Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12297
Title: O uso da literatura de cordel como ferramenta para o estudo de ciências na rede pública de ensino fundamental.
Other Titles: The use of cordel literature as a tool for the study of science in the public elementary school system.
El uso de la literatura de cordel como herramienta para el estudio de las ciencias en las escuelas primarias públicas.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Hebert Vinícius da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Kiara Tatianny Santos da
???metadata.dc.contributor.referee1???: COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SODRÉ NETO, Luíz.
Keywords: Ensino fundamental;Literatura de cordel;Estratégias didáticas;Ciências;Elementary school;Cordel literature;Didactic strategies;Sciences;Enseñanza elemental;Estrategias didácticas
Issue Date: 4-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Hebert Vinícius da Silva. O uso da literatura de cordel como ferramenta para o estudo de ciências na rede pública de ensino fundamental. 2019. 61 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: O Ensino Fundamental na educação pública vem sofrendo, no decorrer dos anos, um conjunto de adversidades que interferem no rendimento estudantil. A falta de tempo, de planejamento escolar e de novas estratégias de ensino por parte de docentes e gestores, implica numa baixa qualidade da educação. Com base nesse fato, indagamos sobre a viabilidade de se trabalhar estratégias didáticas no ensino de ciências, sendo uma dessas estratégias, voltada à utilização da literatura de cordel como um possível facilitador no processo de ensino-aprendizagem, ao inserir o aluno de maneira ativa na abordagem de um conteúdo científico. À vista disto, buscou-se extrair informações por partes de alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental André Vidal de Negreiros, localizada no município de Cuité-PB, no intuito de analisar a ótica desses participantes a respeito do tema e investigar se a prática didática no processo educacional, em específico na área de ciências, pode ser viável, uma vez que, as escolas apresentam falhas, sejam em sua filosofia de ensino, administração ou até mesmo em sua infraestrutura no geral. A pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo elas: Aplicação de questionários semiestruturados específicos, sendo o questionário 1 voltado aos docentes e o questionário 2 elaborado e aplicado com os discentes. Após a aplicação dos questionários, foram feitas as análises dos dados gerados, a partir da análise de conteúdo temática de Bardin. Dentre os resultados discutidos, observou-se que, são poucos os professores que trabalham com a perspectiva de uma proposta didática inovadora, bem como é grande a insatisfação por parte dos discentes, que exigem uma maior demanda de materiais didáticos e aulas voltadas à prática no ensino.
Abstract: The Elementary school in public education has been suffering, over the years, a set of adversities that interfere with student achievement. The lack of time, school planning and new teaching strategies by teachers and managers implies a low quality of education. Based on this fact, we ask about the feasibility of working didactic strategies in science teaching, being one of these strategies, focused on the use of cordel literature as a possible facilitator in the teaching-learning process, by actively inserting the student in the approach to a scientific content. In view of this, we sought to extract information by students and teachers from the André Vidal de Negreiros State School of Elementary School, located in the city of Cuité-PB, in order to analyze the perspective of these participants on the subject and investigate whether Didactic practice in the educational process, specifically in the area of science, can be viable, since schools have flaws, whether in their teaching philosophy, administration or even in their overall infrastructure. The research was conducted in two stages, namely: Application of specific semi-structured questionnaires, with questionnaire 1 aimed at teachers and questionnaire 2 designed and applied with students. After the application of the questionnaires, the generated data were analyzed based on the Bardin thematic content analysis. Among the results discussed, it was observed that there are few teachers who work with the perspective of an innovative didactic proposal, as well as the dissatisfaction on the part of the students, who demand a greater demand of didactic materials and practical classes in the field. teaching.
???metadata.dc.description.resumen???: La educación primaria en la educación pública ha sufrido, a lo largo de los años, un conjunto de adversidades que interfieren en el desempeño de los estudiantes. La falta de tiempo, planificación escolar y nuevas estrategias didácticas por parte de docentes y directivos, implica una baja calidad de la educación. Con base en este hecho, se indaga sobre la factibilidad de trabajar estrategias didácticas en la enseñanza de las ciencias, siendo una de estas estrategias enfocada en el uso de la literatura de cordel como posible facilitador en el proceso de enseñanza-aprendizaje, al insertar al estudiante de manera activa en El proceso de enseñanza-aprendizaje.Aproximación a los contenidos científicos. Ante eso, buscamos extraer informaciones de alumnos y profesores de la Escuela Estadual de Enseñanza Básica André Vidal de Negreiros, ubicada en el municipio de Cuité-PB, con el fin de analizar la perspectiva de esos participantes sobre el tema e investigar si la práctica didáctica en el proceso educativo, específicamente en el área de las ciencias, puede ser viable, ya que las escuelas presentan falencias, ya sea en su filosofía de enseñanza, administración o incluso en su infraestructura en general. La investigación se llevó a cabo en dos etapas, a saber: Aplicación de cuestionarios semiestructurados específicos, siendo el cuestionario 1 dirigido a docentes y el cuestionario 2 elaborado y aplicado a estudiantes. Después de la aplicación de los cuestionarios, se realizaron análisis de los datos generados, con base en el análisis de contenido temático de Bardin. Entre los resultados discutidos, se observó que son pocos los docentes que trabajan con la perspectiva de una propuesta didáctica innovadora, así como la insatisfacción por parte de los estudiantes, quienes demandan una mayor demanda de materiales didácticos y clases enfocadas a la práctica en la enseñanza.
Keywords: Ensino fundamental
Literatura de cordel
Estratégias didáticas
Ciências
Elementary school
Cordel literature
Didactic strategies
Sciences
Enseñanza elemental
Estrategias didácticas
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12297
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HEBERT VINÍCIUS DA SILVA LIMA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2019.pdfHebert Vinícius da Silva Lima - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2019458.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.