Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12287
Title: Relatório das Atividades de Estágio Supervisionado em Supervisão Escolar.
Other Titles: Report of Supervised Internship Activities in School Supervision.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Ana Maria Benigno da.
MUNIZ, Lucélia Leite.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA , Maria Deusa de.
Keywords: Educação;Supervisão escolar;Creche;Crianças;Comunidade;Ensino - aprendizagem;Education;School Supervision;Nursery;Children;Community;Teaching - Learning
Issue Date: Aug-1990
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Ana Maria Benigno da; MUNIZ, Lucélia Leite. Relatório das Atividades de Estágio Supervisionado em Supervisão Escolar. 1990. 68f. Relatório (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1990.
???metadata.dc.description.resumo???: Ao nos prepararmos para o nosso Estágio, deduzimos que deveríamos fazer um trabalho novo dentro da especialidade de Supervisão Escolar. Assim sendo, procuramos uma Creche, conversando com a Diretora, Monitoras, descobrimos que educação acadêmica não era prioritária e que ainda persiste neste sistema de função assistencialista não preparando a criança para a vida escolar. Quando começamos a organizar dados para o nosso Estagio, desejamos conhecer como a Educação se dava na camada pobre da sociedade organizada em Creche. Depois de fazermos uma pesquisa junto às mães e observarmos a atuação das monitoras na Creche, sentimos a necessidade de trabalharmos mais intensamente na mesma, de maneira a organizar a educação acadêmica, sem no em tanto desprezar por completo a orientação das mães. Assim sendo, trabalhamos na Creche de forma a organizar os conteúdos e os planejamentos, mostrando inclusive a importância dos objetivos para um melhor ensino-aprendizagem. Quanto ás mães, efetuamos palestras e reuniões, enfatizando sempre a necessidade de união entre elas para o surgimento de uma comunidade organizada.
Abstract: When preparing for our Internship, we deduced that we should do a new job within the School Supervision specialty. Therefore, we looked for a Nursery, talking to the Director, Monitoras, we found that academic education was not a priority and that it still persists in this system of assistance function, not preparing the child for school life. When we started to organize data for our Internship, we wanted to know how Education was done in the poor layer of society organized in Creche. After conducting a survey with the mothers and observing the performance of the monitors in the daycare center, we felt the need to work more intensively on it, in order to organize academic education, without however completely disregarding the mothers' guidance. Therefore, we work in the Day Care in order to organize the contents and plans, including showing the importance of the objectives for a better teaching-learning. As for mothers, we hold lectures and meetings, always emphasizing the need for unity between them for the emergence of an organized community.
Keywords: Educação
Supervisão escolar
Creche
Crianças
Comunidade
Ensino - aprendizagem
Education
School Supervision
Nursery
Children
Community
Teaching - Learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12287
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA MARIA BENIGNO DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 1990.pdfAna Maria Benigno da Silva; Lucélia Leite Muniz. TCC. Licenciatura em Pedagogia. 1990.11.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.