Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12235
Title: Análise de viabilidade para implantação de uma filial do ramo de decoração de interiores na cidade de Campina Grande – PB.
Other Titles: Feasibility analysis for the implementation of an interior decoration branch in the city of Campina Grande - PB.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Felipe Augusto Braga.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Hildegardes Santos de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BALBINO, Débora Prazeres.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BRANDÃO, Wandenberg Alves.
Keywords: Plano de negócio;Empreendedor;Design de interiores;Business plan;Entrepreneur;Interior design
Issue Date: 14-Oct-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Felipe Augusto Braga. Análise de viabilidade para implantação de uma filial do ramo de decoração de interiores na cidade de Campina Grande – PB. 2016. 64 f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12235
???metadata.dc.description.resumo???: O plano de negócio é uma ferramenta importante para a implantação de uma empresa, direcionando o empreendedor para realizar um planejamento adequado, estruturando todas as áreas do empreendimento e efetuando a análise de viabilidade do negócio. O presente estudo teve como objetivo analisar a viabilidade de implantação da filial J.L. Braga Decor na cidade de Campina Grande – PB, através da elaboração de um plano de negócio. A estrutura do documento seguiu o modelo proposto por Salim et al (2005) e, especificamente para o plano financeiro foi utilizado o software desenvolvido pelo SEBRAE. A fim de coletar dados e informações para a análise de mercado, foi realizada uma pesquisa do tipo descritiva e aplicada, por meio de questionários e entrevistas junto a profissionais que atuam na área de decoração e design de interiores, por meio de amostragem não probabilística por acessibilidade. A análise dos dados foi quantitativa e qualitativa. Os resultados apontam para a viabilidade de implantação do negócio, com base nos aspectos mercadológicos e operacionais, bem como através dos indicadores financeiros.
Abstract: The business plan is an important tool to a company implantation, directing the entrepreneur to accomplish a proper planning, getting structured all areas of the enterprise and doing a business viability analysis. This study intends to analyze the viability of the implementation of the filial company J.L. Braga Decor in Campina Grande city – PB by the development of a business plan. The structure of the study follows the model proposed by Salim et al (2005) and a software developed by SEBRAE was used to develop the financial plan. In order to collect data and information to the market analysis, a descriptive research was made and applied through questionnaires and interviews with professionals that work in the interior design branch – using non-probabilistic sampling due to its accessibility. The data analysis was quantitative and qualitative. The results point towards the viability of the business implantation, according to operational and market conditions, as well as through the financial indicators.
Keywords: Plano de negócio
Empreendedor
Design de interiores
Business plan
Entrepreneur
Interior design
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12235
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FELIPE AUGUSTO BRAGA OLIVEIRA - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2016.pdfFelipe Augusto Braga Oliveira - Relatório de Estágio Administração CH 2016.310.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.