Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12233
Title: Gestão social x administração estratégica: a percepção dos alunos de administração da UFCG
Other Titles: Social management vs. strategic administration: the perception of UFCG business students
???metadata.dc.creator???: GOMES, Edmilson Ferreira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CORREIA , Suzanne Érica Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Verônica Macário de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MOREIRA, Vinícius Farias.
Keywords: Administração estratégica;Ferramentas estratégicas;Gestão social;Tecnologia social;Strategic management;Strategic tools;Social management;Social technology
Issue Date: 2016
2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GOMES, Edmilson Ferreira. Gestão social x administração estratégica: a percepção dos alunos de administração da UFCG. 2016. 60 f. (Trabalho de Conclusão de Curso –Relatório de Estágio), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12233
???metadata.dc.description.resumo???: Através dos anos o homem tenta desenvolver suas habilidades quanto aos métodos e práticas de trabalho. Em que nos cenários das organizações vem se criando um ambiente propicio a desenvolvimento de novas gestões e tecnologias visando cada vez mais melhorar a as práticas organizacionais e a relação do homem ao trabalho. Buscar compreender quais estratégias estão sendo utilizadas dentro do escopo empresarial ou acadêmico para se atingirem aos objetivos organizacionais, sejam elas, a administração estratégica com suas ferramentas estratégicas focalizada no mercado e lucros corporativos ou a gestão social com sua tecnologia social como percussora de ações que visam o bem estar social e melhoria da qualidade vida da coletividade e também em que momento os dois conceitos se relacionam quanto a suas práticas e diferenças. Buscou-se através desse estudo investigativo analisar através de um questionário físico onde foram sugeridas dimensões estratégicas e sociais para assim analisar as percepções dos estudantes de administração da Universidade Federal de Campina Grande – PB sobre os conceitos de administração estratégica e da gestão social já que estes serão os futuros gestores responsáveis pela gestão das empresas de vários segmentos sejam elas localizada na esfera privada ou pública. Dando assim sustentação para outras áreas do conhecimento para esse campo temático. Através das análises realizadas referente as percepções dos respondentes quanto as dimensões elaboradas pelo modelo de Cançado, Sausen e Villela (2013) em que este relaciona alguns pontos que diferenciam a administração estratégica da gestão social, pode-se concluir que os estudantes tem uma percepção notória para a administração estratégica voltada ao mercado e ao lucro, porém os mesmos, também tem uma percepção da gestão social, no qual esta é voltada a melhoria da coletividade e ascensão dos agentes envolvidos.
Abstract: Through the years the man tries to develop their skills in the methods and working practices. In the scenarios that the organization has been creating an environment conducive to the development of new efforts and technologies to increasingly improve organizational practices and the relationship of man to work. Try to understand which strategies are being used within the business or academic scope to achieve organizational objectives, be they strategic management with its strategic tools focused on market and corporate profits or social management with social technology as stock forerunner aimed social welfare and improving the quality of community life and in that moment the two concepts are related as to their practices and differences. We attempted through this investigative study to analyze through a physical questionnaire where strategic and social dimensions have been suggested so as to analyze the perceptions of students of management of the Federal University of Campina Grande - PB on the concepts of strategic management and social management as these will be the future managers responsible for managing companies in various segments whether located in the private or public sphere. Thus giving support to other areas of knowledge to this subject field. Through the analyzes regarding the perceptions of respondents as the dimensions developed by Cançado model, Sausen and Villela (2013) in which it lists some points that differentiate the strategic management of social management, it can be concluded that students have a widespread perception for strategic services focused on market and profit, but they also have a sense of social management, in which this is aimed at improving the community and the rise of the agents involved.
Keywords: Administração estratégica
Ferramentas estratégicas
Gestão social
Tecnologia social
Strategic management
Strategic tools
Social management
Social technology
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12233
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDMILSON FERREIRA GOMES - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2016.pdfEdmilson Ferreira Gomes - Relatório de Estágio Administração CH 2016.934.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.