Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12308
Title: O uso das metodologias ativas como proposta para um ensino significativo na área de ciência biológicas.
Other Titles: The use of active methodologies as a proposal for meaningful teaching in the field of biological science.
El uso de metodologías activas como propuesta para una enseñanza significativa en el área de las ciencias biológicas.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Elyson Santos de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FERREIRA, Joseane Abílio de Souza.
Keywords: Aprendizagem significativa;Metodologias ativas;Ensino de ciências;Meaningful learning;Active methodologies;Science teaching;Enseñanza de las ciencias
Issue Date: 27-Nov-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Elyson Santos de. O uso das metodologias ativas como proposta para um ensino significativo na área de ciência biológicas. 2019. 58 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: Tendo consciência das dificuldades enfrentadas tanto pelos docentes quanto pelos discentes no que diz respeito a aprender conteúdos e conceitos, vemos que sempre existiu esse embate quando falamos em aprender, mas aprender significativamente de modo que não venhamos a esquecer com o tempo o que foi estudado, mas que os aprendizados sejam efetivos para toda a vida. Nessa perspectiva voltamos nosso olhar para a aprendizagem significativa, conceito proposto pelo psicólogo da educação norte americano David Ausubel, o qual defende que a aprendizagem se dá por construção, sendo que os conhecimentos prévios dos estudantes a respeito dos temas estudados serão fatores importantes na construção dos novos conhecimentos. Assim ganhamos outros rumos para o processo de ensino aprendizagem, deixando de lado a proposta de memorização e procurando promover a construção de novos conceitos, nessa esfera, o aluno passa de ouvinte passivo a protagonista e responsável pelo quanto aprende, sendo o professor o orientador e auxiliador neste processo. Nesse contexto de inovação no processo de ensino, procuramos investigar a eficácia do uso de metodologias ativas, processos metodológicos em que os estudantes participam ativamente nas aulas visando à construção do conhecimento. Como objetivo geral optamos por analisar as produções dos últimos 5 (cinco) anos sobre o uso de metodologias ativas no ensino de ciências. Para análise dos dados foram seguidas as cinco etapas propostas por Morais (1999), sendo categorizadas em três unidades de análise que se intitulam: Análise do processo de ensino atual, Propostas Metodológicas e Resultados e reflexões acerca do tema. Ao termino das análises textuais constatamos que os autores criticam o fadado sistema tradicional de ensino ainda muito utilizado nas escolas e defendem o uso de metodologias ativas, nos dando exemplos e mostrando que essas contribuem na melhora do processo de ensino, desde que sejam bem elaboradas e bem executadas em sala de aula, procurando sempre instigar o interesse dos estudantes em aprender significativamente.
Abstract: Being aware of the difficulties faced by both teachers and students with regard to learning content and concepts, we see that there has always been this clash when we talk about learning, but learning significantly so that we will not forget over time what was studied, but let the learning be effective for life. From this perspective, we turn our gaze to meaningful learning, a concept proposed by North American educational psychologist David Ausubel, who argues that learning is by construction, and students' previous knowledge about the studied subjects will be important factors in the construction of new knowledges. Thus we gained other directions for the teaching-learning process, leaving aside the memorization proposal and seeking to promote the construction of new concepts, in this sphere, the student goes from passive listener to protagonist and responsible for what he learns, being the teacher the advisor and helper in this process. In this context of innovation in the teaching process, we seek to investigate the effectiveness of the use of active methodologies, methodological processes in which students actively participate in classes to build knowledge. As a general objective we chose to analyze the productions of the last 5 (five) years on the use of active methodologies in science teaching. For data analysis, the five steps proposed by Morais (1999) were followed, and were categorized into three units of analysis entitled: Analysis of the current teaching process, Methodological Proposals and Results and reflections on the subject. At the end of the textual analyzes we find that the authors criticize the fateful traditional teaching system still widely used in schools and advocate the use of active methodologies, giving us examples and showing that these contribute to the improvement of the teaching process, provided they are well elaborated and well- executed in the classroom, always seeking to spark students' interest in meaningful learning.
???metadata.dc.description.resumen???: Siendo conscientes de las dificultades a las que se enfrentan tanto profesores como alumnos en lo que se refiere al aprendizaje de contenidos y conceptos, vemos que siempre ha existido este desencuentro cuando hablamos de aprender, pero aprendiendo de forma significativa para que con el tiempo no nos olvidemos de lo estudiado, sino que los aprendizajes sean efectivos para la vida. Desde esta perspectiva, volvemos nuestra mirada hacia el aprendizaje significativo, concepto propuesto por el psicólogo educativo norteamericano David Ausubel, quien sostiene que el aprendizaje se da por construcción, y que los conocimientos previos de los estudiantes sobre los temas estudiados serán factores importantes en la construcción. de nuevos conocimientos. Así, ganamos otras direcciones para el proceso de enseñanza-aprendizaje, dejando de lado la propuesta de memorización y buscando promover la construcción de nuevos conceptos, en este ámbito, el estudiante pasa de un oyente pasivo a ser protagonista y responsable de cuanto aprende. , siendo el docente el asesor y ayudante en este proceso. En este contexto de innovación en el proceso de enseñanza, buscamos investigar la efectividad del uso de metodologías activas, procesos metodológicos en los que los estudiantes participan activamente en las clases con el objetivo de la construcción del conocimiento. Como objetivo general, optamos por analizar las producciones de los últimos 5 (cinco) años sobre el uso de metodologías activas en la enseñanza de las ciencias. Para el análisis de los datos se siguieron los cinco pasos propuestos por Morais (1999), categorizados en tres unidades de análisis tituladas: Análisis del proceso de enseñanza actual, Propuestas Metodológicas y Resultados y reflexiones sobre el tema. Al final del análisis textual, encontramos que los autores critican el maldito sistema tradicional de enseñanza todavía muy utilizado en las escuelas y defienden el uso de metodologías activas, dándonos ejemplos y demostrando que estas contribuyen a la mejora del proceso de enseñanza, siempre y cuando están bien elaborados y se ejecutan bien en el aula, buscando siempre inculcar en los estudiantes el interés por aprender de manera significativa.
Keywords: Aprendizagem significativa
Metodologias ativas
Ensino de ciências
Meaningful learning
Active methodologies
Science teaching
Enseñanza de las ciencias
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12308
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELYSON SANTOS DE ARAÚJO - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2019.pdfElyson Santos de Araújo - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2019576.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.