Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12289
Title: As interações dos bebês na creche: o que eles fazem e dizem?
Other Titles: Babies' interactions at daycare: what do they say and do?
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Elaine Tayse de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAMPOS, Kátia Patrício Benevides.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ROCHA, Sílvia Roberta Mota.
???metadata.dc.contributor.referee2???: AMORIM, Ana Luísa Nogueira de.
Keywords: Bebês;Interação;Linguagem;Creche;Práticas pedagógicas;Babies;Interaction;Language;Day Care Center;Pedagogical Practices
Issue Date: 12-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, E. T. de. As interações dos bebês na creche: o que eles fazem e dizem? 2019. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12289
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa teve como objeto de estudo as interações entre bebês em contexto de creche. Como objetivo geral, analisou como bebês entre 11 e 17 meses interagem em um berçário de uma creche municipal de Campina Grande-PB. Como objetivos específicos, intentou conhecer as forma s de interação entre bebês-bebês e bebês-adultos, identificando as diferentes linguagens nelas envolvidas. A partir de inferências contextuais, conhecemos como os bebês se constituem por meio das linguagens não conceituais. Teve como aportes teóricos as discussões acerca das potencialidades infantis em contextos formais de educação, bem como a perspectiva histórico-cultural, que aborda as aprendizagens e a constituição dos infantis a partir das relações humanas, em suas dimensões históricas e culturais. Tratou-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, o que revela a especificidade de pesquisar relações que não podemos quantificar. Os dados foram construídos por meio da observação participante e através de conversas informais com as professoras. Para o registro dos dados, foram utilizados o diário de campo, a videogravação e a fotografia. Na análise, recorreu-se à investigação narrativa e à microgenética, considerando que esse tipo de análise direciona o olhar para os fenômenos da experiência humana e que, além disso, privilegia o indivíduo inserido em contextos sociais, neste caso, a creche. A partir das análises, foi possível atribuir significados às interações dos bebês e à produção de linguagens entre eles e com os adultos. Desse modo, a pesquisa evidenciou as linguagens não conceituais dos bebês enquanto decorrentes das suas interações e, ao mesmo tempo, que permitem interações mais sofisticadas, se significadas pelo outro parceiro de interação. O estudo também apontou que, no jogo das interações e linguagens, há a construção e constituição subjetivas dos bebês quando, a partir de suas interações, partilham, ajudam e se afirmam por meio de gestos, ações e balbucios. Revelou ainda a necessidade de uma educação cuidadosa, que envolva a escuta atenta e sensível para os gestos e ações dos bebês no espaço da creche, visando a significálos, produzindo e/ou contribuindo para o processo de construção de práticas pedagógicas respeitosas, humanamente mais equilibradas, com vistas ao atendimento das demandas infantis, portanto, uma educação socialmente referenciada.
Abstract: This research had as its object of study the interactions between babies within the context of childcare centers. A general objective of it was analyzing how babies aged 11 to 17 months interact at a childcare center provided by the city of Campina Grande, PB, Brazil. A specific objective of this research was investigating both baby-baby and baby-adult interactions, trying to identify the different languages involved in them. From contextual inferences, we have learned how babies are constituted through non conceptual languages. This study was based on such theoretical contributions as discussions about children potentialities in formal contexts of education, as well as the historical-cultural perspective, which approaches children's learning and constitution from interpersonal relationship, in their historical and cultural dimensions. This was a field research with a qualitative approach, which reveals the specificity of researching relationships that we cannot quantify. Data were constructed through participant observation and informal conversations with teachers. For data recording, a field diary, video recording and photographs were used. In our analysis, we resorted to narrative research and microgenetics, considering that this type of analysis directs our look towards the phenomenon of human experience, besides privileging the individual inserted in social contexts, in this case, day care centers. Our analysis made it possible to assign meanings to babies' interactions and the production of languages between them and with adults. This research has, thus, evidenced the non conceptual languages of babies as a result of their interactions, which, at the same time, allow more sophisticated interactions, if it is meant by the other interacting partner. The study also pointed out that, in the game of interactions and languages, there is the subjective construction and constitution of babies when, through their interactions, they share, help and assert themselves through their gestures, actions and babbling. It also revealed the need for a careful education that involves attentive and sensitive listening to babies' gestures and actions at day care centers, aiming at assigning a sense to them, producing and / or contributing to the process of building respectful pedagogical practices, humanely more balanced, with a view to meeting children's demands, therefore, a socially referenced education.
Keywords: Bebês
Interação
Linguagem
Creche
Práticas pedagógicas
Babies
Interaction
Language
Day Care Center
Pedagogical Practices
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12289
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELAINE TAYSE DE SOUSA - DISSERTAÇÃO PPGEd CH 2019.pdfElaine Tayse de Sousa - Dissertação PPGEd CH 20191.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.