Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12247
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, J. F. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8953922116099275pt_BR
dc.contributor.advisor1ANDRADE, Lidiane Lima de.-
dc.contributor.advisor1IDANDRADE, L. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3076237365194240pt_BR
dc.contributor.referee1PINTO, Rayssa Naftaly Muniz.-
dc.contributor.referee2NUNES, Waleska de Brito.-
dc.description.resumoA Educação Permanente para profissionais da Enfermagem na Atenção Primária à Saúde é algo que necessita ser estimulada pelo fato de ser notória a dificuldade que os profissionais apresentam no cuidado do paciente acometido por lesões de pele, sejam agudas ou crônicas, pois a maioria não teve nenhum contato com uma disciplina específica de avaliação e tratamento de feridas e curativos durante a graduação. Assim, esta pesquisa teve como objetivo geral implementar uma proposta educacional para profissionais da enfermagem no cuidado ao paciente com feridas, em unidades básicas de saúde de Nova Floresta, Paraíba, Brasil. Materiais e métodos: trata-se de uma pesquisa intervenção, com abordagem qualitativa, realizada com profissionais de enfermagem, em cinco Unidades Básicas de Saúde, localizadas no município de Nova Floresta-PB. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevista individual, guiada por um instrumento semiestruturado com o intuito de identificar as dificuldades e as necessidades dos profissionais de enfermagem em relação ao cuidado de pacientes acometidos com lesões de pele. As entrevistas foram transcritas e analisadas por meio da análise de conteúdo de Bardin e a pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob CAAE nº 10207319.7.0000.5182. Resultados: As oficinas teórico-práticas de avaliação e tratamento de feridas foram propostas a partir do relato dos profissionais de enfermagem, quanto a carência de atualizações, falta de insumos e recursos materiais que implicam na assistência voltada a pacientes com feridas, no âmbito da atenção primária a saúde. Essas oficinas foram importantes pois contemplaram as necessidades dos profissionais de enfermagem que participaram, de modo a melhorar os cuidados ofertados aos pacientes atendidos no serviço, que apresentam lesões de pele. Conclusão: É necessário que os enfermeiros e técnicos de enfermagem estejam sempre se capacitando, buscando novas formas de avaliação e cuidado a pacientes com lesões de pele.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnfermagempt_BR
dc.titleProposta educacional para profissionais da enfermagem no cuidado do paciente com feridas.pt_BR
dc.date.issued2019-11-11-
dc.description.abstractContinuing Education for Nursing Professionals in Primary Health Care is something that needs to be stimulated by the fact that it is noticeable the difficulty that professionals have in the care of patients with skin lesions, whether acute or chronic, due to the majority not. have had contact with any specific discipline of wound evaluation and treatment during graduation. Thus, this research aimed to implement an educational proposal for nursing professionals in the care of patients with wounds in primary health care units of Nova Floresta, Paraíba, Brazil. Materials and methods: this is an intervention research, with a qualitative approach, conducted with nursing professionals in five Basic Health Units, located in Nova Floresta-PB. Data collection occurred through individual interviews, guided by a semi-structured instrument in order to identify the difficulties and needs of nursing professionals regarding the care of patients with skin lesions. The interviews were transcribed and analyzed using Bardin's content analysis and the research was approved by the Research Ethics Committee under CAAE No. 10207319.7.0000.5182. Results: Theoretical-practical workshops for the evaluation and treatment of wounds were proposed based on the report of nursing professionals, as to the lack of updates, lack of inputs and material resources that imply care for patients with wounds, within the scope of care. primary to health. These workshops were important because they addressed the needs of the nursing professionals who participated in order to improve the care offered to patients treated at the service that have skin lesions. Conclusion: It is necessary that nurses and nursing technicians are always training, seeking new ways of evaluation and care for patients with skin lesions.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12247-
dc.date.accessioned2020-03-02T09:37:43Z-
dc.date.available2020-03-02-
dc.date.available2020-03-02T09:37:43Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFerimentos e lesõespt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectEducação permanente em saúdept_BR
dc.subjectAtenção Primária à Saúdept_BR
dc.subjectWounds and injuriespt_BR
dc.subjectNursingpt_BR
dc.subjectPermanent education in healthpt_BR
dc.subjectPrimary Health Carept_BR
dc.subjectHeridas y lesiones-
dc.subjectEnfermería-
dc.subjectEducación sanitaria permanente-
dc.subjectPrimeros auxilios-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Josefa Flávia da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEducational proposal for nursing professionals in the care of patients with wounds.pt_BR
dc.title.alternativePropuesta educativa para profesionales de enfermería en el cuidado de pacientes con heridas.-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Josefa Flávia da Silva. Proposta educacional para profissionais da enfermagem no cuidado do paciente com feridas. 2019. 35 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.pt_BR
dc.description.resumenLa Formación Continuada de los profesionales de Enfermería en Atención Primaria de Salud es algo que debe fomentarse debido a que los profesionales tienen una notoria dificultad para atender a los pacientes afectados por lesiones cutáneas, ya sean agudas o crónicas, ya que la mayoría no ha tenido contacto con una disciplina específica. para la valoración y tratamiento de heridas y vendajes durante la graduación. Así, esta investigación tuvo como objetivo implementar una propuesta educativa para profesionales de enfermería en el cuidado de pacientes con heridas, en unidades básicas de salud en Nova Floresta, Paraíba, Brasil. Materiales y métodos: se trata de una investigación de intervención, con enfoque cualitativo, realizada con profesionales de enfermería, en cinco Unidades Básicas de Salud, ubicadas en la ciudad de Nova Floresta-PB. La recolección de datos se realizó a través de entrevistas individuales, guiadas por un instrumento semiestructurado con el fin de identificar las dificultades y necesidades de los profesionales de enfermería en relación al cuidado de los pacientes afectados por lesiones cutáneas. Las entrevistas fueron transcritas y analizadas mediante el análisis de contenido de Bardin y la investigación fue aprobada por el Comité de Ética en Investigación bajo CAAE nº 10207319.7.0000.5182. Resultados: Se propusieron talleres teórico-prácticos para la valoración y tratamiento de heridas a partir de los informes de los profesionales de enfermería, sobre la falta de actualización, falta de insumos y recursos materiales que implican el cuidado de pacientes con heridas, en el ámbito de la atención primaria de salud. . Estos talleres fueron importantes porque contemplaron las necesidades de los profesionales de enfermería que participaron, con el fin de mejorar la atención brindada a los pacientes atendidos en el servicio, que presentan lesiones cutáneas. Conclusión: Es necesario que los enfermeros y técnicos de enfermería estén siempre en formación, buscando nuevas formas de valoración y atención a los pacientes con lesiones cutáneas.-
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSEFA FLÁVIA DA SAILVA OLIVEIRA - TCC BACHARELADO EM ENFERMAGEM CES 2019.pdfJosefa Flávia da Silva Oliveira - TCC Bacharelado em Enfermagem CES 20191.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.