Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12294
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDDELFINO, D. M. O. D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9046141150931105pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA , Maria Deusa de.-
dc.description.resumoEsta proposta de trabalho, fruto das exigências do Estagio Supervisionado do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia habilitação Supervisão Escolar da UPPB - Campus V Cajazeiras - PB, destina-se a Escola Estadual de 1º Grau Monsenhor João Milanês, localizada à praça D. Adauto, s/n nesta cidade. O trabalho ora proposto visa acompanhar implemento da Proposta Curricular da Secretaria da Educação, para a alfabetização. Esta série, no meu entender, constitui-se no alicerce de todo o processo ensino-aprendizagem, o que desperta em mim o desejo de conhecer na prática o trabalho realizado por professores e alunos na referida escola. Além desta apresentação, constará ainda neste trabalho, a justificativa, os objetivos, metodologia, cronograma e a bibliografia. Consideramos o período da alfabetização como fundamental para a vida escolar da criança. Isto por que a escola poderá constituir-se numa possibilidade real de aplicação, de forma sistematizada do mundo da criança, na medida em que esta escola seja construída de fato para ela. Ou poderá vir a ocorrer exatamente, seu contrário, quer dizer, as possibilidades de crescimento da criança poderão ser atrofiadas diferentemente da situação primeira caso não seja planejada para ela. A questão aqui colocada refere-se ao fato de que, quando se pensa em elaborar uma proposta curricular para a alfabetização, no caso, a Secretaria do Estado da Paraíba, imagina-se uma sociedade homogênea, onde todos pertencem a uma mesma classe social, portanto, uma escola padronizada para todos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleRelatório das Atividades de Estágio Supervisionado em Supervisão Escolar.pt_BR
dc.date.issued1990-02-
dc.description.abstractThis work proposal, as a result of the requirements of the Supervised Internship of the Full Degree course in Pedagogy, School Supervision of the UPPB - Campus V Cajazeiras - PB, is intended for the 1st Grade State School Monsenhor João Milanês, located at Praça D. Adauto, s / n in this city. The work proposed here aims to accompany the implementation of the Curricular Proposal of the Secretariat of Education, for literacy. This series, in my opinion, constitutes the foundation of the whole teaching-learning process, which awakens in me the desire to know in practice the work done by teachers and students in that school. In addition to this presentation, this work will also include the justification, objectives, methodology, schedule and bibliography. We consider the period of literacy as fundamental to the child's school life. This is because the school may constitute a real possibility of application, in a systematized way of the child's world, insofar as this school is actually built for him. Or it may happen exactly, its opposite, that is, the child's growth possibilities may be stunted differently from the first situation if it is not planned for him. The question raised here refers to the fact that, when thinking about preparing a curriculum proposal for literacy, in this case, the Paraíba State Secretariat, we imagine a homogeneous society, where everyone belongs to the same social class, therefore, a standardized school for everyone.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12294-
dc.date.accessioned2020-03-03T13:45:59Z-
dc.date.available2020-03-03-
dc.date.available2020-03-03T13:45:59Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSupervisão escolarpt_BR
dc.subjectProposta Curricularpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectInclusão Socialpt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSchool Supervisionpt_BR
dc.subjectCurricular Proposalpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectTeaching - Learningpt_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDELFINO, Delma Maria Oliveira Dias.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReport of Supervised Internship Activities in School Supervision.pt_BR
dc.identifier.citationDELFINO, Delma Maria Oliveira Dias. Relatório das Atividades de Estágio Supervisionado de Supervisão Escolar. 1990. 40f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1990.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DELMA MARIA OLIVEIRA DIAS DELFINO. RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGOGIA. CFP 1990.pdfDelma Maria Oliveira Dias Delfino. Relatório de Estágio Pedagogia. CFP 1990.9.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.