Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12225
Title: Produção colaborativa: potencialidades para o (re) significar do aprendiz e das práticas na sala de aula.
Other Titles: Collaborative production: potentialities for the (RE) meaning of the learner and the practices in the classroom.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Lizemanuelle da Cruz.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LEANDRO, Maria de Lourdes da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FARIAS, Washington Silva de.
Keywords: Produção Colaborativa;Collaborative Production;Producción Colaborativa;Movimentos de Identificação;Movimientos de Identificación;Identification Movements;Multiletramentos;Multi-Tools;Multiherramientas
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, L. da C. PRODUÇÃO COLABORATIVA: potencialidades para o (re) significar do aprendiz e das práticas na sala de aula. 2018. 118 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12225
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação tem como objeto de estudo o processo de produção colaborativa numa turma de aprendizes do oitavo ano do segundo ciclo do Ensino Fundamental. Tais aprendizes estiveram envolvidos em uma oficina pedagógica em que discutiram, analisaram e produziram, colaborativamente, minicontos em vídeos. Como se trata de uma pesquisa qualitativa de base interpretativista, situada no campo da Linguística Aplicada, a construção do corpus tem como objetivo geral investigar o processo de produção colaborativa, verificando de que modo contribui para a (re)construção da identidade do sujeito aprendiz. Os objetivos específicos do trabalho compreendem: a) descrever o processo de produção colaborativa vivenciado pelos aprendizes; b) analisar a contribuição dessa prática para a (re)construção da(s) identidade(s) desses sujeitos; c) identificar e analisar a constituição do sujeito “nós” a partir das posições-sujeito assumidas pelos aprendizes no processo de produção colaborativa. À luz dos estudos e diálogos com autores, como Panitz (1996), Rojo (2015, 2012) e Coscarelli (2010), Hall (2000), Pêcheux (200, 2010) e Orlandi (2005, 2010) sobre produção colaborativa, multiletramentos, identidade e posição-sujeito analisou-se a produção colaborativa a partir das posições-sujeito assumidas nessa prática. A coleta de dados deu-se a partir da realização da oficina, a qual foi organizada em seis encontros, no período da tarde e nas aulas de língua portuguesa. Optou-se pela observação direta e participativa na oficina, que teve a participação de dezessete sujeitos-aprendizes da rede pública estadual, de faixa etária entre 13 a 16 anos. A análise dos dados apontou que, no processo de produção colaborativa, acontecem dois movimentos de identificação do sujeito, o que fez surgir duas categorias analíticas: a) Movimentos de identificação do sujeito da produção colaborativa: colaboração x individualização e, b) Movimentos de identificação do sujeito com foco nas práticas multiletradas. Os resultados revelaram que, de modo geral, a prática de produção colaborativa está voltada para a construção da identidade coletiva, a do sujeito “nós”, posto que, se observou, nos dizeres dos aprendizes, o desejo de que o outro – seu interlocutor – colabore, dialogue, compartilhe o que sabe, para que assim, construam juntos a aprendizagem. Contudo, identificou-se também, uma resistência, de parte dos aprendizes, em produzir colaborativamente, mesmo que tenha sido a minoria. As posições reveladas por esses sujeitos, durante as atividades vivenciadas na oficina, evidenciaram práticas multiletradas. Nessas práticas, pôde-se identificar dois princípios dos multiletramentos, mais acentuados, a do analista crítico e a do criador de significados. Os aprendizes também mostraram-se como sujeitos que têm competência técnica. O presente estudo destaca, sobretudo, que o sujeito da produção colaborativa é mais social do que individual e as práticas vivenciadas são multiletradas. Traz reflexões e apontamentos para (re)significar as práticas de sala de aula, considerando a abordagem dos Multiletramentos.
???metadata.dc.description.resumen???: Esta disertación tiene como objetivo analizar el proceso de producción colaborativa en una clase de aprendices del octavo año del segundo ciclo de la enseñanza fundamental. Tales aprendices estuvieron involucrados en un taller pedagógico en el que discutieron, analizaron y produjeron, colaborativamente, minicontos en videos. Como se trata de una investigación cualitativa de base interpretativista, situada en el campo de la Lingüística Aplicada, la construcción del corpus tiene como objetivo general investigar el proceso de producción colaborativa, verificando de qué modo contribuye a la (re) construcción de la identidad del sujeto aprendiz. Los objetivos específicos del trabajo comprenden: a) identificar e interpretar el proceso de producción colaborativa vivido por los aprendices; b) analizar la contribución de esta práctica a la (re) construcción de la (s) identidad (s) de esos sujetos; c) identificar y analizar la constitución del sujeto "nosotros" a partir de las posiciones-sujeto asumidas por los aprendices en el proceso de producción colaborativa. A la luz de los estudios y diálogos con autores, como Panitz (1996), Rojo (2015, 2012) y Coscarelli (2010), Hall (2000) y Pêcheux (200, 2010) y Orlandi (2005, 2010) sobre producción colaborativa, multialfabetizaciones, identidad y posición-sujeto se analizó la producción colaborativa a partir de las posiciones-sujetos asumidas en esa práctica. La recolección de datos se llevó a cabo desde el día del taller, que se organizó en seis reuniones en la tarde y en las clases de portugués. Se optó por la observación directa y participativa en el taller, la cual tuvo la participación de diecisiete sujetos-alumnos de la red pública estadual, de grupo de edad entre 13 a 16 años. El análisis de los datos apuntó que en el proceso de producción colaborativa ocurre dos movimientos de identificación del sujeto, lo que hizo surgir dos categorías analíticas: a) Movimientos de identificación del sujeto de la producción colaborativa: colaboración x individualización y, b) Movimientos de identificación del sujeto con foco en las prácticas multiletradas. Los resultados revelaron que, en general, la práctica de producción colaborativa está orientada a la construcción de la identidad colectiva, la del sujeto "nosotros", puesto que, se observó en los términos de los aprendices, el deseo de que el otro-su interlocutor - colabore, dialogue, comparta lo que sabe, para que así, construyan juntos el aprendizaje. Sin embargo, se identificó también, una resistencia, por los aprendices, en producir colaborativamente, aunque haya sido la minoría. Las actividades vivenciadas por esos sujetos en el taller, evidenciaron prácticas multiletradas. En esas prácticas, se pudo identificar dos principios de los multiletramentos, más acentuados, la del analista crítico y creador de significados. Sin embargo, los aprendices también se mostraron como sujetos que tienen competencia técnica. El presente estudio, señala sobre todo, que el sujeto de la producción colaborativa es más social que individual y las prácticas vivenciadas son multiletradas. Trae reflexiones y apuntes para (re) significar las prácticas de aula, considerando el abordaje de los Multiletramentos.
Keywords: Produção Colaborativa
Collaborative Production
Producción Colaborativa
Movimentos de Identificação
Movimientos de Identificación
Identification Movements
Multiletramentos
Multi-Tools
Multiherramientas
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12225
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LIZEMANUELLE DA CRUZ SILVA – DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2018.pdfLizemanuelle da Cruz da Silva - Dissertação CH PPGLE 20181.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.