Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12226
Title: Mensuração dos custos – um estudo de caso numa indústria de laticínios
Other Titles: Cost measurement - a case study in a dairy industry
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Alan Albuquerque dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ROCHA, José Sebastião.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALMEIDA, Sídia Fonseca.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FARIAS, Claudia Gomes de.
Keywords: Cálculo de custos;Produtos vendidos e fabricados;Processo Produtivo;Costing;Products sold and manufactured;Production process
Issue Date: 13-Oct-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Alan Albuquerque Dos. Mensuração dos custos – um estudo de caso numa indústria de laticínios. 2016. 55 f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12226
???metadata.dc.description.resumo???: A competitividade empresarial está cada vez mais frequente no cenário econômico mundial. Um diferencial competitivo para as empresas nos dias atuais, é saber quanto custa para se confeccionar seus produtos, para que através desta informação os empresários venham tomar decisões estratégicas a fim de promover os seus produtos perante a concorrência. Este trabalho tem por objetivo mensurar os custos dos principais produtos da ALBALAT, uma empresa do setor de laticínios situada na cidade de Queimadas-PB. Para isso foi realizado um levantamento de informações a fim de identificar qual os produtos com maior representatividade nas vendas da empresa, bem como buscou-se a descrição detalhada e o cálculo dos custos do seu processo produtivo. Dessa forma, foi realizado um estudo de caso, uma prospecção descritiva e documental, conforme modelo proposto por Gil (2008), bem como um levantamento bibliográfico conforme Kauark, et al (2010). De acordo com as informações obtidas e as análises apresentadas, foi efetuado o cálculo do custo dos dois produtos mais vendidos da empresa.
Abstract: Corporate competitiveness is increasingly common in the global economy. A competitive advantage for businesses today, is how much does it cost to fabricate their products, so that through this information entrepreneurs will make strategic decisions in order to promote their products from the competition. This study aims to measure the costs of the main products of ALBALAT, a company of the dairy industry in the city of Queimadas-PB. For this was a survey of information in order to identify which products have the greatest representation in the company's sales, and sought to the detailed description and calculation of the cost of its production process. Thus, a case study, a descriptive survey and documentary was made, according to the model proposed by Gil (2008), as well as a literature as Kauark, et al (2010). According to the information obtained and the presented analysis was performed to calculate the cost of the two best-selling products of the company.
Keywords: Cálculo de custos
Produtos vendidos e fabricados
Processo Produtivo
Costing
Products sold and manufactured
Production process
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12226
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALAN ALBUQUERQUE DOS SANTOS - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2016.pdfAlan Albuquerque dos Santos - Relatório de Estágio Administração CH 2016.689.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.