Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12295
Title: Relatório das Atividades de Estágio Supervisionado em Supervisão Escolar.
Other Titles: Report of Supervised Internship Activities in School Supervision.
???metadata.dc.creator???: LUNA, Helena Tavares de.
ALMEIDA, Maria de.
ALENCAR, Vanderléa Araújo de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Maria Deusa de.
Keywords: Educação;Supervisão escolar;Alfabetização;Leitura e escrita;Crianças;Aprendizagem;Education;School Supervision;Literacy;Reading and Writing;Children;Learning
Issue Date: Aug-1990
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LUNA, Helena Tavares de; ALMEIDA, Maria de; ALENCAR, Vanderléa Araújo de. Relatório das Atividades de Estágio Supervisionado em Supervisão Escolar. 1990. 47f. Relatório (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1990.
???metadata.dc.description.resumo???: O estabelecimento de ensino que serviu de base para a elaboração e execução do Projeto de Ação Pedagógica e pertencente à rede Municipal de ensino, 1º fase do 1º Grau. Compõe-se de duas salas de aula, um pequeno espaço intermediário entre as salas serve de Secretaria - diretoria, onde também pode - se encontrar uma mini-estante com alguns livros que dificilmente são utilizados. Existe ainda uma cozinha, dois banheiros e um espaço mínimo que serve para a recreação das crianças, A Escola funciona nos três turnos: alfabetização e 1º série pela manha; 2º e 3º á tarde; e a 4º á noite. No tocante a clientela escolar, esta pertence, evidentemente, a classe popular. Em vista disso, há alunos com sérios problemas na aprendizagem, principalmente, nas séries iniciais. De um modo geral, com dificuldades na leitura e escrita. Assim sendo, para minimizar estas dificuldades, houve atendimento individual dos alunos, auxiliando, por sua vez, o professor. Durante o período de Estágio, participou-se também de um Seminário na área de Comunicação e Expressão, que faz parte do Curso de Aperfeiçoamento sobre o ensino de 1º grau, realizado pelo Departamento de Educação da UFPB e 9º Região de Ensino. Vale salientar que após alguns dias, os planos de curso foram entregues a Secretaria de Educação. Uma vez que, seria impossível executar tantas atividades em tão pouco tempo. Percebe-se um certo crescimento e mudanças de metodologia por parte da Supervisão do Município, pois nos anos anteriores esta era bem mais controladora e fiscalizadora, não se entrosando com a tarefa pedagógica.
Abstract: The educational establishment that served as the basis for the elaboration and execution of the Pedagogical Action Project and belonging to the Municipal education network, 1st phase of the 1st Degree. It is made up of two classrooms, a small intermediate space between the rooms serves as the Secretariat - directorship, where you can also find a mini-bookcase with some books that are hardly used. There is also a kitchen, two bathrooms and a minimum space that serves for the recreation of children. The School operates in three shifts: literacy and 1st grade in the morning; 2nd and 3rd afternoon; and the 4th at night. Regarding the school clientele, this obviously belongs to the popular class. In view of this, there are students with serious learning problems, especially in the early grades. In general, with difficulties in reading and writing. Therefore, in order to minimize these difficulties, there was individual assistance from the students, helping, in turn, the teacher. During the Internship period, he also participated in a Seminar in the area of ​​Communication and Expression, which is part of the Improvement Course on primary education, conducted by the Department of Education at UFPB and the 9th Teaching Region. It is worth noting that after a few days, the course plans were handed over to the Secretary of Education. Since, it would be impossible to perform so many activities in such a short time. There is a certain growth and changes in methodology on the part of the Supervision of the Municipality, because in previous years this was much more controlling and supervising, not being involved with the pedagogical task.
Keywords: Educação
Supervisão escolar
Alfabetização
Leitura e escrita
Crianças
Aprendizagem
Education
School Supervision
Literacy
Reading and Writing
Children
Learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12295
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HELENA TAVARES DE LUNA. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 1990.pdfHelena Tavares de Luna; Maria de Almeida; Vanderléa Araújo de Alencar. TCC. Licenciatura em Pedagogia. 1990.7.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.