Brochurespt_BR
dc.subjectLiteratura de Cordelpt_BR
dc.subjectLiterature of Twinept_BR
dc.subjectLeitura Literáriapt_BR
dc.subjectLiterary Readingpt_BR
dc.subjectLectura Literariapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Joelma Célia Vieira da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTraining teacher readers from cordel leaflets.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, J. C. V. da. Formando professores leitores a partir de folhetos de cordel. 2018. 160 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12223pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOELMA CÉLIA VIEIRA DA SILVA – DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2018.pdfoelma Célia Vieira da Silva - Dissertação PPGLE CH 201813.8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.