Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12314
Title: Relatório das Atividades Realizadas no Estágio Supervisionado em Supervisão Escolar.
Other Titles: Report of Activities Performed in the Supervised Internship in School Supervision.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria Gelsa Marques da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA , Maria Deusa de.
Keywords: Educação;Supervisão escolar;Alfabetização;Ensino;Ensino - aprendizagem;Professor;Education;School Supervision;Literacy;Teaching;Teaching - Learning;Teacher
Issue Date: Dec-1990
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria Gelsa Marques da. Relatório das Atividades Realizadas no Estágio Supervisionado em Supervisão Escolar. 1990. 91f. Relatório (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1990.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente Relatório consta das atividades propostas realizadas na Escola Estadual de 1º Grau Antonio Teodoro Neto - Sousa - PB. O período de execução corresponde aos meses de agosto a dezembro de 1990, por ocasião do Estágio Supervisionado em Supervisão Escolar, tendo como variável o tema "Alfabetização". A razão de ser deste tema deve-se ao fato de que, no meu entender este aspecto de ensino de primeiro grau merece uma atenção especial, por parte dos especialistas em educação e um posicionamento crítico, uma busca constante de inovação, visando mais rendimento no processo ensino-aprendizagem. Torna-se desnecessário salientar que a necessidade de um enfoque, especial sobre a alfabetização e devida a sua condição de base fundamental de todo processo educativo. Por outro lado, me fascinam as chances que o professor de alfabetização tem de proporcionar aos seus alunos uma boa aprendizagem utilizando, o universo de material sucata que tem ao seu dispor e uma boa dose de criatividade. A atividade educativa, especialmente à alfabetização é um jogo, onde a meta principalmente adquirir uma produtividade satisfatória, conciliando a carência das crianças (afetiva, alimentar, social, cultural, etc.) e a carência da própria escola (merenda, material didático, reciclagem de professores, etc.). Depende da astúcia e criatividade do professor descobrir as regras e vencer jogo.
Abstract: This Report is part of the proposed activities carried out at the 1st Grade State School Antonio Teodoro Neto - Sousa - PB. The execution period corresponds to the months of August to December 1990, on the occasion of the Supervised Internship in School Supervision, with the theme "Literacy" as a variable. The raison d'être of this theme is due to the fact that, in my opinion, this aspect of first degree education deserves special attention, on the part of education specialists and a critical position, a constant search for innovation, aiming at more performance in the teaching-learning process. It is unnecessary to stress that the need for a focus, especially on literacy and due to its condition as a fundamental basis of the entire educational process. On the other hand, I am fascinated by the chances that the literacy teacher has to provide his students with a good learning experience, the universe of scrap material he has at his disposal and a good dose of creativity. The educational activity, especially literacy is a game, where the goal is mainly to achieve satisfactory productivity, reconciling the lack of children (affective, food, social, cultural, etc.) and the lack of the school itself (meals, teaching materials, recycling teachers, etc.). It depends on the teacher's cunning and creativity to discover the rules and win the game.
Keywords: Educação
Supervisão escolar
Alfabetização
Ensino
Ensino - aprendizagem
Professor
Education
School Supervision
Literacy
Teaching
Teaching - Learning
Teacher
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12314
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA GELSA MARQUES DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EMPEDAGOGIA. 1990.pdfMaria Gelsa Marques da Silva. TCC. Licenciatura em Pedagogia. 1990.15.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.