Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12273
Title: Reflexões de professores em formação sobre ensino de língua materna com material didático digital.
Other Titles: Reflections of training teachers on maternal language teaching with digital teaching material.
???metadata.dc.creator???: TOMAZ, Monaliza Mikaela Carneiro Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RAFAEL, Edmilson Luiz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MARGARIDO, Marco Antônio.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MEDRADO, Betânia Passos.
???metadata.dc.contributor.referee3???: ALVES, Maria de Fátima.
Keywords: Formação de professores;Teacher training;Formación de profesores;Professor reflexivo;Maestro reflexivo;Reflective teacher;Ensino de língua;Enseñanza de idiomas;Material didático digital;Material de enseñanza digital;Digital teaching material
Issue Date: 26-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: TOMAZ, M. M. C. S. REFLEXÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA COM MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL. 129 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12273
???metadata.dc.description.resumo???: A formação de professores, ao longo das décadas, contemplou diferentes dimensões, dentre elas, destacamos a formação continuada, que deve propiciar o desenvolvimento pessoal e profissional do docente, de modo que não seja concebida como uma justaposição em relação à formação inicial (MAGALHÃES, 2001; SANTOS, 2004). Nesses moldes, a formação continuada de professores de língua materna, neste caso específico considerando a modalidade de extensão universitária, deve inserir momentos de práticas reflexivas, além de viabilizar o planejamento e a execução de atividades elaboradas pelos professores em formação, contemplando aspectos e propostas atuais, que visem a utilização de recursos digitais em função do ensino de língua (SCHÖN, 2000, CANDAU, 2003; IMBERNÓN, 2010). Inserido nesse contexto, o presente estudo investigou uma situação de formação realizada em um curso de extensão, ocorrida no período de outubro a novembro de 2016, que pretendia utilizar material didático digital em projetos de ensino, em uma universidade pública do Estado da Paraíba. A questão norteadora foi: De que modo as reflexões empreendidas pelos professores em formação revelam aspectos sobre a formação e sobre a prática de ensino de língua materna, realizada durante o período de formação, utilizando material didático digital? Para tanto, objetivamos, especificamente: identificar, com base nos dizeres dos professores em formação, contribuições do curso de formação e relacionar a(s) concepção(ões) de ensino de língua subjacentes às reflexões dos professores em formação com a sua prática de ensino utilizando material didático digital. O estudo classifica-se como sendo de natureza qualitativa, do tipo participante. O corpus desta pesquisa compreende um conjunto de trechos transcritos de gravações em áudio de quatro encontros presenciais do curso de formação e de entrevistas realizadas com os professores participantes do curso e relatos avaliativos produzidos por esses professores. Os fundamentos teóricos pautam-se na formação de professores (MAGALHÃES, 2001; CANDAU, 2003; CUNHA, 2013), considerando aspectos relacionados ao professor reflexivo e a reflexão sobre a prática (SCHÖN, 2000; PERRENOUD, 2002; PIMENTA, 2006), como também as concepções de ensino de língua materna (COSTA VAL, 2002; TRAVAGLIA, 2009; DORETTO; BELOTI, 2011), além dos materiais didáticos digitais (RITCHER, 2005; KENSKI, 2012; MARTINO, 2015). Os resultados apontam para a identificação de três contribuições do curso de formação, quais sejam: a prática de ensino, os momentos de reflexão sobre a prática e a inserção de material digital no ensino de língua materna. No que diz respeito ao reconhecimento de concepções de ensino em atividades de leitura e produção de texto executadas pelos professores em formação durante o momento de prática, constatamos que há momentos nos quais a concepção interacionista norteia o trabalho dos professores em formação, e há momentos nos quais a concepção mais tradicional é evidenciada. Por fim, o estudo nos revela que, ao apontar para a prática como uma contribuição da formação, e, em seguida, demonstrarem concepções de ensino que oscilam entre o interacionismo e o tradicional, percebemos que há uma distinção entre o que era proposto pelo curso – concepção interacionista –, e o que, de fato, os professores em formação realizaram em sua prática.
???metadata.dc.description.resumen???: La formación de profesores a lo largo de décadas, contempló diferentes dimensiones, entre ellas, destacamos la formación continua, que debe propiciar el desarrollo personal y profesional del docente, de modo que no sea concebida como una yuxtaposición en relación a la formación inicial (MAGALHÃES, 2001; SANTOS, 2004). En ese modelo, la formación continua de profesores de lengua materna, en este caso específico considerando la modalidad de extensión universitaria, debe inserir momentos de prácticas reflexivas, además de viabilizar la planificación y la ejecución de actividades elaboradas por los profesores en formación, contemplando aspectos y propuestas actuales, que tengan en cuenta la utilización de recursos digitales en función de la enseñanza de lengua (SCHÖN, 2000; CANDAU, 2003; IMBERNÓN, 2010). En ese contexto, el presente estudio investigó una situación de formación realizada en un curso de extensión, ocurrida durante los meses de octubre y noviembre de 2016, que pretendía utilizar material didáctico digital en proyectos de enseñanza, en una universidad pública en Estado de Paraíba. La pregunta orientadora fue: De qué modo las reflexiones emprendidas por los profesores en formación revelan aspectos sobre la formación y sobre la práctica de enseñanza de lengua materna, realizada durante el período de formación, utilizando material didáctico digital? Para tanto, objetivamos, específicamente: identificar, teniendo en cuenta el dicho por los profesores en formación, contribuciones del curso de formación y relacionarme la(s) concepción(es) de enseñanza de lengua subyacentes a las reflexiones de los profesores en formación con a su práctica de enseñanza utilizando material didáctico digital. El estudio se clasifica como de naturaleza cualitativa, del tipo participante. El corpus de esta pesquisa comprende un conjunto de fragmentos transcritos de grabaciones en audio de cuatro encuentros presenciales del curso de formación y de entrevistas realizadas con los profesores participantes del curso y relatos evaluativos producidos por estos profesores. Los fundamentos teóricos se basan en la formación de profesores (MAGALHÃES, 2001; CANDAU, 2003; CUNHA, 2013), considerando aspectos relacionados al profesor reflexivo y la reflexión sobre la práctica (SCHÖN, 2000; PERRENOUD, 2002; PIMENTA, 2006), como también las concepciones de enseñanza de lengua materna (COSTA VAL, 2002; TRAVAGLIA, 2009; DORETTO; BELOTI, 2011), además de dos materiales didácticos digitales (RITCHER, 2005; KENSKI, 2012; MARTINO, 2015). Los resultados apuntan para la identificación de tres contribuciones del curso de formación, que sean: la práctica de enseñanza, los momentos de reflexión sobre la práctica y la inserción de material digital en la enseñanza de lengua materna. En lo que se refiere al reconocimiento de concepciones de enseñanza en actividades de lectura y producción de textos ejecutados por los profesores en formación durante el momento de práctica, constatamos que hay momentos en los cuales la concepción interaccionista nortea el trabajo de los profesores en formación, y hay momentos en los cuales la concepción más tradicional es evidenciada. Por fin, el estudio nos revela que, al señalar a la práctica como una contribución de formación, y, en seguida, demostraren concepciones de enseñanza que oscilan entre el interaccionismo y el tradicional, percibimos que hay una distinción entre lo que era propuesto por el curso – concepción interaccionista -, y lo que, de hecho, los profesores en formación realizaron en su práctica.
Keywords: Formação de professores
Teacher training
Formación de profesores
Professor reflexivo
Maestro reflexivo
Reflective teacher
Ensino de língua
Enseñanza de idiomas
Material didático digital
Material de enseñanza digital
Digital teaching material
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12273
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONALIZA MIKAELA CARNEIRO SILVA TOMAZ – DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2018.pdfMonaliza Mikaela Carneiro SILVA Tomaz – Dissertação PPGLE CH 20181.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.