Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12288
Title: Representações sociais do ensino de biologia de estudantes e professores do ensino médio nas escolas públicas na zona urbana de Cuité - PB.
Other Titles: Social representations of high school students and teachers' biology teaching in public schools in the urban area of ​​Cuité - PB.
Representaciones sociales de la enseñanza de la biología a estudiantes de secundaria y profesores de escuelas públicas del área urbana de Cuité - PB.
???metadata.dc.creator???: MEDEIROS, Camyla Guedes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SODRÉ NETO, Luiz.
Keywords: Ensino de biologia;Representação social;Ensino médio;Biology teaching;Social representation;High school;Enseñanza de la biología;Representación social;Bachillerato
Issue Date: 4-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MEDEIROS, Camyla Guedes. Representações sociais do ensino de biologia de estudantes e professores do ensino médio nas escolas públicas na zona Urbana de Cuité - PB. 2019. 74 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: Ensinar Biologia requer do professor e do estudante que lidem com uma série de complexidades, de difícil compreensão. Contextualizar os conteúdos com os conhecimentos prévios dos alunos é uma estratégia fundamental para o desenvolvimento de uma aprendizagem. Em virtude disso refletimos sobre a questão, o que estão pensando os estudantes e os professores a respeito do ensino de biologia no ensino médio depois da implantação do ensino médio integral? Por consequência, buscou-se responder essas indagações, a partir da Teoria das Representações Sociais - via abordagem estrutural de Abric. Desta maneira o trabalho procurou investigar as representações sociais de estudantes e professores do ensino médio da rede estadual de ensino a respeito do ensino de biologia nas escolas. Diante disso, realizou-se a pesquisa em duas etapas. Na primeira parte utilizamos o questionário de identificação dos participantes e a Técnica de Associação Livre de Palavras – TALP como instrumentos para nos aproximar das Representações sociais dos indivíduos. Esta técnica permite conhecer o núcleo central da representação. Em seguida, foram elaborados roteiros semiestruturados de entrevistas, que foram destinados a estudantes e professores. A análise dos dados se deu através da análise de conteúdo temática de Bardin e do software evocações e do software Iramuteq. Alguns resultados indicam que os estudantes tendem a ver o ensino de biologia como conteudista e voltado apenas para o que é abordado dentro de sala de aula.
Abstract: Teaching Biology requires the teacher and student to deal with a series of complexities, difficult to understand. Contextualizing content with students' previous knowledge is a fundamental strategy for the development of learning. Because of this we reflect on the question, what are students and teachers thinking about biology teaching in high school after the implementation of full high school? Consequently, we sought to answer these questions, based on the Theory of Representations - via Abric's structural approach. Thus, the work sought to investigate the social representations of high school students and teachers in the state school system regarding biology teaching in schools. In view of this, the research was carried out in two stages. In the first part we used the questionnaire of identification of the participants and the Technique of Free Association of Words - TALP as instruments to approach the social representations of individuals. This technique allows you to know the central core of the representation. Then, semi-structured scripts of interviews were elaborated, which were intended for students and teachers. Data analysis occurred through Bardin's thematic content analysis and the evocative software and iramuteq software. Some results indicate that students tend to see biology teaching as a contentist and focused only on reality from within the classroom.
???metadata.dc.description.resumen???: La enseñanza de la Biología requiere que el docente y el alumno se enfrenten a una serie de complejidades que son difíciles de comprender. Contextualizar los contenidos con los conocimientos previos de los estudiantes es una estrategia fundamental para el desarrollo del aprendizaje. Como resultado, reflexionamos sobre la pregunta, ¿qué están pensando los estudiantes y docentes sobre la enseñanza de la biología en la escuela secundaria después de la implementación de la escuela secundaria completa? En consecuencia, buscamos responder a estas preguntas, con base en la Teoría de las Representaciones Sociales, a través del enfoque estructural de Abric. De esa forma, el trabajo buscó investigar las representaciones sociales de estudiantes de secundaria y profesores de la red estatal de educación sobre la enseñanza de la biología en las escuelas. Por lo tanto, la investigación se llevó a cabo en dos etapas. En la primera parte, utilizamos el cuestionario de identificación de participantes y la Técnica de Asociación Libre de Palabras - TALP como instrumentos para abordar las representaciones sociales de los individuos. Esta técnica permite conocer el núcleo central de la representación. Luego, se elaboraron guiones de entrevistas semiestructuradas, las cuales estaban destinadas a estudiantes y docentes. El análisis de datos se realizó a través del análisis de contenido temático de Bardin y el software de evocaciones y el software Iramuteq. Algunos resultados indican que los estudiantes tienden a ver la enseñanza de la biología como un contenido y enfocado solo en lo que se aborda en el aula.
Keywords: Ensino de biologia
Representação social
Ensino médio
Biology teaching
Social representation
High school
Enseñanza de la biología
Representación social
Bachillerato
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12288
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAMYLA GUEDES MEDEIROS - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2019.pdfCamyla Guedes Medeiros - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 20191.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.