Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12316
Title: O projeto Alumbrar na rede estadual de ensino da Paraíba: uma análise a partir dos contratos de "parceria" com a fundação Roberto Marinho no período 2014-2018.
Other Titles: The Alumbrar project in the Paraíba state school system: an analysis based on the "partnership" contracts with the Roberto Marinho foundation in the 2014-2018 period.
???metadata.dc.creator???: LEAL, Aline Dionízio.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUZA, Antônio Lisboa Leitão de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ADRIÃO, Theresa Maria de Freitas.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LEANDRO, Luciana.
Keywords: Parceria Público-Privado;Fundação Roberto Marinho;Educação;Public-Private Partnership;Roberto Marinho Foundation;Education
Issue Date: 18-Mar-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LEAL, A. D. O projeto Alumbrar na rede estadual de ensino da Paraíba: uma análise a partir dos contratos de "parceria" com a fundação Roberto Marinho no período 2014-2018. 2019. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12316
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo dessa dissertação foi investigar as implicações do Projeto Alumbrar para organização das escolas públicas de Ensino Fundamental do Estado da Paraíba entre os anos de 2013 a 2018. A partir desses objetivos a pesquisa respondeu a algumas questões que nortearam as análises posteriores. São elas: De que modo à adoção da Parceria público-privada expressa no projeto Alumbrar tem interferido na redefinição da política educacional do Estado da Paraíba? De que forma a parceria público-privado definida no âmbito do projeto Alumbrar tem interferido na organização das escolas públicas? Para tal, usamos como metodologia a análise documental a partir de fontes primárias e secundárias. Ao longo do trabalho foi possível compreender os desdobramentos do Projeto Alumbrar (Prestação de serviços firmada entre a FRM e a SEE/PB) para a rede pública, suas implicações de ordem financeira para o Estado da Paraíba, sua concepção de formação, avaliação e a afinação com a agenda de redefinição do significado de público. A partir dos dados colhido através do INEP/MEC contestarmos a falácia “o privado é melhor que o público”, afirmativa que de algum modo sempre cerceia os discursos do senso comum. Desmembramos o Projeto Alumbrar em seus detalhes, concepção, metodologia, currículo, aparatos jurídicos e valores contratuais, descobrimos que a partir dele outros contratos são firmados gerando mais despesas para o orçamento fora daquilo que já havia sido pago pelo Projeto. Concluímos que o projeto falha em seu objetivo primordial: “corrigir a distorção idade-série”, ao passo que os índices paraibanos não obtiveram considerável melhora nos anos de cobertura do Projeto Alumbrar, e mesmo assim a SEEE/PB renova o contrato com a FRM, tornando-o um investimento oneroso aos cofres públicos.
Abstract: The purpose of this dissertation is to investigate the implications of the Alumbrar Project for the management of public elementary schools in the State of Paraíba between the years of 2013 to 2018. This research has answered some questions that guided further analyzes such as: How has the adoption of the Public-Private Partnership expressed in the Alumbrar project interfered in the redefinition of the educational policy of the State of Paraíba? How has the public-private partnership defined in the framework of the Alumbrar project interfered in the organization of public schools? To provide an answer it will be used as a methodology, the documentary analysis from primary and secondary sources. Along written this assignment it was possible to understand the developments of the Alumbrar Project (Provision of services signed between the FRM and the SEE / PB) for the public network, its financial implications for the State of Paraíba, it´s conception of formation, evaluation and the adjustment of the agenda of redefinition surrounding the context of public. From the data collected through INEP / MEC we challenge the fallacy "the private is better than the public", an affirmative that somehow always decrease the rhetoric of common sense. We break the Alumbrar Project into its details, design, methodology, curriculum, legal apparatus and contractual values; it was also discovered from other contracts that they are signed generating more expenses for the budget than what was already paid for the Project. This investigation concluded that the project fails in its primary objective: "to correct the age-series distortion", while the Paraiba´s indices did not obtain a considerable improvement in the coverage years of the Alumbrar Project, and even so, SEEE / PB renews the contract with FRM , making it a costly investment for public coffers.
Keywords: Parceria Público-Privado
Fundação Roberto Marinho
Educação
Public-Private Partnership
Roberto Marinho Foundation
Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12316
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALINE DIONÍZIO LEAL - DISSERTAÇÃO PPGEd CH 2019.pdfAline Dionízio Leal - Dissertação PPGEd CH 20199.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.