Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12317
Title: Relatório Supervisionado de Supervisão Escolar.
Other Titles: Supervised School Supervision Report.
???metadata.dc.creator???: NOGUEIRA, Francisca Maria.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Maria Deusa de.
Keywords: Educação;Supervisão escolar;Alfabetização;Pré-Escolar;Crianças;Aprendizagem;Education;School Supervision;Literacy;Preschool;Children;Learning
Issue Date: 1991
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NOGUEIRA, Francisca Maria. Relatório Estágio Supervisionado de Supervisão Escolar. 1991. 36f. Relatório (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1991.
???metadata.dc.description.resumo???: O êxito obtido neste trabalho, devo a orientação da titular da cadeira de Estagio Supervisionado em supervisão Escolar, Professora: "MARIA DSUSA DE SOUSA". Este Relatório tem a finalidade de retratar a realidade vivenciada na Escola de 1º grau Profª. Maria Irismar1Maciel Moreira, onde tivemos oportunidade de identificar deficiência no processo de alfabetização, onde por meio de estudos tentamos solucionar este problema. A escola atende a clientela do seu bairro e alunos oriundos da zona rural, caracterizando-se por alunos, de situação, sócio-econômico baixíssima. Foi uma pesquisa elaborada por alunos anteriores do curso de pedagogia em períodos próximos passados, aplicando em uma amostra de 22 alunos do pré-escolar que detectaram através de analise criteriosas, problemas que estavam entravando processo ensino-aprendizagem, Dentre em destes problemas o que mereceu maior destaque e urgência de solução foi à dificuldade de se alfabetizar os alunos. Para efetivar o trabalho foi feito anteriormente um preparo com as crianças, preparando-as para a alfabetização. Para tanto utilizamos, material específico no qual foi exposto com a orientação de um funcionário da Secretaria da Educação de Fortaleza, que após expor e orientar sua adequada utilização aplicamos aos alunos. Foi trabalhado aspectos essenciais a preocupação das crianças para serem alfabetizadas.
Abstract: The success achieved in this work, I owe the guidance of the holder of the Supervised Internship chair in School supervision, Teacher: "MARIA DSUSA DE SOUSA". This Report aims to portray the reality experienced at the 1st grade school Profª. Maria Irismar1Maciel Moreira, where we had the opportunity to identify deficiencies in the literacy process, where through studies we tried to solve this problem. The school serves the customers of its neighborhood and students from the rural area, characterized by students, of very low socio-economic situation. It was a research carried out by previous students of the pedagogy course in the near past periods, applying to a sample of 22 pre-school students who detected through judicious analysis, problems that were hindering the teaching-learning process, Among these problems what they deserved greater emphasis and urgency of solution was the difficulty of literacy students. In order to carry out the work, a preparation was made with the children, preparing them for literacy. For this purpose, we used specific material in which it was exposed with the guidance of an employee of the Education Department of Fortaleza, which after exposing and guiding its proper use we applied to students. Essential aspects were worked on the concern of children to be literate.
Keywords: Educação
Supervisão escolar
Alfabetização
Pré-Escolar
Crianças
Aprendizagem
Education
School Supervision
Literacy
Preschool
Children
Learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12317
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA MARIA NOGUEIRA. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 1991.pdfFrancisca Maria Nogueira. TCC. Licenciatura em Pedagogia. 1991.7.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.